TCC Linguagem e Práticas Sociais
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Item Conservadorismo e preconceito racial em o mulato, de Aluísio Azevedo: um olhar voltado ao ensino(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-01-24) Santos, Maria Cléia Alves dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067Este trabalho tem como principal objetivo relatar os traços de uma sociedade conservadora e preconceituosa presentes na obra O Mulato, escrita por Aluízio Azevedo em 1881 durante o Naturalismo, período em que o Brasil ainda era um país escravista. Infelizmente, alguns alunos, acham as obras literárias propostas pelos professores na educação básica ultrapassadas, devido ao fato da sua data de publicação ser distante de sua realidade, porém, o que eles devem compreender é que a literatura serve de base para muitas questões da sociedade atual, basta olhar para ela de maneira crítica, e assim, com este trabalho pretendemos desmistificar essa visão, e pretendemos ainda, fazer uma abordagem voltada ao ensino, de forma que o aluno seja levado a compreender a raiz do preconceito, fazendo assim, uma ponte entre: história, obra e atualidade, após essa reflexão o aluno colocará em prática as discursões de forma que a leitura vista como velha e antiga, agora será viva e atuante, também na sociedade moderna. Para tanto, embasaremos este trabalho nas teorias de Bosi (2015); Cândido (1999) e nas pesquisas de Paiva (2016).Item A inserção de aplicativos educacionais como instrumentos facilitadores no período da Pandemia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-30) Silva, Emmanuelle Pereira da; Leite, Khatia Maria BarrosO tema em foco no presente artigo observou que a partir do ano de 2020, devido à pandemia do Covid- 19, as atividades escolares presenciais foram suspensas e o ensino remoto adotado, mundialmente, em caráter emergencial. Mediante a isso, o presente trabalho objetivou discutir acerca das implicações deste ensino, desde o aluno ao professor, pois os mesmos tiveram que de forma emergencial fazerem uso de aplicativos que consistiam em levar o aprendizado da sala de aula física para o modo virtual. Nesse, discorremos acerca das diferenças entre a metodologia utilizada para adaptação emergencial de novos aplicativos, e, como estes levaram a professores que não estavam acostumados a terem que se inteirarem para que não houvesse falha no ensino emergencial. As conclusões deste trabalho apontam para o fato de nenhum dos atores envolvidos no ensino remoto estarem preparados; daí as dificuldades nas práticas e nas metodologias ora adotadas.