TCC Letras-Português
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Navegando TCC Letras-Português por Área do Conhecimento "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA"
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Item Concepções pedagógicas que orientam um livro didático da Língua Portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-10) Oliveira, João José Ferreira de; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968ste trabalho apresenta uma análise das concepções pedagógicas que orientam um livro didático de língua portuguesa do 8º ano do ensino fundamental, constatando a predominância, bem como as adjacentes tendências sobre as quais os conteúdos e propostas de atividade alicerçam-se, para orientar o processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende investigar a corrente pedagógica predominante num livro didático de Língua Portuguesa do 8º ano do ensino fundamental, bem como analisar suas concepções de leitura e gramática e ainda discutir/sugerir propostas de atividades às presentes no livro; verificar se os livros didáticos seguem determinada tendência pedagógica. Isso será feito através da análise de um capítulo do livro didático do oitavo ano do ensino fundamental Português: linguagens – 8º ano. Pautamos nossa observação predominantemente em torno da análise e categorização dos exercícios, conforme a categorização presente em Libâneo (2006), as concepções de leitura de Freire (1989), a BNCC (2017) e a Matriz de Referência (2021). Utilizamos na abordagem metodológica a pesquisa descritiva. Os itens analisados revelaram que o referido livro didático encontra-se pautado nas pedagogias conservadoras. Há sugestões de caminhos a trilhar, a fim de evitar o tradicionalismo. Há também reflexões a respeito da intenção na elaboração de tal livro didático.Item Conto Etiológico : um gênero distinto que estima a imaginação, a leitura e escrita(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-08-21) Tcham, Kelly Jane da Silva; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho de conclusão de curso surge a partir das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Senta que lá vem a história”, fomentado pelo Instituto Federal de Alagoas, tendo como proposta o incentivo à leitura entendida como basilar para o processo de formação da criança leitora e como um excelente aparato didático de inserção à literatura, uma vez que o mesmo foi percebido como capaz de mostrar o universo literário de modo prazeroso. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do conto etiológico no processo de incentivo a leitura e a produção textual para as crianças de seis a doze anos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, que consiste em analisar o tema, identificando os fatores que contribuem para a aprendizagem das crianças do projeto. Buscamos analisar, à luz dos estudos do texto literário, a importância do conto etiológico no incentivo à leitura e produção textual das crianças integrantes do projeto por meio do gênero conto. Para tanto, valemo-nos das reflexões de autores que tratam da importância da leitura literária por meio do gênero em questão, a saber: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcuschi (2002), entre outros. Na conclusão do estudo, observou-se o quanto o uso conto etiológico pode ser eficaz para auxiliar as crianças a despertar o interesse e o prazer pela leitura e o estímulo à produção textualItem Uma reflexão à luz do letramento crítico sobre produções textuais desenvolvidas por alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola pública estadual de Maceió(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-12-20) Santos, José Robson dos; Agra, Christiane Batinga; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; ttp://lattes.cnpq.br/3662242058929178 Endereço; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554O presente trabalho é um estudo de caso de abordagem qualitativa que tem como objetivo geral compreender uma experiência de trabalho com produções textuais de alunos do Ensino Médio, à luz do letramento crítico. Uma investigação norteada pela seguinte questão: quais as dificuldades e avanços linguísticos e culturais que permeiam e conduzem as produções dos alunos? Participaram do estudo 4 alunos de ambos os sexos na faixa etária de 15 a 19 anos e 1 professora de 57 anos (amostra). Os instrumentos e técnica usados para coleta e tratamento dos dados foram a entrevista semiestruturada, a observação sistemática e a análise textual discursiva. Os resultados evidenciam que os alunos conseguiram discorrer sobre os temas de forma simples e singular tanto no formato do texto quanto na disposição das ideias. Constata-se assim, que mesmo diante das limitações morfossintáticas e contextuais existentes, reflexo do distanciar entre a língua culta/padrão e a língua viva em uso presentes em seus nichos sociais, os alunos do Ensino Médio são seres linguísticos e culturais em potencial, capazes de escrever de forma coerente e objetiva sobre os fenômenos da realidade, principalmente se forem conduzidos por práticas discursivas produtoras de sentidos. Portanto, acredita-se que seja possível incutir, cultivar e desenvolver a arte de produzir textos nos jovens nas aulas de Língua Portuguesa