TCC Gestão Ambiental
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Navegando TCC Gestão Ambiental por Área do Conhecimento "CIENCIAS AGRARIAS"
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Item Agregados do solo e índices de agregação em áreas de vegetação nativa, agricultura e pastagem no semiárido de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-06) Silva, Ayanna Araujo; Maia, Stoecio Malta Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6110419050119583; Calheiros, Altanys Silva; http://lattes.cnpq.br/9353777923030637; Medeiros, Aldair de Souza; http://lattes.cnpq.br/7861355880079380A expansão das atividades agropecuárias com manejo convencional na região semiárida do Brasil associado com as características intrínsecas do solo dessa região, pode influenciar de forma direta ou indireta a agregação do solo e, consequentemente, o armazenamento de carbono orgânico no solo (COS). Desse modo, o objetivo com o este trabalho foi avaliar os impactos promovidos pelos sistemas convencionais de uso da terra (agricultura e pastagem) sobre a estabilidade dos agregados de diferentes tipos de solos nos municípios de Traipu e Santana do Ipanema, localizados no semiárido do estado de Alagoas. Foram coletadas amostras de solo nos municípios de Traipu e Santana do Ipanema. No total foram amostradas quatro áreas. Em cada umas das áreas foram coletadas amostras em três trincheiras (repetições) em diferentes profundidades. A análise de estabilidade de agregados em água foi realizada utilizando o equipamento agitador de Yoder, e posteriormente, foram calculados os índices de agregação do solo: diâmetro médio ponderado, diâmetro médio geométrico, índice de estabilidade e índice de instabilidade. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANOVA) pelo teste F. As diferenças entre as médias foram testadas mediante o teste de Tukey (p<0,05). Os resultados demostraram que o sistema de pastagem com menos tempo (4 anos) apresentaram menores quantidades de macroagregados (diâmetro >2,00 mm), e maiores distribuição de mesoagregados (diâmetro de 2,00 e 0,25mm) e microagregados (diâmetro < 0,25 mm) em comparação a mata nativa e as demais pastagens. Os valores do IS revelaram que o sistema agrícola com 47 apresenta condições físicas do solo mais próximo da sua forma natural nas camadas mais profundas do solo.Item Estudo de caso: mapeamento dos fragmentos de Mata Atlântica na fazenda Bento Moreira em Boca da Mata - Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-07) Lima, Alan Douglas Fernandes de; Silva, Pedro Guilherme Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/3844758515992699; Bastos, Adelmo Lima; http://lattes.cnpq.br/6125212623471598; Souza, Felipe Carvalho Olegário de; http://lattes.cnpq.br/0755590702540629O Bioma Mata atlântica, de acordo com a fundação SOS Mata atlântica encontra – se em sua grande parte degradado no Brasil, por isso se fez necessária a aplicação deste trabalho afim de preservar e conservar este bioma tão rico em biodiversidade. O tema deste trabalho é: Estudo de caso: mapeamento dos fragmentos de mata atlântica na fazenda Bento Moreira - Boca da Mata - Alagoas. E como objetivos específicos, identificar quais áreas estão em equilíbrio (clímax), verificar se há degradação nos fragmentos de mata e apontar quais estão mais degradados, detectar qual área de mata possui maior biodiversidade e por fim implantar boas práticas ambientais na fazenda. Para pôr em prática os objetivos deste trabalho foram realizados algumas visitas técnicas ao local de estudo para coletar dados e levantar informações a respeito dos fragmentos de mata atlântica. Em seguida, foi constatado que todos os fragmentos de mata da fazenda estão em bom estado de conservação. Por fim, foram implementadas algumas das boas práticas ambientais na fazenda para conservar ainda mais os recursos naturais da localidade, uma vez que, não ocorrendo as boas práticas, poderão surgir algumas atividades econômicas que gerariam impactos ambientais indesejáveis.Item Implantação de um sistema de captação de águas pluviais para fins não-potáveis na escola municipal Rui Palmeira em São Miguel dos Campos – Al(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-05-25) Correia, Jefferson Kleyton dos Santos; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Machado, Bruna Maria Ferrari; http://lattes.cnpq.br/3612552671884286; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843O tema em questão traz um projeto de implantação de um sistema de captação