Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Assunto "Active Methodologies"
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Item Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica: o saneamento ambiental na formação do técnico em meio ambiente(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-09) Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Souza, Diogo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317A Educação Profissional e Tecnológica se apresenta como uma área de Ensino que visa a formação para o exercício das profissões. Entretanto, é percebido, ao longo dos anos, a necessidade de proporcionar para os/as estudantes métodos de ensino que visem a formação humana, buscando não apenas formar um profissional, mas um cidadão/ã. Nesse contexto, têm- se as metodologias ativas que consistem em um método de ensino centrado no/a estudante, tendo o/a professor/a como mediador/a. Por conseguinte, proporciona-se aos/às discentes o desenvolvimento de competências e habilidades de modo a torná-los/as protagonistas do seu próprio conhecimento, contribuindo para uma formação acadêmica, profissional e social. Desta forma, este trabalho apresenta como objetivo desenvolver e aplicar uma proposta de intervenção no processo de ensino e aprendizagem relacionados ao componente curricular “Saneamento Ambiental”, presente na grade curricular do 2o ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. A atividade visa o desenvolvimento de habilidades e competências que possam estabelecer elo entre o trabalho e o desenvolvimento humano. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, do tipo exploratória sob o método de pesquisa de intervenção, norteado pelas metodologias ativas: atividades baseadas em problemas, atividades baseadas em projeto e estudos de casos. Como resultados, observou-se que o processo de intervenção desenvolvido possibilitou o trabalho cooperativo entre os/as participantes envolvidos/as, espaço em que buscaram por solução de problemas e a realização de projetos de grande relevância para suas comunidades. Ao final do estudo, notou-se que as atividades propostas foram de considerável relevância para o processo de aprendizagem.Item Um relato de experiência com o Clube de Astronomia Isaac Newton(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-15) Silva, Cassio Fagundes da; Claudino, Elder de Souza; http://lattes.cnpq.br/4002114603054127; Silva Júnior, Manoel Pereira da; http://lattes.cnpq.br/7261766909005536; Silva, Rodrigo Oliveira Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/9079269033055248A curiosidade e o fascínio pelos conhecimentos astronômicos são desde a Pré- história, evidências disso, são as pinturas rupestres de constelações encontradas em cavernas, outro forte indício de que se tinha interesse pela astronomia é o monumento megalítico “Stonehenge” localizado no sul da Inglaterra usado para permitir observações dos solstícios de verão e inverno. No Brasil o ensino de astronomia foi trazido pelos jesuítas em 1534, mas não era um ensino baseado em experimentação, só a partir do século XVI com auxílio do telescópio, começou a busca da explicação da relação dos fenômenos astronômicos com a dinâmica da vida, da terra e do cosmo. Nos dias atuais o ensino de astronomia está presente nos livros de ciências da natureza para alunos do ensino básico, mas o grande desafio para os professores de ciências é como ensinar essa ciência para os estudantes na sala de aula. Assim, o objetivo desse artigo é mostrar que o “Clube de Astronomia” pode ser usado pelos professores como uma grande ferramenta de ensino astronômico, repleta de metodologias ativas que tem como principais objetivos: desenvolver e despertar o senso crítico e cientifico dos estudantes; despertar o protagonismo juvenil; disseminar o ensino de astronomia e astronáutica entre a sociedade; desenvolver as habilidades necessárias para compreensão da vida e do cosmo.