Teses e Dissertações não defendidas no IFAL
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses e Dissertações não defendidas no IFAL por Área do Conhecimento "CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O uso das mídias sociais Twitter e Instagram na eleição para reitor nos Institutos e Universidades Federais(2021) Neo, Giseldo da Silva; Moreira, Nadia Cardoso; Moreira, Nadia Cardoso; Teixeira, Arilda Magna Campagnaro; Bezerra, Francisco AntonioO objetivo desta pesquisa foi verificar se o sentimento das postagens dos candidatos nas mídias sociais, Twitter e Instagram, tem influência sobre a vitória eleitoral para o cargo de reitor nas universidades e nos institutos federais. Os estudos encontrados não deixam explícito qual sentimento deve ser expresso pelo candidato para melhorar suas chances de vitória nas eleições quando essas eleições são não-partidárias. Para averiguar este ponto, foi utilizada uma amostra contendo postagens de 171 candidatos a reitor oriundos de 26 estados e do Distrito Federal, de 24 universidades federais e de 27 institutos federais, anteriores a março de 2021. Para medir o efeito sobre a vitória, as postagens dos próprios candidatos foram classificadas em relação ao sentimento (positivo ou negativo) e um sentimento geral de uso da mídia Twitter e do Instagram foi atribuído ao candidato. A classificação do sentimento utilizou um dicionário léxico criado e anotado por Smedt e Daelemans (2012) estendido do léxico WordNet3. Após a coleta, classificação e análise dos dados, utilizando o modelo de regressão logística, foram encontradas evidências de que o efeito do uso da mídia social Instagram com sentimento positivo aumenta a chance de vitória do candidato. No entanto, não foram encontradas evidências de que o sentimento em postagens do Twitter influencia as chances de vitória. Este estudo contribui para que candidatos em eleições não partidárias, a exemplo das eleições para reitor em universidades e institutos federais, possam utilizar as mídias sociais de forma mais estratégica, em relação ao sentimento expresso nas suas postagens, de acordo com a necessidade de engajamento do eleitorado.