TCC Educação e Meio Ambiente
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Educação e Meio Ambiente por Área do Conhecimento "OUTROS"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Comitê da bacia da região hidrográfica do rio Piauí: o processo de educação ambiental e envolvimento da comunidade(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-20) Araujo, Maria Elza Messias Soares de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Santos, Gilson Oliveira dos; http://lattes.cnpq.br/9220817099269462; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567O presente artigo apresenta uma discussão sobre os impactos das ações de educação ambiental desenvolvidas pelo Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Rio Piauí Alagoas, e seu envolvimento na comunidade local. O trabalho foi elaborado a partir de levantamento bibliográfico em livros, artigos científicos, dissertações e teses, como também pela análise documental em Atas de reuniões do Comitê e relatórios obtidos em visitas de campo em escolas, secretarias e instituições, a fim de identificar quais foram as ações em educação ambiental e como ocorreram. A partir destes procedimentos, buscou-se refletir sobre o processo da educação ambiental e o envolvimento da comunidade com o objetivo de contribuir para uma discussão teórico-metodológica das ações de educação ambiental desenvolvidas pelo Comitê, incorporando o plano da esfera pública como palco das ações da educação ambiental. A percepção obtida é que o Comitê do rio Piauí trata as ações de educação ambiental a partir da problematização do relacionamento da comunidade local com os recursos hídricos. Mas, apesar de ter realizado parceria com algumas instituições, tem dificuldades de realizar suas ações de educação ambiental em decorrência da falta de apoio dos gestores municipais e instituições componentes na bacia, o que interfere na proteção dos recursos hídricos e afasta a comunidade dos espaços de discussão e decisão.Item O papel de transformação da educação ambiental no âmbito escolar : um estudo de caso no município de Campo Alegre - AL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-23) Freitas, Kahoma Cristina de Melo; Machado, Fabiano Duarte; http://lattes.cnpq.br/2063267245239005; Teles, Rikartiany Cardoso; http://lattes.cnpq.br/0327790201297951; Cruz, Rennisy Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9301577797069422; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128Esse trabalho mostra a importância de trabalhar a educação ambiental na educação básica. Foi desenvolvido com informações e dados obtidos através do projeto promovido na Escola Professora Zenobia pertencente a rede municipal de ensino de Campo Alegre que ocorreu durante o ano de 2022. O objetivo foi enfatizar a temática dos resíduos sólidos, trabalhando a educação ambiental e o esclarecimento aos alunos, professores e funcionários das escolas sobre a importância da reciclagem, dando destaque à coleta seletiva, através de atividade prática da coleta de papel, plástico e metal gerados pela comunidade escolar. O projeto buscou analisar a importância de tratar a Educação Ambiental nas escolas para preparar cidadãos mais preocupados com as questões ambientais, contribuindo assim para preservação do meio ambiente.