Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
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Navegando Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por Departamento "Maceió"
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Item Apontamentos sobre a atuação dos poderes eclesiásticos e inquisitoriais em "Alagoas" durante a Guerra Neerlandesa (1635-1637)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-28) Queiroz, Jadson Ramos de; Santos, Josival Nascimento dos; http://lattes.cnpq.br/4906092488534873; Calazans, Denis Rocha; http://lattes.cnpq.br/2551443152410199O presente trabalho tem o objetivo de analisar como os poderes eclesiásticos agiram em “Alagoas” a partir dos impactos causados pela guerra entre os neerlandeses e os luso-brasileiros entre 1635 e 1637. Por meio das fontes do Tribunal do Santo Ofício são averiguadas as formas de articulações institucionais entre este tribunal e o corpo eclesial, em especial a figura do episcopado sediado na Bahia. Observou-se que mecanismos foram utilizados para o disciplinamento social, seja no aspecto interno da instituição, ou da população em termos amplos. O uso das ferramentas propostas pela microanálise, em seu aspecto de variação de escala, compõem os métodos de análise das fontes. Desta forma, foi possível articular características macro e micro, individuais e coletivas, de instituições e de sujeitos, notando suas possibilidades de articulações e arranjos sociais.Item Cada coisa em seu lugar: proposta de projeto do closet circundante(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-22) Santos, João Carlos dos; Leão, Tharcila Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/7071084155266198; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003; Casado, Camila Antunes de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9285672905088845O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto de design de interiores de um closet de uma mulher adulta localizado em um ambiente residencial na cidade de Maceió-AL. Para tanto, foi necessário compreender os aspectos históricos do “guardar” elementos do vestuário, verificando como esse processo foi modificado ao longo do tempo e como o mobiliário é pensado atualmente para atender às necessidades dos usuários. Com o intuito de projetar um local que aliasse funcionalidade à estética, buscou-se nos princípios da ergonomia as diretrizes para o correto dimensionamento dos diversos espaços, na tentativa de criar um local que possibilitasse acomodar de forma versátil objetos e peças diversas do vestuário da usuária. Nesse sentido, buscou-se também verificar como se dá a organização dos closets e o papel do personal organizer, enquanto profissional que auxilia, personaliza e complementa a organização dos móveis projetados pelo designer para esses ambientes. Tomando partido desse embasamento teórico, foram utilizadas as metodologias de projeto em design de interiores e produto a partir da investigação das necessidades, anseios e características físicas dos usuários do espaço. Assim, buscou-se elaborar um closet personalizado e versátil, centrado no usuário do espaço, onde o mesmo poderá escolher, de acordo com suas necessidades e desejos, os compartimentos (gavetas, nichos para acessórios, prateleiras, sapateiras, colmeias) e suas formas de uso.Item Casa de taipa: habitação de negro e pobre no poxim tão antigo e tão atual(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-07) Santos, Robson Williams Barbosa dos; Guimarães, Gerson Maciel; http://lattes.cnpq.br/6606878368805335; Calazans, Denis Rocha; http://lattes.cnpq.br/2551443152410199; Silva, Gian Carlo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6816194135811718A casa de taipa é considerada uma técnica de arquitetura vernacular que surgiu na África e foi levada para a Europa através do Império Romano, chegando ao Brasil através do processo de colonização com os portugueses. No início do processo de colonização, a taipa passa a ser habitada por senhores de engenho, nos séculos XVI e XVII, não temos registros históricos de quando começou a serem erguidas, o que sabemos é que as casas de taipas se tornaram mais usada no Norte do Brasil, principalmente, na faixa litorânea, por conta do desenvolvimento da lavoura