TCC Química
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Química por Assunto "Aprendizagem Ativa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Gamificação e storytelling no ensino de físico-química: o enigma do paciente Oliver(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-14) Silva, Mirely Vitória Farias da; Nascimento, Flavia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Nogueira, Fred Augusto Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/9784216306395155O presente trabalho é o resultado da investigação sobre a utilização da proposta metodológica da gamificação e storytelling no ensino de pH, soluções químicas e ácidos e bases realizado com 14 estudantes do segundo ano do ensino médio integrado ao curso técnico em química do Instituto Federal de Alagoas, na cidade de Maceió. Percebendo que essa proposta de intervenção metodológica poderia contribuir no processo de ensino e aprendizagem de química, definiu-se por objetivo: analisar o resultado do uso do jogo atrelado à contação do enigma do paciente Oliver com base nas metodologias de gamificação e storytelling no ensino de físico-química. Para a realização da investigação, adotou-se os pressupostos da abordagem mista, que define o desenho da pesquisa como sequencial, o tipo de pesquisa mais apropriada à intervenção. Os dados foram coletados por meio de um teste, seguido da observação dos alunos na interação com o jogo didático e aplicação de um questionário. Defende-se que a adesão à proposta metodológica de gamificação e storytelling contribuiu para o processo de reforço da aprendizagem dos conceitos de pH, soluções químicas, ácidos e bases de forma mais ativa e permitiu experienciar outras formas de abordagem desses conteúdos para além das práticas tradicionais.