Avaliação das atividades lúdicas nos PPCs dos cursos de licenciatura em química em instituições públicas
Carregando...
Data
2025-07-01
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A formação de professores de Química enfrenta desafios significativos devido à natureza abstrata dos conteúdos da disciplina, o que exige a adoção de metodologias pedagógicas inovadoras. Este trabalho tem como objetivo analisar e avaliar a inserção e implementação de atividades lúdicas previstas nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química de instituições públicas de Alagoas, com foco no impacto dessas práticas na formação inicial docente. O estudo ressalta o uso do lúdico como estratégia pedagógica para tornar o ensino de Química mais dinâmico, significativo e voltado ao desenvolvimento de competências essenciais à atuação profissional. São discutidas as metodologias ativas de ensino, que colocam os estudantes no centro do processo de aprendizagem e favorecem a participação efetiva, a autonomia e o pensamento crítico. Os resultados apontam que, embora haja reconhecimento dos benefícios das práticas lúdicas, sua implementação ainda enfrenta entraves, como resistência por parte de docentes e discentes, ausência de formação específica e carência de recursos pedagógicos adequados. No entanto, as experiências analisadas demonstram que, quando bem planejadas e executadas, essas atividades promovem maior motivação, favorecem a compreensão de conceitos abstratos e contribuem para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como criatividade, cooperação e trabalho em equipe. O estudo propõe a integração mais estruturada das metodologias ativas nos currículos, com investimentos em formação continuada dos professores, a fim de promover um ensino mais envolvente e alinhado às necessidades contemporâneas. Ao incorporar práticas lúdicas na formação inicial, espera-se que os futuros professores estejam mais bem preparados para enfrentar os desafios do ensino de Química e oferecer uma educação de qualidade.
Descrição
Palavras-chave
Química - Licenciatura, Formação docente, Atividades lúdicas - Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs)., Metodologias ativas, Recreational activities, Teacher training, Chemistry degree, Active methodologies