de cana-de-açúcar. Com o passar do tempo, surgiram novos materiais de construções que foram inseridos na edificação das casas de taipas e, com isso, a primeira forma de construção das casas de taipas rústicas ficou para as pessoas pobres e negras, já que os senhores de engenho passaram a fazer suas casas de taipa mais moderna e robustas. Por esse motivo, mostraremos, resumidamente as duas formas de habitações, as mais abastadas e as habitações mais populares, construídas por uma população pobre e negra em Alagoas, que é o Poxim, que no período colonial era chamada de Vila Real de São José do Poxim, que contavam com a presença do negro para o pesado trabalho nas lavouras de cana e no fabrico do açúcar, e ao mesmo tempo, eram a mão de obra predominante naquele espaço rural e urbano, cercado pelos canaviais e belíssimas construções coloniais.Item Comparação entre diagramas de interação de resistências para verificação de pilares submetidos à flexão composta reta utilizando os diagramas parábola retângulo e o retangular simplificado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-11-21) Santos, Jadson Ursulino dos; Dantas, Vinicius; http://lattes.cnpq.br/6043085975649062; Machado, Alexandre Cunha; http://lattes.cnpq.br/2428024851515021; Lima, Edja Laurindo deNo presente trabalho, versa sobre a comparação entre os diagramas de interação para pilares submetidos à flexão composta reta, utilizando os dois métodos de análise permitidos pela NBR 6118:2014, que são diagrama parábola-retângulo e o diagrama retangular simplificado. Para isso, foi desenvolvido um algoritmo no Mathcad prime 7, para verificação de pilares retangular com armadura distribuída de forma simétrica ao longo das faces, já a confiabilidade do algoritmo foi testada pelo software TQS (versão 22.12) estudante, onde foram comparados os diagramas de interação. Para esse fim, utilizou o diagrama parábola retângulo é o que o TQS usa. Adotou-se uma seção constante com armadura simétrica, variou-se a classes de resistência do concreto de C20 à C50 MPa e o domínio de deformação entre os domínios 1, 3/4 (entre o fim do domínio 3 e o início do domínio 4) e 5. Em comparação com programa profissional mostra que os resultados são muitos próximos. O mesmo estudo citado anteriormente foi utilizado para obter os resultados da comparação entre os diagramas de interação, já mencionado aqui no início do resumo, o que mudaram foram os momentos resistentes analisados nas duas direções, em torno do eixo x de maior inércia e do eixo y de menor inércia e variou-se os domínios de deformação entre 3, 4, 4a e 5. Os resultados mostraram que o diagrama retangular gera momento maior, comparado com os resultados obtidos com o uso do diagrama parábola-retângulo, as diferenças entre eles foram máximas 11,38% no início do domínio 5 para os dados estudado, o que justifica a permissão da utilização do diagrama retangular por várias normas.Item A construção da mudança na historiografia indígena de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-07) Melo, Marineide da Silva; Silva, Amaro Hélio Leite da; http://lattes.cnpq.br/0318967074428573; Almeida, Luís Sávio deTerminamos a graduação, mas não nos aprofundamos nas questões indígenas. Alguns anos depois, ensinando a disciplina de história em uma escola pública do nosso estado, observamos que os livros didáticos não contemplavam os povos locais e, em grande parte, não falavam das questões atuais, ou seja, não colaboravam para o entendimento acerca das dificuldades que os povos indígenas viveram e ainda vivem. Quando tivemos conhecimento da oferta de pós-graduação em História de Alagoas, vimos a possibilidade de ampliar o conhecimento sobre eles. Cursando as primeiras disciplinas, com o conhecimento da Coleção Índios do Nordeste: temas e problemas – e mais conscientes acerca das nossas limitações como pesquisadores –, nos propusemos a estudar as mudanças ocorridas em Alagoas, na abordagem da temática indígena, sobretudo enfocando a Coleção mencionada.Item Consys: sistema de gestão de contratos temporários com base no uso de modelagem de processos de negócio na gestão de pessoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-07-12) Rocha, Estevão Gabriel Santos; Nunes Filho, Ricardo Rubens