TCC Letras-Português
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Navegando TCC Letras-Português por Departamento "Diretoria de Educação a Distância"
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Item A emancipação feminina sob a perspectiva da personagem Ruth, no romance A falência(2022-08-10) Bernardes, Geraldine de Menezes Ribeiro; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Mauricio; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Malta, Carla Carolina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7728611783048332; Santos , Fábio José dos; http://lattes.cnpq.br/7569516305566259Júlia Lopes de Almeida foi uma escritora brasileira do século XIX que produziu romances, contos, crônicas e peças de teatro, mas ainda não é mencionada pela história da literatura brasileira, como algumas de suas contemporâneas. Este estudo tem por finalidade analisar, a partir da crítica feminista, a personagem Ruth, filha do casal de protagonistas do romance A falência, a principal obra da escritora carioca e que foi publicada pela primeira vez em 1901. No primeiro capítulo trago a introdução do trabalho. No segundo, abordo aspectos da vida das mulheres escritoras no século XIX, em particular, o esquecimento e resgate da vida e obra de Júlia Lopes de Almeida. Já no terceiro capítulo proponho um estudo da obra a partir das questões da memória e a análise da personagem Ruth a partir da perspectiva da crítica feminista. Como resultado tem-se que a personagem passou por grande transformação após a morte de seu pai, deixando de ser a garota fantasiosa e distraída para tornar-se uma das provedoras do novo núcleo familiar. É também através de Ruth que Júlia Lopes de Almeida dá voz às suas ideias quanto à relevância da educação formal para as mulheres de seu tempo. Como aporte teórico utilizei os estudos de Muzart (2014), Duarte (2019), Faedrich (2018), Moises (2012), Candido (2013), Zilberman (2020), Le Goff (2019), entre outros.Item A importância da leitura na infância para a formação do leitor(2024-08-03) Cardoso, Vanessa Sampaio; Silva, Manoel Santos da; http://lattes.cnpq.br/4935593146997631; Lima, Antônio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6438536384857226Este estudo destaca a importância da leitura desde a primeira infância. Ele explora o fascínio da leitura e a necessidade de incorporá-la como uma atividade diária, permitindo que o aluno descubra um universo novo, cheio de informações, sabedoria e novas oportunidades. Esta estratégia fortalece o aluno a traçar seu próprio caminho com autonomia e confiança, apoiado por uma formação sólida que o prepara para a vida. Nesse contexto, o papel do educador no processo de alfabetização e a importância do hábito de ler são temas centrais discutidos neste trabalho. O objetivo principal é ressaltar a magia e a importância da leitura na infância e as descobertas que ela proporciona, tendo também como objetivo a formação de alunos críticos e reflexivos, a discussão sobre despertar o interesse pela leitura e a importância do professor e da família neste contexto. O trabalho aborda as dificuldades encontradas no processo, principalmente, no período de pandemia, destacando que é fundamental que o aluno adquira o hábito de leitura desde cedo, o que faz com que se abra portas para esse mundo de conhecimento e oportunidades, permitindo que ele desenvolva as habilidades necessárias para traçar seu próprio caminho e ser o autor de seu próprio destino. O caminho metodológico ocorreu por meio de pesquisa qualitativa, tendo como referência bibliográfica TRENTINI, M.; PAIM L. (1999) MARTINS, G. (2001), MARCONI, M.; LAKATOS, E. (2007), DEMO, P. (2000) que reconhecem a importância das referências teóricas já publicadas como norte para outros estudos. Para fundamentar este estudo recorreu-se aos teóricos Solé (1998) que traça diferentes estratégias para a leitura em sala de aula, Simões (2022) nos mostra como ocorria o processo de leitura na idade média, Nunes et. al., (2012), Roque e Canedo (2021) que enfatizam a importância do incentivo à leitura, Lajolo (1996 e 2004) que trata da formação do leitor para leitura do mundo, Coelho (2015) e Cassiano (2009) também contribuem com a discussão deste estudo. O estudo demonstrou que a capacidade de pensar de forma independente e inovadora são essenciais para a formação de cidadãos capazes de questionar o mundo ao seu redor, por meio da leitura. Além disso, a busca por livros e o prazer encontrado na leitura são, talvez, os resultados mais gratificantes desta pesquisa. Por fim, os resultados positivos observados do início ao fim da pesquisa reforçam a necessidade de programas que promovam a leitura entre todas as idades, principalmente, desde a primeira infância.Item Diferentes recursos didáticos aplicados na alfabetização de aluno surdo na educação infantil e fundamental I(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-02-02) Barros, Gabryelle Dantas Cavalvante de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Matsumoto, Ederson Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2871962608536791; Silva, Roberval Santos da; http://lattes.cnpq.br/8568382262348744Este trabalho tem como objetivo principal relatar a experiência de práticas educativas com o uso de diferentes recursos didáticos aplicados na alfabetização de aluno surdo na educação infantil e ensino fundamental I. Para promover um desenvolvimento educacional mais significativo foram aplicadas e adaptadas várias recursos didáticos para um acompanhamento individualizado do aluno objeto de estudo. Uma das primeiras recursos implantados foi o resgate da família para o aprendizado da linguagem de libras, fazendo com que houvesse o incentivo ao próprio aluno que não aceitava muito bem a escola. Com os resultados das atividades aplicadas por meio dos recursos desenvolvidos ficou demonstrada uma mudança significativa na aprendizagem do aluno estudado e também na percepção dos demais envolvidos- familiares e equipe pedagógica da escola- onde se realizou o estudo. Concluímos destacando que a insistência e a perseverança na busca contínua de recursos didáticos que auxiliem no desenvolvimento de alunos com necessidades especiais é tarefa árdua, mas que vale todo o esforço realizado quando se constata os resultados alcançados, no entanto cabe destacar que muitos colegas professores não estão dispostos a realizar esses esforços.