O lugar da mulher no mundo do trabalho: reflexões sobre gênero

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Data

2022-07-05

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INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal

Resumo

O produto educacional (PE) "O lugar da mulher no mundo do trabalho: reflexões sobre gênero" caracteriza-se como um material didático-instrucional que trata da organização de exposições escolares no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Alagoas (ProfEPT/Ifal), o PE contém uma proposta de prática educativa voltada ao ensino de temáticas pertinentes à formação profissional e que não estão contempladas no currículo escolar dos cursos técnicos de nível médio. O tema abordado é a relação entre gênero e trabalho, temática nem sempre considerada relevante para a formação de profissionais técnicos de nível médio, seja em cursos ofertados na forma integrada, o Ensino Médio Integrado (EMI), seja na forma de cursos subsequentes. De modo mais específico, o PE olha para o lugar da mulher no mundo do trabalho, tema que tem galgado espaço nos debates acadêmicos sobre o mundo do trabalho e sobre a organização social, política e econômica. A escolha da temática resulta da dissertação "A presença da temática gênero na formação do profissional técnico de nível médio" que, defendida por Lindinalva da Silva Santos sob a orientação de Jarbas Mauricio Gomes, investigou a partir de uma pesquisa exploratória de natureza qualiquantitativa a presença dos temas relativos à gênero na práxis de ensino em cursos de EPT de um Campus do Instituto Federal de Alagoas situado na região metropolitana de Maceió. Embora em sua gênese o PE seja destinado aos educadores que atuam na EPT, sejam eles servidores técnicos administrativos da educação ou docentes, isso não impede ou restringe a sua adaptação e replicação para outros níveis e modalidades de ensino e, até mesmo a partir de outras temáticas. Espera-se que a proposta de trabalho apresentada sirva de instrumento e inspiração para educadores que atuam nos mais diferentes níveis e modalidades de ensino; em especial para aqueles que pensam a EPT e o trabalho educativo desenvolvido no interior dos Institutos Federais como uma prática de liberdade e de emancipação, tendo como princípios suleadores da formação das novas gerações a formação humana e a formação para o mundo trabalho.

Descrição

Palavras-chave

Gênero, Trabalho, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino, Exposições escolares, Educação profissional técnica de nível médio, Gender, Professional and Technological Education, Teaching, School Exhibitions, Secondary-level technical courses

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