Tripalium: noções de Direito do Trabalho para a educação profissional e tecnológica
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Data
2020-08-30
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Editor
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal
Resumo
Esta pesquisa surgiu da necessidade de oferta de noções de direito do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio integrado do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Embora tenha como uma de suas finalidades a oferta de educação profissional, o Ifal não contempla nas grades curriculares dos cursos técnicos integrados de nível médio a abordagem de conceitos essenciais de direitos trabalhistas, como o funcionamento básico de um contrato, as formas de acesso ao Poder Judiciário trabalhista e o conhecimento de instituições incumbidas da proteção ao trabalhador, por exemplo. Tendo em vista esse fato, bem como a oportunidade
de fortalecer a formação profissional e cidadã dos estudantes, esta pesquisa se propôs a
disponibilizar o referido conteúdo por meio de um jogo, o Tripalium, que se trata de um serious
game, cujo intuito é promover a aprendizagem dos conteúdos, ao trabalhar a motivação e o interesse dos estudantes pelo tema. A questão de pesquisa que norteou o estudo foi a seguinte:
um serious game seria um instrumento adequado para abordar noções de direito do trabalho na
EPT do Ifal? A hipótese levantada foi a de que, sim, pois os jogos, em tese, são capazes de
motivar estudantes e, por isso, produzem reflexos diretos na atenção e no interesse dos
aprendizes pelos conteúdos discutidos. Para tanto, a pesquisa teve como objetivo geral a
construção do referido jogo, o que foi concretizado por meio da realização de quatro objetivos
específicos, quais sejam: 1) construir um organizador prévio, um material introdutório
potencialmente significativo, com base nos princípios da Teoria da Aprendizagem
Significativa, para abordar os temas centrais das noções de direito do trabalho e, assim, situar
os estudantes/jogadores na temática; 2) construir um protótipo para o jogo; 3) realizar testes no
protótipo, com a participação de estudantes voluntários, para identificar erros e possíveis
melhorias; 4) implementar modificações a partir das sugestões e críticas dos estudantes
voluntários. Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, com perspectiva político-social e
abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário, diário de campo e
grupo focal e tiveram como função precípua subsidiar a construção e a melhoria do Tripalium,
o produto educacional resultante desta pesquisa. As experiências proporcionadas pelo processo
de produção do Tripalium apontaram que o jogo contribuiu para aumentar a motivação e
facilitar a aprendizagem dos conteúdos, ao passo que também proporcionou diversão aos
jogadores. Além disso, os resultados indicaram que o Tripalium serviu para aumentar a motivação e
facilitar a aprendizagem dos conteúdos, ao passo que também proporcionou diversão aos
jogadores. Além disso, os resultados indicaram que o Tripalium serviu para aumentar a interação e a cooperação entre os jogadores/estudantes, bem como incrementou a participação deles durante próprio processo de aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Jogos Educacionais, Aprendizagem Significativa, Educação Profissional, Direito do Trabalho, Formação do Cidadão, Ensino, Educational Games, Learning, Professional Education, Labor Law, Citizen Formation