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Navegando Produtos Educacionais por Área do Conhecimento "CIENCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO"
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Item Do digital ao real: modelagem 3D e prototipagem maker na eletrotécnica(2025-04-09) Alcantara, Eurlles Canuto deA sequência didática aborda a educação na era digital, destacando metodologias ativas como ferramentas essenciais para o ensino moderno. A Cultura Maker é enfatizada como uma abordagem prática para o desenvolvimento de habilidades, apoiada pela implementação de laboratórios Maker no ensino federal. Além disso, são discutidos os desafios e soluções das metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a importância da sequência didática no ensino. O segundo módulo revisa conteúdos fundamentais, como os componentes básicos de circuitos elétricos, geração de energia eólica e conversão de movimento em eletricidade. Também aborda o desenho 2D como base para projetos técnicos e o funcionamento de impressoras 3D. No terceiro módulo, os alunos aprendem a modelagem 3D utilizando o Tinkercad, desde a criação da base até o design das pás do microaerogerador. O quarto módulo foca na materialização do projeto, detalhando o funcionamento da impressora 3D, a troca de filamento, a calibração da mesa de impressão e o processo de fatiamento para impressão. Por fim, no quinto módulo, os alunos conectam os componentes eletrônicos ao aerogerador, testando a conversão da energia eólica em eletricidade. O objetivo final é construir um microaerogerador funcional utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.Item Sequência Didática: Book Trailer como instrumento didático de fomento à leitura(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-05-25) Santos, Verônica Ribeiro dosEste material educativo foi desenvolvido como parte de uma pesquisa voltada à educação profissional e tecnológica (EPT), com o objetivo de apresentar o book trailer como uma proposta metodológica inovadora e significativa para o ensino de literatura no ensino médio integrado. Ancorado em metodologias ativas de aprendizagem, o uso do book trailer favorece a articulação entre linguagem verbal, não verbal, recursos audiovisuais e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), promovendo o desenvolvimento da competência leitora em sua dimensão crítica, criativa e multimodal. Inspirado na lógica dos trailers cinematográficos, o book trailer consiste em um vídeo curto, que sintetiza elementos essenciais de uma obra literária por meio da fusão entre texto, som e imagem (Voigt, 2013; Grøn, 2014; Vollans, 2016). Longe de ser uma simples adaptação visual, trata-se de uma tradução intersemiótica (Jakobson, 1973; Diniz, 1998), que permite aos estudantes sintetizarem e reinterpretarem narrativas literárias em uma nova linguagem, exercitando a leitura, a análise estética e a produção criativa (Almeida, 2019). Essa prática mobiliza múltiplos modos de significação — visual, verbal, sonoro e cinético — e contribui para o fortalecimento dos multiletramentos (Rojo, 2009, 2012; Araújo, 2024), tornando a literatura mais acessível, atual e conectada à realidade dos estudantes. A proposta desta sequência didática é, portanto, descrever o modo de estruturação das seis oficinas, nas quais o gênero book trailer é apresentado e trabalhado como instrumento de mediação literária e leitora. O percurso inclui desde o contato com a obra literária até a criação final do vídeo, passando por atividades de leitura, análise, roteirização, gravação e edição. Nesse processo, buscase despertar o interesse dos estudantes pela leitura literária, ampliar a compreensão textual e promover a apropriação das tecnologias como ferramentas de expressão estética e de construção de sentidos. Ao incorporar o book trailer como prática pedagógica, a sequência didática busca promover a integração entre os conhecimentos da linguagem e o domínio das tecnologias digitais, respeitando os diferentes repertórios socioculturais dos estudantes e potencializando sua capacidade de expressão crítica e criativa. Nesse sentido, a leitura literária não é apresentada apenas como uma obrigação curricular, mas como uma experiência formativa capaz de mobilizar sentidos, afetos e visões de mundo por meio da articulação entre literatura e multimodalidade. Em sintonia com os princípios da EPT, esta proposta considera os estudantes como sujeitos ativos da aprendizagem, valorizando suas vivências culturais e seus repertórios digitais. Ao criar book trailers, os discentes não apenas interpretam obras literárias, mas também ressignificam a leitura a partir de suas próprias experiências, em um exercício de autoria, crítica e sensibilidade. O uso do book trailer, nesse contexto, se mostra um recurso potente para integrar literatura, tecnologia e cultura digital, aproximando o universo escolar da linguagem midiática que circula no cotidiano juvenil. Por meio dessa abordagem, o ensino da literatura assume uma dimensão mais significativa, formativa e libertadora — capaz de fomentar leitores críticos e produtores de sentidos no mundo contemporâneo.