Utilização de vídeos didáticos para o tema técnicas de extração

Resumo

O presente trabalho investiga a utilização de vídeos didáticos como ferramenta pedagógica complementar no ensino de Química Orgânica, particularmente em aulas experimentais aplicadas no Ensino Médio Técnico em Química, no Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Campus Maceió. O objetivo principal é a dificuldade que muitos alunos enfrentam em associar a teoria à prática dos conteúdos estudados, incluindo também, a falta de familiaridade com os materiais e reagentes que serão utilizados no decorrer das aulas laboratoriais. Com isso, a proposta visa promover um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico (com o uso de recursos visuais e linguagem acessível), contextualizado (relacionando os conteúdos aos experimentos do cotidiano do curso) e significativo (estimulando a compreensão e protagonismo dos alunos na prática experimental). Foram produzidos e aplicados três vídeos demonstrativos de experimentos pertencentes a grade curricular dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio Técnico, todos abordam exclusivamente técnicas de extração, por ser um recorte temático definido na pesquisa. As técnicas são: (i) extração da sólido-líquido da cafeína, (ii) extração com o uso de aparelho de Soxhlet, e (iii) extração ácido-base dos componentes do Doril. Com isso, os vídeos foram assistidos antes da realização dos experimentos. Antes das aulas práticas e após assistirem e realizarem a prática, os mesmos responderam questionários aplicados no Google Formulários sobre os conceitos e as práticas laboratoriais. Dessa forma, os resultados demonstraram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos e realização dos experimentos, apontando que o recurso audiovisual contribui para o preparo dos alunos, reduzindo dúvidas e aumentando o desempenho nas aulas práticas. A avaliação dos alunos quanto a ferramenta pedagógica destacou sua clareza, utilidade e estrutura adequada. Portanto, a utilização de vídeos didáticos, integrada de forma planejada ao processo pedagógico, alcançou os objetivos propostos e se confirmou como um instrumento eficaz no ensino das práticas de Química Orgânica, favorecendo a construção do conhecimento de maneira mais acessível, interativa e significativa.

Descrição

Palavras-chave

Química - Licenciatura, Química orgânica - Ensino, Química - Ensino aprendizagem, Vídeos didáticos, Organic chemistry, Educational videos, Chemistry - Teaching and learning

Citação

Coleções