e utilização de águas pluviais, abordando dois fatores consideráveis, sendo eles a importância da preservação dos recursos naturais, em específico a água doce e potável e a importância da utilização da água da chuva para fins não potáveis, todavia que essa água tem baixo custo de armazenamento, tornando-se útil para diversas funções, tal como jardinagem, descargas e lavagem de pátios e veículos. Para tanto, o objetivo deste estudo é demonstrar a importância dos recursos hídricos e a preservação das fontes e cursos d’água, dos quais os seres do globo terrestre dependem para sua subsistência, informando sobre sua distribuição e captação no mundo e no Brasil, e apresentar as principais vantagens do reaproveitamento das águas pluviais para fins não potáveis, através de um sistema de captação implantado na Escola Municipal Rui Palmeira - São Miguel dos Campos, além de servir de base para a criação de novos sistemas.Item Programa merenda da terra em Marechal Deodoro – AL : perfil dos agricultores cadastrados(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-14) Fernandes, Gilmara Pereira; Lucena, Rodrigo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6095168056343998; Bastos, Adelmo Lima; http://lattes.cnpq.br/6125212623471598; Santos, Geraldo Luiz Valle dos; http://lattes.cnpq.br/5316292387419022Esta pesquisa de conclusão do curso de Gestão Ambiental tem como metodologia o estudo de caráter exploratório e investigativo, onde foram coletados dados através de questionário semiestruturado com o objetivo de analisar o perfil dos/as agricultores/as cadastrados/as no Programa Merenda da Terra da cidade de Marechal Deodoro no Estado de Alagoas. Foi utilizado também o estudo de revisão bibliográfica para melhor entendimento e análises frente ao que foi coletado. A descrição do contexto onde os/as agricultores/as produzem e comercializam, possibilitou recomendações para as dificuldades e limitações identificadas no programa. Portanto, foram 35 agricultores entrevistados de 37 ativos, sob um total de 67 famílias cadastradas. Foram identificados desafios a serem trabalhados no programa como incentivo na melhoria e aumento da produção, demandando investimentos para que isso ocorra; a falta de interesse dos jovens dessas famílias para a produção atual e a continuidade da agricultura na família; a necessidade dessas famílias se organizarem em associações ou cooperativas, ganhando possivelmente, maior unidade e robustez, auxiliando assim, nos processos de produção/cultivo, venda e distribuição; e implementação do Sistema Agroflorestal SAF’s como possível eficiência para recuperação dos nutrientes do solo para benefício do cultivo das agriculturas.Item Viveiro de plantas nativas: laboratório de vivências práticas em educação ambiental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-15) Omena, Ana Paula da Silva Feijó; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843O bioma Caatinga predomina em grande parte da região nordeste do Brasil, compreendendo cerca de 48% do estado de Alagoas, estendendo-se por vários municípios, entre eles o município de São José da Tapera. A Caatinga vem sofrendo processos de supressão que têm colocado em risco a diversidade de espécies florestais e animais desse bioma. Diante disso, se faz necessário a criação de alternativas para minimizar os efeitos decorridos das ações humanas e naturais. O viveiro de plantas nativas pode se assumir como alternativa para minimizar tais efeitos, além de servir como laboratório para estudos na área. A partir dessa ideia, o presente trabalho teve como objetivo construir um viveiro de plantas nativas de modo participativo, envolvendo os moradores da comunidade do povoado Caboclo, situado no município de São José da Tapera, localizado no sertão do Estado de Alagoas. A metodologia empregada neste estudo utilizou uma abordagem quali-quantitativa, associada a uma pesquisa ação por se tratar de uma investigação participante. O estudo foi subdividido em seis etapas, sendo elas: a apresentação do projeto, início de rodas de conversa sobre as temáticas fauna e flora, visitação a viveiros existentes, obtenção de sementes, montagem do viveiro e o plantio de mudas. A amostra do estudo contou com 54 alunos que frequentam a única escola pública do povoado e foram selecionados com o apoio da coordenação escolar. Ao fim das etapas, ficou evidente que os viveiros podem ser utilizados como estratégias de educação ambiental, pois estes ajudam a preservar toda a teia e ciclos de vida de um bioma.