TCC Ensino das Ciências e Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Ensino das Ciências e Matemática por Assunto "Active Methodologies"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Um relato de experiência com o Clube de Astronomia Isaac Newton(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-15) Silva, Cassio Fagundes da; Claudino, Elder de Souza; http://lattes.cnpq.br/4002114603054127; Silva Júnior, Manoel Pereira da; http://lattes.cnpq.br/7261766909005536; Silva, Rodrigo Oliveira Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/9079269033055248A curiosidade e o fascínio pelos conhecimentos astronômicos são desde a Pré- história, evidências disso, são as pinturas rupestres de constelações encontradas em cavernas, outro forte indício de que se tinha interesse pela astronomia é o monumento megalítico “Stonehenge” localizado no sul da Inglaterra usado para permitir observações dos solstícios de verão e inverno. No Brasil o ensino de astronomia foi trazido pelos jesuítas em 1534, mas não era um ensino baseado em experimentação, só a partir do século XVI com auxílio do telescópio, começou a busca da explicação da relação dos fenômenos astronômicos com a dinâmica da vida, da terra e do cosmo. Nos dias atuais o ensino de astronomia está presente nos livros de ciências da natureza para alunos do ensino básico, mas o grande desafio para os professores de ciências é como ensinar essa ciência para os estudantes na sala de aula. Assim, o objetivo desse artigo é mostrar que o “Clube de Astronomia” pode ser usado pelos professores como uma grande ferramenta de ensino astronômico, repleta de metodologias ativas que tem como principais objetivos: desenvolver e despertar o senso crítico e cientifico dos estudantes; despertar o protagonismo juvenil; disseminar o ensino de astronomia e astronáutica entre a sociedade; desenvolver as habilidades necessárias para compreensão da vida e do cosmo.