TCC Letras-Português
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Letras-Português por Assunto "Aluno."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Questões de variações linguística na relação professor-aluno(2022) Costa, Edina Martins; Farias Neto, Josenildo; Farias Neto, Josenildo; Araújo, Laura Emília; Santos, Sanadia Gama dosA presente pesquisa trata da relação professor e aluno no ensino das variações linguísticas e do preconceito linguístico na turma do 9º ano de uma escola no município de Penedo-Alagoas. Objetivou-se com esse trabalho levantar uma reflexão sobre os desafios enfrentados na relação professor- aluno no uso das variações linguísticas em sala de aula e análise do preconceito em sala de aula, para uma melhor relação professor e aluno. Almeja-se com esse trabalho incentivar o professor a refletir sobre o uso de uma linguagem variável a fim de facilitar o processo de ensino e aprendizagem das variações linguísticas. Por se tratar de um estudo de caso, foram feitos questionários, entrevista e observações de campo, onde foram coletados dados para melhor processo da análise e discussão. O trabalho mostra ainda a necessidade do uso de uma linguagem que possa aproximar professor e aluno no processo de ensino das variações linguísticas para se combater o preconceito linguístico em sala de aula e está embasado por teóricos como Marcos Bagno (1999, 2003, 2008), Sírio Possenti (1996), Travaglia (2005), Irandé Antunes (2003, 2007). Assim constatou-se que na relação professor e aluno a linguagem usada em sala de aula é importante para que haja uma comunicação significativa em relação ao processo de aprendizagem das variações linguísticas, uma vez que se deve construir uma relação de igualdade e afetividade em sala de aula.