Gomes; http://lattes.cnpq.br/1760182180822152; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Souza Júnior, Marcilio Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2702843581642246A gestão pública no âmbito executivo tem como finalidade assegurar o desenvolvimento econômico e a satisfação das necessidades coletivas, visando a melhoria do bem-estar de sua população. Os contratos temporários são um dos pontos fundamentais para a manutenção desse objetivo e dessa forma seu gerenciamento é essencial para o controle interno a fim de lidar com auditorias de órgãos fiscalizadores. O objetivo deste trabalho é informatizar o processo de gestão dos contratos temporários, com o intuito de melhorar a execução dos serviços administrativos, sendo estes interpretados como ponto de concentração de vários impasses, suscetíveis ao aperfeiçoamento e correções através do uso da modelagem de processos de negócio e que por meio da utilização de um sistema de informação é possível realizar a automatização do processo a partir da análise do modelo atual (AS-IS) e da execução de um modelo proposto (TO-BE). Foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura acerca da gestão de contratos temporários com base no uso da modelagem de processos de negócio (BPM), voltado para a gestão de pessoas a fim de identificar necessidades e dificuldades que impedem a implementação satisfatória do BPM no setor público. Por fim, foi estabelecida uma parceria com uma prefeitura para a aplicação deste trabalho, o que tornou possível a execução do BPM, de forma bem sucedida e a validação do sistema desenvolvido, denominado ConSys, cujo os resultados confirmaram os benefícios de sua utilização, sobretudo aliado aos sistemas de informação, com o propósito de contribuir com a administração pública.Item Contribuições da sociolinguística para reflexões sobre variação linguística nas aulas de língua portuguesa: análises de propostas apresentadas em livros didáticos do ensino básico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-02-15) Lima, Roseli Maria Silva de; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho apresenta algumas análises de propostas de atividades sobre as variações linguísticas da língua portuguesa no livro didático de 6º e 9º anos do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio. Propostas que orientam o professor de língua portuguesa a trabalhar em sala de aula essa temática, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende apresentar a importância dos professores de língua portuguesa aperfeiçoar o conhecimento sobre a Sociolinguística para saber lidar melhor em sala de aula e fora dela sobre o preconceito linguístico, ajudando no processo de desconstrução. As reflexões foram baseadas nas concepções de POSSENTI (1996), BORTONI-RICARDO (2004), BAGNO (2007) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Na abordagem metodológica, utilizei a pesquisa bibliográfica para organização do conteúdo. As atividades analisadas revelaram que é possível o docente usar o livro didático a seu favor para o estudo da língua e suas variações.Item Contribuições do Design no ponto de venda do mercado de artesanato de Maceió: um estudo preliminar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-19) Isidoro, Maria Clara Coêlho; Teles, Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398; Lira, Iolita Marques de; http://lattes.cnpq.br/1659875045337834; Silva, Roseane Santos da; http://lattes.cnpq.br/1454466436862393Feitos por pessoas concretas, os artefatos carregam cultura, simbolismo e histórias de um povo em todo seu processo de criação. O design assume a função de componente importante entre usuário e artefato, assim é a ele atribuído a competência de captar a qualidade dos objetos e tornar perceptível para o consumidor toda a sua representatividade. Dessa forma, a junção do design e artesanato abre espaço para propagar a arte de um lugar através da comercialização destes artefatos. Esta pesquisa explora quais abordagens do design comercial e a importância da sua atuação contribuem para que o ambiente possa ser delineado tendo a experiência do consumidor com o artefato como prioridade. Teve como objetivo contribuir para a temática de design de interiores no contexto de elaborar um projeto de interiores no