Produção Científica
URI Permanente desta comunidade
Inclui artigos de periódicos, livros, capítulos de livros e trabalhos de eventos produzidos no IFAL e/ou por autores do IFAL.
Notícias
Inclui artigos de periódicos, livros, capítulos de livros e trabalhos de eventos
Navegar
Navegando Produção Científica por Assunto "Educação Tecnológica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Formação Pedagógica em Educação e Mediação Tecnológica: um relato de experiência(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022) Albuquerque, Cassiano Henrique de; Sousa, José Mateus Queiroz; Soares, Artemísia dos Santos; Cavalcante, Patrícia SmithO objetivo dessa pesquisa é apresentar o relato de experiência da apli- cação de uma formação pedagógica vivenciada no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) de forma pioneira em formato remoto. Esse percurso formativo foi realizado no Campus Maragogi do IFAL, contando com a participação de 96,0% dos docentes, sendo realizado no primeiro semestre de 2020, no auge da primeira onda da Covid-19, fato esteue impôs drásticas mudanças na rotina da população mundial, em especial na educação, com a introdução do ensino remoto devido ao fechamento presencial das instituições de ensino. O estudo se funda- menta teoricamente no TPACK que enfatiza as conexões existentes entre tecnologias, abordagens pedagógicas específicas e conteú- dos curriculares, conceituando como essa tríade pode interagir, uns elementos com os outros, para produzir o ensino baseado em tecno- logias educacionais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa participante com abordagem qualiquantitativa e nível de profundi- dade descritivo-explicativo tendo como instrumentos de coleta de dados questionários aplicados aos docentes durante a formação e os depoimentos gravados pelos cursistas individualmente em vídeo, apre- sentando a percepção sobre a formação em análise para sua atuação profissional na educação. A avaliação diagnóstica que precedeu à formação apontou para um déficit considerável, tanto no uso de meto- dologias ativas quanto pelo uso de ferramentas tecnológicas digitais no processo de ensino-aprendizagem. Essa defasagem independe da idade e área de formação, sendo percebida no perfil geral do docente desta pesquisa. Dentre os vários resultados obtidos após o processo formativo, pode-se destacar o alto nível de satisfação com as temá- ticas, o tempo de formação, a organização do curso, os formadores e os conteúdos abordados, com 90,2% de aprovação em média. Quanto ao modelo aplicado, houve unanimidade sobre a necessidade de dar continuidade à formação para além do período pandêmico. Como ações futuras, pretende-se propor o desenvolvimento de formações contínuas para os servidores do IFAL através de temas e recursos, com métodos que possibilitem qualificação colaborativa e promovam a dis- seminação de saberes, contribuindo para atenuar as dificuldades no uso das tecnologias digitais e de outras inovações aplicáveis à prática pedagógica contemporânea