TCC Sistemas de Informação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Sistemas de Informação por Departamento "Campus Arapiraca"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Conecta: uma plataforma web para transformar desafios em oportunidades na colaboração entre empresas e meio acadêmico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-13) Cardoso, Thiago Gazaroli; Souza, Tarsis Marinho de; http://lattes.cnpq.br/9808563385937929; Souza, Tarsis Marinho de; http://lattes.cnpq.br/9808563385937929; Tenório, Fernando Antonio Guimarães; http://lattes.cnpq.br/0678507623542382; Escarpini, Maria Cristina Tenório Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7517488817484840À medida que a sociedade avança, novos desafios, cada vez mais complexos, são evidenciados e, com isso, uma interação mais estreita entre Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICT) e o setor produtivo torna-se mais necessária. No entanto, apesar dos diversos benefícios decorrentes da colaboração entre Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICT) e o setor produtivo, ainda existem diversos obstáculos a superar para a efetivação desse estreitamento nas relações. Esses desafios prejudicam não apenas a eficácia da colaboração, mas também constituem entraves significativos que comprometem a qualidade dos processos e dos projetos desenvolvidos conjuntamente. Nesse sentido, Leonardo et al. (2020) tratam, como ponto de discussão, a necessidade de um meio integrador (uma plataforma) que consiga otimizar o contato e as interações entre ICTs e corporações, atuando como recurso facilitador de comunicação e, consequentemente, garantindo que todos os benefícios dos PD&I alcancem as ICTs, as empresas e a sociedade. Desse modo, é proposto neste trabalho uma plataforma digital: o Conecta. A solução proposta consiste em uma vitrine digital dinâmica que tem como objetivo conectar os principais atores de um ecossistema de inovação: as ICTs, o setor produtivo e o governo, a qual será um espaço que não apenas busca estreitar as relações entre empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), mas também reduzir o tempo para alocação de mão de obra qualificada no setor produtivo.Item Desenvolvimento de sistema IoT para monitorar vagas em estacionamentos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-15) Leandro, José Henrique Sousa; Pereira, Renata Imaculada Soares; http://lattes.cnpq.br/2890029245911291; Tenório, Fernando Antonio Guimarães; http://lattes.cnpq.br/0678507623542382; Jucá, Sandro César Silveira; http://lattes.cnpq.br/0543232182796499O objetivo deste trabalho é trazer informações sobre uma solução digital para organizar um estacionamento fechado, com o intuito de desenvolver uma aplicação que facilite o processo de estacionamento de um veículo, utilizando a Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), entre outras ferramentas tecnológicas. O sistema IoT proposto permite monitorar a disponibilidade de vagas em um estacionamento para o cliente, trazendo praticidade na hora de procurá-las, promovendo segurança para o usuário, já que ele consegue ver se o veículo ainda está estacionado ou não, e credibilidade para a contratante do aplicativo, por oferecer todos esses serviços. Utilizando conhecimentos em linguagem de programação para o desenvolvimento do sistema e da Application Programming Interface (API), o sistema embarcado comunica-se com um banco de dados, traduzindo-as para que o objetivo principal do sistema seja alcançado, sendo assim, cada informação passada por essas tecnologias deve ser tratada com cuidado, pois está sob a responsabilidade do sistema passar a informação precisa para o usuário. Por fim, o sistema IoT baseado em ESP32 e que monitora as vagas através de sensores ultrassônicos, apresenta através de um aplicativo, se as vagas em estacionamentos estão disponíveis ou não e qual a localização destas.Item Desenvolvimento de uma solução para análise e visualização de dados de notificações compulsórias de violência doméstica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-13) Alves, Bianca Nicoly Amorim de Castro; Souza, Tarsis Marinho de; http://lattes.cnpq.br/9808563385937929; Silva, Cledja Karina Rolim da; http://lattes.cnpq.br/1770216488772332; Escarpini, Maria Cristina Tenório Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7517488817484840A área da saúde enfrenta desafios significativos relacionados ao manejo de grandes volumes de dados, muitas vezes não tratados de maneira adequada. Visando auxiliar na análise e tratamento dos dados, este trabalho propõe uma solução para a análise e visualização de dados das notificações compulsórias de violência doméstica, buscando oferecer suporte à tomada de decisão das autoridades diante dessa ocorrência. O objetivo central do trabalho é realizar uma análise de dados e desenvolver uma solução para visualização de dados, capaz de auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde Arapiraca e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) na tomada de decisão e na criação de planos de ação e políticas públicas para o combate dessa incidência. Após o tratamento de dados e o levantamento de requisitos foi possível desenvolver uma aplicação baseada nos conceitos do storytelling. Como resultado, houve a implementação de gráficos e de