ponto de venda situado Mercado de Artesanato de Maceió, local de domínio público e turístico da cidade. A metodologia, de uma abordagem qualitativa, se baseou na coleta de dados in loco e no desenvolvimento da proposta de projeto aplicou-se a metodologia de design de interiores que consiste na i) fase analítica e ii) fase sintética. Diante do intuito desta proposta e análises obtidas, o trabalho teve como resultado o projeto em nível preliminar de um ponto de venda para o comércio das peças do artesanato local.Item Da cana-de-açúcar ao turismo: desenvolvimento desigual e combinado na política econômica de Maragogi/Al(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-08) Soares, Artemísia dos Santos; Machado, Fabiano Duarte; http://lattes.cnpq.br/2063267245239005; Kaspary, Manuela Grace de Almeida Rocha; http://lattes.cnpq.br/2793287678822890; Lima, Matheus Carlos Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/7074571090094001O município de Maragogi preteritamente foi território socioeconômico e político quase exclusivo da cana-de-açúcar. Esta realidade iniciou sua mudança com o término da construção da rodovia AL-101 Norte, em 1979 e, em seguida, com as ações resultantes do PRODETUR. Para além das forças exógenas ao lugar que exigem e implantam novas territorialidades, há os fatores endógenos construídos historicamente que singularizam a maneira como tais territorialidades se realizam ali. Sob esta perspectiva, teve como objetivo refletir sobre as forças político-econômicas e as contradições estruturais que sustentam o crescimento da atividade turística em Maragogi/AL buscando caracterizar historicamente o processo de reprodução da opressão a partir da divisão territorial do trabalho decorrente da cultura canavieira. Concluiu-se a partir da teoria do desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo que há forças agindo no território gerando particularidades e (re)agindo às forças globalizantes conforme seus interesses, no caso estudado, percebe-se que o Estado e em particular os grupos de interesse estreitamente vinculados aos atores corporativos constituídos historicamente a partir da cultura canavieira têm reproduzido no turismo um papel estratégico para determinação das configurações econômicas e espaciais do desenvolvimento do turismo, assim como a distribuição dos seus resultados.Item Os desafios do ensino híbrido para o/a professor/a de ciências naturais: um estudo de caso em escola de educação básica no município de Pilar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-06) Silva, Alibert Cleiton Ribeiro da; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569A abordagem híbrida do ensino é uma alternativa que será perseguida, de forma mais intensa, a partir dessa experiência da educação brasileira fomentada pelos impactos da pandemia, causada pela COVID-19, às práticas de ensino. Práticas que buscam aliar recursos tecnológicos, metodologias ativas, inclusão digital para alcançar os objetivos de uma aprendizagem autônoma, mediada pelos docentes. O presente estudo tem por objetivo principal analisar os desafios dos professores de ciências naturais para a implementação do ensino híbrido em uma escola da educação básica do município de Pilar. Caracteriza-se em um estudo de caso, baseado nas observações das aulas presenciais e remotas, sessão de conversa e entrevistas realizadas por meio de roteiro semiestruturado aos sujeitos professores da instituição de educação básica no município de Pilar-AL. Para tanto nos apoiamos em estudos de Cortelazzo (2010), Liblik (2011) e Bacich (2016). Como resultado e considerações, percebemos que não há um entendimento claro sobre as concepções e características das abordagens de ensino apresentadas nesse estudo, notabilizamos a insuficiência do uso de tecnologias nas práticas educativas, o que sugere uma lacuna no processo formativo docente e a ausência de condições de trabalho relacionados ao uso das tecnologias digitais. Observa-se ainda o desafio de repensar as práticas educativas, diversificando os recursos utilizados e oferecendo novas alternativas para o ensino. Alternativas que abrem espaços para novas possibilidades por meio do uso das tecnologias digitais nos espaços e tempos educativos.Item Design de interiores e visual