TCC Letras-Português
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Navegando TCC Letras-Português por Assunto "Alfabetização"
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Item Leitura e escrita na educação de jovens e adultos(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2023-09-12) Silva, Jeovânio da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125A educação é um princípio básico e obrigatório, como prevê a Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/96. Portanto, se faz necessário garantir uma educação de qualidade para todas as pessoas de modo que os alunos possam atingir seus objetivos profissionais, éticos e morais como cidadãos. A educação quebra barreiras e faz com que o conhecimento chegue aos mais diferentes lugares e atinja os mais variados perfis sociais, além disso, a educação é a única forma de combater a desigualdade. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil surgiu através do Decreto no 6093 de 24 de abril de 2007, cujo objetivo era tornar a alfabetização algo universal para todos que não iniciaram o processo de alfabetização ou àqueles que não chegaram a concluir seus estudos em tempo hábil e idade adequada. Falta de perspectiva na vida profissional e a necessidade de trabalhar são apenas algumas das dificuldades encontradas pelos estudantes que chegam ou que não conseguiram chegar a conclusão dos seus estudos, somando ainda, que essas perspectivas e necessidades levam a evasão escolar e a volta ao processo de alfabetização acarreta em várias consequências psicológicas, principalmente para aqueles que estão já em idade avançada tendo que recomeçar as práticas do letramento.Item Leitura e escrita: conquista de todos ou de alguns?(2021) Martins, Anamayra Alexandre Batista; Silva, Everton Marques da; Silva, Everton Marques da; Oliveira, Cristiano Lessa de; Santos, WellinghtonEsta pesquisa tem como objetivo geral refletir se a leitura e escrita são conquistas de todos ou de alguns. O método investigativo adotado foi a pesquisa bibliográfica (GIL, 2002), visto que permite fazer um resgate das literaturas existentes sobre o tema investigado, bem como que novos pesquisadores possam produzir conhecimentos. Com vistas a alcançar o objetivo traçado, tomamos como base teórica as contribuições de Soares (2003, 2004, 2006, 2010, 2017); Cagliari (1995, 1998), Morais (1996, 2004, 2005, 2012), Freire (1999), dentre outros. Consideramos ainda o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2013) e os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (BRASIL, 1996), que discutem a leitura e a escrita como direito de todos. Além disso, consideramos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996); o Estatuto da Criança e Adolescente (BRASIL, 1990); o Plano Nacional de Educação e a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), no tocante à discussão sobre o direito à educação. No que tange à inserção de práticas voltadas para o desenvolvimento do letramento na educação básica, foram consultados os documentos do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais e a Base Nacional Curricular Comum (2017). Esta pesquisa concluiu que, apesar da melhoria que houve nas práticas de alfabetização nas últimas décadas, ainda há avanços a serem feitos para garantir o ensino efetivo da alfabetização para todos os cidadãos.