(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-01-20) Nascimento Júnior, José Ribamar Silva do; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Castro, Francisco Martins de; http://lattes.cnpq.br/2942899610434005
Objetivou-se com este trabalho, identificar os fatores que influenciam a evasão do curso
Técnico em Agroecologia do ETE (Escola Técnica Estadual) – Governador Eduardo Campos,
para a realização de tomadas de decisões que minimizem esse impacto. Foi realizada a pesquisa-
ação através de questionários no intuito de compreender o problema da evasão e buscar
soluções. A evasão no Curso pode estar associada a vários fatores, no caso em estudo o nível
socioeconômico e a falta de perspectiva com os estudos foi o que mais contribuiu para a evasão.
Para buscar solucionar esses problemas o Programa de Nivelamento, de Tutoria; de Monitoria,
Bolsa auxílio aos Discentes Carentes e o uso de metodologias ativas são uma alternativa.