um mapa geográfico, contribuindo para o monitoramento dos dados e para a formulação de políticas públicas.Item Marvin: um chatbot para auxílio à comunidade do IFAL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-22) Leandro, Jonas Sousa; Silva, Cledja Karina Rolim da; Menezes, Douglas; Souza, Tarsis Marinho deA quantidade crescente de dados vem agravando o problema da procura de informação, pois, em sua maioria, são dados textuais, não estruturados e dispersos em várias fontes. Neste contexto, este trabalho propõe o uso de um chatbot para melhorar a experiência do usuário ao buscar por informações relacionadas ao IFAL campus Arapiraca. Este estudo descreve uma revisão bibliográfica por trabalhos semelhantes, o desenvolvimento da aplicação e o teste com os usuários. Para o desenvolvimento da aplicação, batizado de Marvin, foi realizada a leitura de projetos pedagógicos, instruções normativas, páginas na internet para o cadastramento de informações no chatbot. Além do estudo de frameworks e ferramentas. Os testes tiveram o objetivo de avaliar o uso e aceitação do chatbot criado, que de acordo com os resultados, foi bem aceito pela comunidade, sendo uma solução interessante para acesso à informação.Item Teramusic: um site automatizado para melhoria sa saúde através da musicoterapia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-03-28) Neves, Wallisson Rony de Magalhães; Tenorio, Fernando Antonio Guimaraes; http://lattes.cnpq.br/0678507623542382O presente trabalho teve como objetivo realizar testes a fim de provar que a junção de músicas e batidas binaurais (uma das linhas de estudo da musicoterapia) tem a capacidade de melhorar o estado emocional de um voluntário que esteja sentindo alguma emoção negativa. Resultados obtidos a partir da realização de testes com 70 alunos do Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, de ambos os sexos, com idade variando de 14 a 19 anos, mostraram que a junção proposta aumentou a quantidade de participantes com estados emocionais positivos de 27,1% a 90% e reduziu a quantidade de participantes com estados emocionais negativos de 72,9% a 10%.Item Toth: geração de código baseada na arquitetura de portas e adaptadores em Golang(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-13) Santos, Gabriel Soares da Silva; Souza, Tarsis Marinho de; http://lattes.cnpq.br/9808563385937929; Silva, Bruno Rafael Ferreira Souza Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/0776873072068195; Soares, Elvys Alves; http://lattes.cnpq.br/6415531537733982Em um cenário de busca incessante por soluções tecnológicas, a rapidez no desenvolvimento de software é crucial. Contudo, um processo acelerado sem a devida atenção e que possui problemas de planejamento pode comprometer a manutenção e a qualidade do software, gerando problemas como a inserção de complexidade acidental, o atraso de entregas e a inutilização do produto a longo prazo. A geração de código baseada em modelo apresenta-se como um fator atenuante da problemática, uma vez que promove a aceleração do processo de desenvolvimento, mantendo o código padronizado, reduzindo a inserção de erros humanos e promovendo a adoção de boas práticas de software. Este trabalho concentra-se na pesquisa e desenvolvimento de uma ferramenta para a geração de código em linguagem Go, integrando-a à arquitetura de portas e adaptadores, representando uma contribuição significativa para a pesquisa em geração de código. A proposta visa oferecer uma solução prática e eficaz, enquanto também se esforça para otimizar a eficiência e escalabilidade do processo, aprimorando ainda mais a aplicabilidade da ferramenta desenvolvida.Item Trabalhando o pensamento computacional em alunos com deficiência visual(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-15) Silva, Miguel Márcio Magalhães; Silva, Cledja Karina Rolim da; http://lattes.cnpq.br/1770216488772332; Silva, Cledja Karina Rolim da; http://lattes.cnpq.br/1770216488772332; Barbosa, Anderson Felinto; http://lattes.cnpq.br/5590648222014479; Ferreira, Diogo Sarmento; http://lattes.cnpq.br/6673430404078107Este projeto se concentra na aplicação do pensamento computacional e da lógica de programação para pessoas com deficiência visual, visando desenvolver uma aplicação de aprendizado acessível. Com o uso de blocos físicos 3D previamente desenvolvidos e QR codes, a aplicação oferece uma interface acessível e interativa, permitindo que os usuários montem algoritmos de forma tangível e passo a passo. Tudo isso está em conformidade com as diretrizes de acessibilidade web, proporcionando uma experiência adaptada para dispositivos móveis e leitores de tela. Após a implementação, foi realizada uma avaliação detalhada para analisar a eficácia da ferramenta. Este trabalho destaca os resultados dessa avaliação, bem como os aprendizados obtidos durante o desenvolvimento. O foco está na aplicabilidade prática da ferramenta no ensino de lógica de programação para pessoas com deficiência visual, com o objetivo de proporcionar uma experiência de aprendizado acessível e eficaz. Os resultados demonstraram que a ferramenta traz benefícios significativos para a aprendizagem de programação por parte das pessoas com deficiência visual, não apenas garantindo a inclusão desses alunos, mas também enriquecendo a qualidade do ensino como um todo.