Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
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Navegando Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por Assunto "Ação docente"
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Item Ação docente e letramento literário(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Santos, Matheus Ferreira dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Lima, Rosangela Nunes de; http://lattes.cnpq.br/2454422033896336; Leite, Wilma Albuquerque da SilvaAs práticas de Letramento Literário no ensino de Língua Portuguesa dão-se, com um escopo maior, no Ensino Médio; contudo, essas práticas necessitam de um preparo do aluno anterior a esse contato, preparo este que, na maioria das vezes, é negligenciado. Assim, objetivamos a compreensão das relações entre as práticas de Letramento Literário escolar no Ensino Fundamental e o aumento ou decréscimo dessa prática no cotidiano; para isso, necessitou-se fazer claro o que é o Letramento Literário, observar as interações do alunado diante dos textos literário, além de contrastar os dados iniciais e finais da pesquisa para compreendermos esse fenômeno. Desse modo, o trabalho propõe uma análise do fenômeno do Letramento Literário na rede municipal de ensino de Arapiraca, Alagoas. A principal problemática tratada é compreender em que medida a ação docente para com o Letramento Literário em sala de aula instiga o aluno a desenvolver a prática letrada na Literatura, através de entrevistas, questionários e observações das interações dos alunos nas aulas. Dessa forma, a referida pesquisa propôs uma análise quali-quantitativa dos dados coletados através da pesquisa ação em uma sala de aula de 7° ano do Ensino Fundamental por intermédio da leitura e rodas de conversas sobre obras das Literaturas pertinentes ao desenvolvimento da cultura do letramento dos alunos. A pesquisa está fundamentada em Cosson (2006, 2021), Zilberman (2010), Kleiman (2005) e Soares (2020).Item O perigo químico do descarte incorreto de aparelhos eletrônicos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-29) Lages, Gilvonete Alves da Costa Sobrinha; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Almeida, Ricardo Santos deO descarte inadequado de resíduos eletrônicos é um enorme perigo para a saúde de humanos e de animais, além de ser prejudicial ao meio ambiente. Pois, quando descartados de forma incorreta, os elementos químicos nocivos e metais pesados presentes nesses equipamentos podem contaminar o solo, a água e os alimentos. Devido a importância desse tema, propõe-se uma intervenção pedagógica com o objetivo de sensibilizar os alunos de uma turma do 3o ano do Curso Técnico Eletrônica do IFAL/Campus Maceió para a importância de descartar corretamente os aparelhos eletrônicos devido aos perigos químicos do descarte incorreto desses tipos de equipamentos. Optou-se por uma intervenção pedagógica visto que é uma intervenção aplicada que proporciona aos alunos refletirem sobre suas ideias em um ambiente social e interativo em conjunto com o professor e com seus colegas de sala. A presente proposta de intervenção adotará a abordagem participativa, tendo como estratégias de ensino uma aula, palestras expositivas e jogos didáticos. Essa proposta favorece que os discentes tornem-se mais ambientalmente conscientes. Assim, após a intervenção espera-se que os alunos estejam sensibilizados quanto ao descarte correto de resíduos eletrônicos e quanto aos perigos químicos desses equipamentos para a saúde humana e para o meio ambiente quando estes são descartados de forma incorreta. Espera-se também que os alunos utilizem as informações adquiridas em seu dia a dia e que a proposta de intervenção estimule-os a repassar as informações que aprenderam a outras pessoas para que a proposta de intervenção também tenha um impacto na sociedade em geral.