TCC Metodologias Aplicadas no ensino de Ciências e Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Metodologias Aplicadas no ensino de Ciências e Matemática por Assunto "Ensino de Física"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Dominó da eletrostática: uma proposta lúdica para o ensino de física(2024) Silva, Hérika Rafaella Soares da; Webler, Geovana Dresch; Webler, Geovana Dresch; Souza, Samuel Teixeira de; Claudino, Elder de SouzaOs jogos educativos vêm ganhando espaço como um instrumento capaz de chamar a atenção e instigar o interesse dos estudantes de forma lúdica em sala de aula. A disciplina de Física é por muitos rotulada como difícil, repleta de fórmulas e exercícios. Neste trabalho iremos propor o uso de um jogo educativo conhecido como dominó, como um recurso pedagógico para o ensino de eletrostática, que é área da física que se estuda as cargas elétricas em repouso e os fenômenos relacionados a ela. O “dominó da eletrostática” irá abordar sobre a carga elétrica, carga elétrica elementar do elétron, carga elétrica elementar do próton, constante eletrostática, lei de Coulomb, campo elétrico e processos de eletrização. Ao aplicar o dominó da eletrostática em sala de aula, espera-se que os estudantes possam entender e adquirir os conhecimentos relacionados aos fenômenos físicos trabalhados de uma forma mais prazerosa, facilitando a memorização das equações e de seus conceitos envolvidos.Item O uso de simuladores digitais nas aulas de física para a educação básica um olhar para o ensino fundamental: proposta de intervenção didática(2023) Silva, Gilberto Marques da; Silva Júnior, Cicero Julião da; Silva Júnior, Cícero Julião da; Albuquerque, Samuel Silva de; Costa, Alex Emanuel BarrosA incorporação de simuladores virtuais na prática educativa apresenta-se como um excelente suporte para o desenvolvimento de atividades preparatórias. Os avanços tecnológicos aplicáveis à educação aproximam ensino e aprendizado, reduzindo as distâncias entre os agentes e as teorias, conectando pessoas e conhecimento no processo educacional, influenciando nas formas como os aprendizes representam e processam as informações. Neste sentido, este trabalho, por meio de uma breve revisão literária, propõe apresentar de forma concreta e estruturada exemplos de roteiros experimentais utilizando as simulações interativas da plataforma PhET - Physics Education Technology, para aplicação nas aulas ciências do ensino fundamental.