merchandising: proposta preliminar de uma loja de calçados infantis(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-22) Lemos, Amanda Bárbara da Silva; Teles, Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398; Monteiro, Juliana Aguiar Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/9154494073982180; Silva, Denise Lages Vieira da; http://lattes.cnpq.br/1756842674232245A presente pesquisa tem como objetivo a elaboração de um projeto preliminar de um projeto comercial para uma loja de calçados infantis; A fim de aplicar técnicas do visual merchandising junto a metodologia montessoriana de modo que a loja seja um grande playground e a criança tenha autonomia para escolher e provar o produto que desejar. O trabalho contou com métodos de pesquisa aplicada, exploratória e qualitativa, em conjunto com a metodologia de projeto para design de interiores.Item Dormir, brincar, guardar: desenvolvimento de mobiliário multifuncional para dormitório infantil(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-02-23) Mendes, Mirtis Karolayne Alves; Silva, Roseane Santos da; Leão, Tharcila Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/7071084155266198; Teles, Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398Mobiliário multifuncional - também chamado de móvel ou mobília - é um modelo de produto que possui mais de uma função, cujo uso pode ser partilhado por diferentes indivíduos ou não. Observando-se a redução dos espaços nas moradias atuais e a importância do desenvolvimento da criança, o objetivo central do trabalho é abordar e explorar sobre o tema da multifuncionalidade aplicada ao mobiliário infantil no ambiente quarto, que tem como principais funções explorar as atividades destinadas para o dormir, brincar e guardar. Propõe-se, assim, apresentar e analisar a influência baseada nas formas, cores, estilo, conceito, ergonomia e segurança no móvel. O trabalho contou com métodos de pesquisa teórica e aplicada, com abordagem qualitativa; concepções de Montessori, com comentários e reflexão teórica objetivando buscar a compreensão do mobiliário lúdico e funcional para faixa etária e sua influência no processo de desenvolvimento da criança. Além disso, como método projetual utilizaram-se as concepções de Löbach no processo de desenvolvimento criativo e resolução de problemas deste projeto. Como resultado final apresenta-se o projeto de um mobiliário multifuncional que explora o mundo lúdico e encantado da criança.Item Os ecos das correntes: a historiografia e as narrativas da resistência em Penedo(Al)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-06) Silva, Jéssica Luiza Correia da; Marpin, Ábia; http://lattes.cnpq.br/2176062787929239; Silva, Geice Queila de Lima; http://lattes.cnpq.br/1473328210731668; Silva, Amaro Hélio Leite da; http://lattes.cnpq.br/0318967074428573O presente trabalho possui como objetivo discutir e problematizar as histórias contadas popularmente sobre a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, localizada na cidade de Penedo (AL). Muitas foram as narrativas encontradas acerca da construção e dos significados sociais dessa igreja, contudo, uma dessas narrativas se estabeleceu como a mais aceita por parte da sociedade e pelos intelectuais penedenses. Visto que parte considerável destes relatos encontrados durante a pesquisa apontam a igreja como um espaço de resistência à escravidão e à inquisição, um dos eixos analíticos da investigação serão os efeitos da construção e da circulação dessas narrativas. A Igreja de Nossa Senhora da Corrente é narrada pelos guias turísticos da cidade como um espaço que serviu de refúgio aos indivíduos negros que estavam escapando da situação de escravização no território de Penedo (AL). Segundo documentos que encontramos no Museu Casa do Penedo, a construção da igreja foi iniciada por volta de 1720, tendo sido concluída no início do século XIX pela família Lemos, apontada como uma família branca e abastada, ainda segundo esses documentos, que contribuiu para a construção da igreja. A igreja apresenta um detalhe bem particular em sua arquitetura: uma passagem em uma das paredes ao lado do altar, onde, de acordo com a narrativa dos guias turísticos e também de documentos do museu, eram escondidas as pessoas que