Uma questão de gênero: A evasão feminina nos cursos de ciências agrárias do IFAL- Campus Piranhas
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Data
2023-12-14
Autores
Currículo Lattes
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Editor
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal
Resumo
A evasão feminina nos cursos de ensino médio e superior, em especial na área das Ciências
Agrárias é um fenômeno que gera inquietação e vem trazendo preocupações há muito tempo,
apesar do aumento da presença feminina em diversas áreas do conhecimento, as mulheres anda
enfrentam desafios nesse campo da ciência. Os cursos voltados para a Ciências Agrárias
possuem uma ampla participação masculina, o que acaba reforçando que as atividades agrícolas
são de interesse e responsabilidade apenas dos homens. Mas, nas últimas décadas houve um
aumento da participação feminina nessas áreas, seja pela busca por uma maior diversidade
profissional ou pela percepção que se hoje em dia sobre a importância da gestão ambiental e do
desenvolvimento sustentável. Muitas são as motivações que podem levar a essa regressão, como
questões familiares, questões econômicas e até mesmo por inspirações, além disso, muitas
outras são levantadas no que diz respeito a essa temática, principalmente no âmbito da
desigualdade entre gêneros no seguimento de carreira e das oportunidades que são pouco
exploradas e discutidas desde a infância da mulher, seja no âmbito familiar ou de forma mais
externa. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi inferir sobre as razões que levam as
discentes dos cursos agrários (tanto nível técnico, quanto superior) de uma IES do interior do
Alagoas a desistirem da vida acadêmica. O presente estudo foi desenvolvido no Instituto
Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas- Campus Piranhas. A pesquisa é de
natureza qualitativa, de cunho descritivo onde foi feita uma explanação dos fatores que levam
a regressão dos estudos para indivíduos do sexo feminino, sendo bibliográfica documental,
onde foram utilizados textos e dados para auxiliar na compreensão do assunto. O tipo de
amostragem utilizada foi a não probabilística por conveniência. As perguntas foram
desenvolvidas ao estilo Likert, sendo uma das mais indicadas para a realização de pesquisas de
opinião, desenvolvida nos Estados Unidos na década de 30 e mede o grau de conformidade da
respondente com uma afirmação, essas são apresentadas e a pessoa entrevistada emitiu o seu
grau de concordância com a frase, dentre as opções de respostas, tem-se: 1) discordo totalmente,
2) discordo, 3) neutro, 4) concordo e 5) concordo totalmente. Os fatores elencados para a evasão
feminina nos cursos de Ciências Agrárias foram questões relacionadas a distância da moradia
das discentes e a adaptação a rotina de estudos que se torna exaustiva quando somada com o
trajeto que percorrem todos os dias. Para discutir esses pontos não se deve focar apenas no
problema em si, mas em soluções que possam ser fundamentais para diminuir o número de
evasão de alunas de seus respectivos cursos. Sendo assim, considerar os fatores que façam essas
terem a visão de que a conclusão do seu curso e o prosseguimento na vida acadêmica é algo
crucial para o seu futuro. Técnicas de integração dessas alunas no ambiente social e acadêmico
podem auxiliar na permanência dessas e possivelmente auxilia-las na resolução de algum tipo
de problema enfrentado fora da instituição.
Descrição
Palavras-chave
Evasão, Ciências agrárias, Mulheres, Questão de Gênero, Evasion, Agricultural Sciences, Women