TCC Química
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Item Gamificação e storytelling no ensino de físico-química: o enigma do paciente Oliver(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-14) Silva, Mirely Vitória Farias da; Nascimento, Flavia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Nogueira, Fred Augusto Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/9784216306395155O presente trabalho é o resultado da investigação sobre a utilização da proposta metodológica da gamificação e storytelling no ensino de pH, soluções químicas e ácidos e bases realizado com 14 estudantes do segundo ano do ensino médio integrado ao curso técnico em química do Instituto Federal de Alagoas, na cidade de Maceió. Percebendo que essa proposta de intervenção metodológica poderia contribuir no processo de ensino e aprendizagem de química, definiu-se por objetivo: analisar o resultado do uso do jogo atrelado à contação do enigma do paciente Oliver com base nas metodologias de gamificação e storytelling no ensino de físico-química. Para a realização da investigação, adotou-se os pressupostos da abordagem mista, que define o desenho da pesquisa como sequencial, o tipo de pesquisa mais apropriada à intervenção. Os dados foram coletados por meio de um teste, seguido da observação dos alunos na interação com o jogo didático e aplicação de um questionário. Defende-se que a adesão à proposta metodológica de gamificação e storytelling contribuiu para o processo de reforço da aprendizagem dos conceitos de pH, soluções químicas, ácidos e bases de forma mais ativa e permitiu experienciar outras formas de abordagem desses conteúdos para além das práticas tradicionais.Item Storytelling como recurso didático para o ensino de oxidação e eletrólise no ensino médio(2025-05-28) Santos, Jeane Albuquerque dos; Nogueira, Fred Augusto Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/9784216306395155; Santos , Eduardo Lima dos; http://lattes.cnpq.br/0426360378881187; Silva, Leonardo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/3401495568705461A dificuldade dos estudantes do ensino médio em compreender conteúdos técnicos de química, como os da área de físico-química e eletroquímica, evidencia a necessidade de metodologias didáticas inovadoras que tornem o aprendizado mais acessível e significativo. Diante desse cenário, este trabalho fez uso do storytelling como estratégia didática para o ensino de química, com o objetivo de promover maior engajamento, contextualização, linguagem acessível e retenção do conhecimento. Para isso definiu-se como objetivos específicos analisar a recorrência de conteúdos de físico-química e eletroquímica nas provas do ENEM (2020-2024), desenvolver e aplicar propostas pedagógicas usando as narrativas, e avaliar os impactos dessa metodologia nos processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa teve abordagem qualitativa, quantitativa e exploratória, estruturada em três etapas: análise estatística das questões de química do exame, revisão bibliográfica sobre metodologias ativas e storytelling, e elaboração de uma proposta pedagógica. Foram desenvolvidas duas atividades: “Oxidação das Estátuas” e “Storytelling Pilhas: Descarte Inadequado”, que contextualizam conceitos químicos por meio de narrativas interativas e interdisciplinares. Os resultados revelaram que o uso do recurso narrativo favorece a compreensão dos conteúdos, estimula a participação dos alunos e contribui para o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas. A estratégia mostrou-se alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), embora sua implementação ainda enfrente desafios relacionados à formação docente e à infraestrutura escolar. Conclui-se que a proposta narrativa é uma abordagem promissora para o ensino de química, recomendando-se sua aplicação em diferentes contextos educacionais.