estavam em situação de fuga da escravização.Na historiografia, a narrativa popular é reproduzida. Segundo Nilo Sérgio Pinheiro (1997), estas pessoas ficavam escondidas ali até que fosse possível conseguir cartas de alforria falsificadas, e assim “chegavam à cidade na esperança de embarcar para o sul do país e, com isso, ganharem uma vida diferente e distante dos açoites e de perversidade de seus antigos senhores” (1997, p. 06). A seguir, as narrativas populares e turísticas existentes na cidade serão listadas e problematizadas, a partir de uma questão norteadora: elas podem atuar como fortalecedoras de um pensamento colonialista e racista, que coloca o homem branco na posição de bondoso e caridoso e que coloca o negro na posição de alguém que precisa ser salvo? Essa questão considera as narrativas turísticas como o resultado da ausência de reflexão sobre os efeitos dos discursos construídos baseados no racismo.Item Estratégias metodológicas ativas para o novo ensino médio com adoção da educação híbrida(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-22) Neves, Viviana Marta; Montes, Valéria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Silva, Adriana Thiara de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276O presente estudo tem como objetivo geral refletir sobre o ensino híbrido e as estratégias e metodologias ativas como importantes propostas pedagógicas frente às demandas tecnológicas atuais para o novo ensino médio; além de objetivos específicos como: identificar estratégias metodológicas ativas que impacte positivamente no processo de aprendizado dos discentes no ensino remoto emergencial; incentivar que professores e alunos desenvolvam a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa; apresentar os referenciais educacionais sobre as metodologias ativas, abordar como a educação híbrida pode utilizar as metodologias ativas em sala de aula, possibilitando que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais efetivo na vida escolar do estudante. Para seu desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa em artigos publicados nos últimos dez anos, compreendendo os anos 2012 a 2022, e a aplicação de um questionário com pedagogas que coordenam equipes de professores no Ensino Médio e Técnico para compreendermos como as escolas e os docentes estão sendo preparados para lidar com as tecnologias ativas em sala de aula. Observou-se que o ensino híbrido e a presença das novas tecnologias já são uma realidade nas escolas pesquisadas, porém é fundamental um maior investimento em formação continuada dos professores e equipamentos tecnológicos para que as metodologias ativas sob intermédio das novas tecnologias da informação e da comunicação – TICs sejam rotineiros no ambiente educacional.Item "Farinha nossa de cada dia!": mandiocultura e relações de trabalho Xukuru-Kariri no Posto Indígena Irineu dos Santos 1952-1967)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-05-12) Rocha, Adauto Santos da; Silva, Amaro Hélio Leite da; http://lattes.cnpq.br/0318967074428573; Almeida, Luiz Sávio de; http://lattes.cnpq.br/3602986631837365; Peixoto, José Adelson Lopes; http://lattes.cnpq.br/0073629440988196Em 1952, o Serviço de Proteção aos Índios (SPI), por intermédio de agentes estatais, lideranças indígenas e aliados ligados à Igreja Católica Romana e a outras instuições, reconheceu etnicamente o povo indígena Xukuru-Kariri e adquiriu uma faixa de terras em Palmeira dos Índios, município do Agreste/Semiárido de Alagoas, culminando na formação da Aldeia Fazenda Canto. O SPI atuou naquela região até 1967, representado pelo Posto Indígena Irineu dos Santos. A partir de então, as ações indigenistas do Estado tornaram-se responsabilidade da Fundação Nacional do Índios (FUNAI). Portanto, nesse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), discutimos as relações trabalhistas envolvendo os indígenas Xukuru-Kariri e o Estado brasileiro durante a atuação do SPI, centrando em experiências indígenas na casa de farinha e nas plantações de mandioca da Aldeia Fazenda Canto ao longo do período anteriormente mencionado, buscando refletir sobre as diversas formas de exploração da mão de obra indígena e de como um estudo sobre as atuações Xukuru-Kariri na mencionada unidade