Teses e Dissertações defendidas no IFAL
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Navegando Teses e Dissertações defendidas no IFAL por Assunto ": Educação int egral"
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Item Promoção de saúde na escola: teoria das maés como prevenção e suporte aos transtornos de ansiedade em estudantes do ensino médio integrado(2021) Silva, Olivia Gabrielly Laranjeira; Melo, Beatriz Medeiros de; Moraes, Eduardo Cardoso; Moraes, Eduardo Cardoso; Melo, Beatriz Medeiros de; Alves, Verônica de Medeiros; Gomes, Jarbas MauricioIntrodução: As abundantes e ra d icais mudanç as que t ê m ocorrido nos processos de trabalho t ê m sido fonte d e desgaste físico e emocional. A reconhecida desigu aldade de renda que caracteriza a estrutura soci al b ras ileira reflete diretamente nas condições de saúde. D esta forma, ao interpre t ar a realida de de acordo com o materialismo h istórico dialético, percebe se que os adolescentes e jovens que estão incluídos neste contexto social sã o diretamente afetados pel a p roblemátic a. A Lei 93 94/96, ao estabelecer as diretriz es e bases da educaçã o brasil eira, enuncia que o Ensino Médio deve acontecer como uma formação integrada, que desenvolva o indivíduo em todas as suas dimen sões . Compreendendo que a at uação da enferma gem , n a esc ola, contribui para a permanência e conclusão com êxito dos estudan t es, resolveu se utilizar a Teoria das Marés como ferramenta de preve nção e suporte aos transtornos d e an siedade nos estudan tes do Ensino Médio Integrado. Objetivo Investigar a pre sença de transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Médio Integrado n o Instituto Federal de Alagoas, bem como a existência de material orientador para o acompanhamento de tais situações, a fim de construir produto educacional que cola bore com a pr áti ca de cuidados em saúde mental pela equipe de Enfermagem da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Metodologia: Es te trabalho assume a pesquisa ação como técnica de pesquisa, visto que se propõe a melhorar o contexto dos transt orn os de ansied ade no Ifal . Como instrumento metodológico para o diagnóstico , u ti lizou se um questio nário semiestruturado com os/as e nfermeiros/as para observar a formação inicial e continuada relacionada à saúde mental e a percepção deles acerca da implan taç ão de um modelo teórico e procedimental voltado para esta ár e a. Estes dados foram submetidos à an álise de conteúdo de Bardin . Resultados: D a pesquisa diagnós tica, parti ci para m 11 enfermeiros/as; 100% referi u atender demandas de s aúde mental. Em relação a o t ranstorno mais atendido, 100% relata que a ansiedade prepondera. Em 72,7% do s Campi enc ontra se a presen ça de profissionais psic ólogos/as, fato que não d iminuiu significativamente os atend imentos d os/as enfermeiros/as para esta demanda. Grande par te dos /as adolescentes permanecem sem diagnóstico e quando tem, nem sempre consegue m atendi mento na R ede de Atenção à Sa úde . Grande parte dos/as enfermeiros/as (90,9%) relatam ter estudado a discipl ina de saúde mental, mas nem sempre se sente m totalmente prepara dos /as para o ate ndimento d e transt ornos mentais. T o dos/as os /as profissionais concordam sobre a necessidade de capacitações em saúde mental e se esforçam para ampliar o conhecimento na temát i ca. A maioria não conhece a Teoria das Marés, mas acredita qu e u m m odelo teórico e procedimental pode contribuir para a prática de enfermagem. Considerações Finais: A Teoria das Marés rep resen ta uma possibilidade importante de assistência de enfermagem em saúde mental . A ausência de homogeneidade na assistência de enfe rma gem no ambiente escolar exige práticas inovadoras capazes de reconhecer situ ações de risco, elaborar diagnósticos precoce s e ger ar in tervenções que forneçam resultados positivos aos/as adole sc entes e jovens , p ara isso, foi elaborado o Guia Teoria das Ma rés