produtora poderia revelar outras faces dos mundos do trabalho na segunda metade do século XX. Para tanto, realizamos pesquisas documentais em diversas instituições, com destaque para o acervo do Museu do Índio (Rio de Janeiro); acervo do Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas (GPHIAL) e acervo Carlos Estevâo de Oliveira, pertencente ao Museu do Estado de Pernambuco (MEPE). Dialogando com uma bibliografia que reconhece os ativos papéis ocupados pelos povos indígenas na História, acreditamos que esse texto contribue para revelar contextos históricos que foram, por muito tempo, esquecidos por historiadores e especialistas no tema.Item Flora de Alagoas: Paullinia L.(Sapindaceae)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-05-27) Souza, Maria Helena Nascimento de; Freire, Genise Vieira; Correia, Maria Lausanne Damasceno; http://lattes.cnpq.br/6602158987512253; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422Sapindaceae é uma família com grande diversidade, contando com aproximadamente 1900 espécies, sendo amplamente distribuídas em climas tropicais e subtropicais. No Brasil, ocorrem 436 espécies e 26 gêneros, com alto endemismo nas florestas Atlântica e Amazônica. O gênero Paullinia L., objeto do presente estudo, é um dos maiores grupos desta família, composto atualmente por 220 espécies, as quais se diferenciam principalmente pela morfologia diversa de seus frutos cápsulas. O estudo foi realizado no estado de Alagoas, localizado na região nordeste, que apresenta sua vegetação distribuída em três mesorregiões: o Leste, o Agreste e o Sertão Alagoano. Este estudo teve como objetivo principal elaborar a Flora de Paullinia para o estado de Alagoas, enriquecendo o conhecimento acerca da família Sapindaceae e da flora do estado. Para realização deste trabalho foram efetuadas coletas em diversas regiões do estado de Alagoas, análises de materiais herborizados depositados no herbário MAC, além de consulta em herbários virtuais do Reflora, JABOT e Specieslink. Foram registradas 10 espécies para o gênero na área de estudo: Paullinia carpopoda Cambess., P. elegans Cambess., P. micrantha Cambess., P. pinnata L., P. pseudota Radlk, P. revoluta Radlk., P. rhomboidea Radlk., P. rubiginosa Cambess., P. trigonia Vell. e P. weinmanniifolia Mart. São apresentadas chave de identificação, descrições, distribuição geográfica, ilustrações e comentários taxonômicos das espécies.Item Formação Histórica do Turismo em Marechal Deodoro: os festivais de verão na década de 1970(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-17) Vicente, Tâmisa Ramos; Machado, Fabiano Duarte; http://lattes.cnpq.br/2063267245239005; Bianchetti, Thiago Angelin Lemos; http://lattes.cnpq.br/0569269372564048; Vasconcelos, Daniel Arthur Lisboa de; http://lattes.cnpq.br/0631131330512728O presente artigo tem como objetivo discutir um momento pontual da formação histórica do desenvolvimento do turismo no município de Marechal Deodoro, localizado a 30 quilômetros de Maceió, Capital de Alagoas. Portanto, nesta pesquisa, buscou-se compreender as contribuições dos Festivais de Verão para o desenvolvimento da atividade turística no município deodorense, traçando marcos das políticas públicas de governo ocorridas na década de 1970. Para tanto utilizamos metodologia de cunho exploratório e descritivo, realizando uma revisão bibliográfica e a realização de uma entrevista com uma das organizadoras no evento, com a intenção de reconstruir os caminhos percorridos pelos eventos ligados ao Turismo no município durante o período estudado. Percebeu-se portanto que a forma com que esses eventos foram realizados no município, que não houve envolvimento da comunidade local, sobre os caminhos a serem seguidos tanto nas ações culturais quanto turísticas, deixando a população de Marechal Deodoro como mero observador, em um papel de passividade às atividades realizadas.Item Funcionalidade e afetividade: estudo preliminar de uma cozinha pós - pandemia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-04-09) Farias, Marcella Flávia Araújo de; Teles, Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398; Lira, Iolita Marques de; http://lattes.cnpq.br/1659875045337834; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003A presente pesquisa tem como objetivo a elaboração do estudo preliminar de uma cozinha residencial e área de serviço, a fim de assegurar, dentro do contexto pandêmico, os atributos da funcionalidade, da praticidade e da segurança, bem como considerar os desejos e as necessidades do cliente e ressaltar, neste espaço, sua identidade. O trabalho contou com métodos de pesquisa aplicada, exploratória e qualitativa, juntamente com a metodologia de projeto de Design de interiores para sua elaboração. Contém um breve histórico sobre as cozinhas residenciais e sua evolução ao longo da história e o papel do Design de Interiores na ambientação destes espaços em um contexto pandêmico.Item A gamificação como alternativa para utilização dos smartphones no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-29) Marques Neto, Francisco Assis; Alves, Carlos Henrique Almeida; http://lattes.cnpq.br/4002100121572984; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho apresenta uma alternativa à utilização dos smartphones no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio. Discute os principais aspectos da Gamificação com relação ao interesse de maior engajamento dos alunos na componente curricular. Reflete acerca das informações de oferta de recursos tecnológicos na educação básica divulgadas pelo Ministério da Educação do Brasil. Estima o impacto orçamentário à implementação do smartphone como recurso tecnológico educativo no ensino público básico (Fundamental e Médio) em Alagoas. Destaca as informações disponíveis em organismos internacionais concernentes à educação de alta qualidade com o emprego de tecnologia digital. Expõe a média estimada de alunos por computador, em uma perspectiva local, no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino no Estado de Alagoas. A investigação incluiu pesquisa experimental aplicada a 79 (setenta e nove) alunos da 3ª série do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Alagoas. Corroborado por uma abordagem qualiquantitativa, a pesquisa analisou, por intermédio de um programa computacional e de atividade impressa, as especificidades de desempenho e comportamento dos alunos em contextos de ensino-aprendizagem digital gamificado, bem como em situações de ensino-aprendizagem tradicionais. O estudo indica parâmetros sobre uma educação de alta qualidade, com tecnologia acessível e custos reduzidos.Item Uma luminária à luz de velas para iluminar, decorar e sentir(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-12) Aquino, Maria Suely Cavalcante de; Cavalcante, Miquelina Rodrigues Castro; http://lattes.cnpq.br/2940146787639880; Silva, Roseane Santos da; http://lattes.cnpq.br/1454466436862393; Teles, Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398O consumo excessivo de energia nas grandes cidades para o desenvolvimento das atividades do dia a dia é uma questão retratada em diversos estudos, havendo um incentivo ao uso consciente da luz elétrica, principalmente no que se refere a iluminação dos ambientes internos. Este trabalho teve como principal objetivo elaborar uma luminária à luz de vela que pudesse de maneira funcional e prática, iluminar e perfumar parcialmente o lugar e ainda compor o espaço interior com sua textura, cor, história e sensações, promovendo bem-estar ao usuário. Com este contexto, foi desenvolvido o levantamento histórico da vela que, com o passar do tempo, deixou de ser um elemento iluminador, sendo atualmente também considerado decorativo e acolhedor. Além disso, foi desenvolvida pesquisa de campo para levantar as sensações e percepções dos usuários que utilizam velas artesanais, cujo estudo complementar foi primordial para a compreensão e interpretação de comportamentos e experiências. A última etapa foi a elaboração do produto Luminária à luz de vela, cujo processo criativo, que resultou no seu devido desenvolvimento, foi baseado no método de Löbach, possibilitando a geração de alternativas, que definiu a relação entre as funções práticas, estéticas e simbólicas da luminária. Por sua vez, o presente trabalho traz uma importante reflexão sobre as implicações do uso excessivo da luz elétrica e da consequente necessidade de reduzir a luminosidade do ambiente no período noturno, incentivando a discussão do tema para novas pesquisas.