Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Área do Conhecimento "CNPQ : CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA : CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Conecta: uma plataforma web para transformar desafios em oportunidades na colaboração entre empresas e meio acadêmico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-13) Cardoso, Thiago Gazaroli; Souza, Tarsis Marinho de; http://lattes.cnpq.br/9808563385937929; Souza, Tarsis Marinho de; http://lattes.cnpq.br/9808563385937929; Tenório, Fernando Antonio Guimarães; http://lattes.cnpq.br/0678507623542382; Escarpini, Maria Cristina Tenório Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7517488817484840À medida que a sociedade avança, novos desafios, cada vez mais complexos, são evidenciados e, com isso, uma interação mais estreita entre Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICT) e o setor produtivo torna-se mais necessária. No entanto, apesar dos diversos benefícios decorrentes da colaboração entre Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICT) e o setor produtivo, ainda existem diversos obstáculos a superar para a efetivação desse estreitamento nas relações. Esses desafios prejudicam não apenas a eficácia da colaboração, mas também constituem entraves significativos que comprometem a qualidade dos processos e dos projetos desenvolvidos conjuntamente. Nesse sentido, Leonardo et al. (2020) tratam, como ponto de discussão, a necessidade de um meio integrador (uma plataforma) que consiga otimizar o contato e as interações entre ICTs e corporações, atuando como recurso facilitador de comunicação e, consequentemente, garantindo que todos os benefícios dos PD&I alcancem as ICTs, as empresas e a sociedade. Desse modo, é proposto neste trabalho uma plataforma digital: o Conecta. A solução proposta consiste em uma vitrine digital dinâmica que tem como objetivo conectar os principais atores de um ecossistema de inovação: as ICTs, o setor produtivo e o governo, a qual será um espaço que não apenas busca estreitar as relações entre empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), mas também reduzir o tempo para alocação de mão de obra qualificada no setor produtivo.Item Trabalhando o pensamento computacional em alunos com deficiência visual(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-15) Silva, Miguel Márcio Magalhães; Silva, Cledja Karina Rolim da; http://lattes.cnpq.br/1770216488772332; Silva, Cledja Karina Rolim da; http://lattes.cnpq.br/1770216488772332; Barbosa, Anderson Felinto; http://lattes.cnpq.br/5590648222014479; Ferreira, Diogo Sarmento; http://lattes.cnpq.br/6673430404078107Este projeto se concentra na aplicação do pensamento computacional e da lógica de programação para pessoas com deficiência visual, visando desenvolver uma aplicação de aprendizado acessível. Com o uso de blocos físicos 3D previamente desenvolvidos e QR codes, a aplicação oferece uma interface acessível e interativa, permitindo que os usuários montem algoritmos de forma tangível e passo a passo. Tudo isso está em conformidade com as diretrizes de acessibilidade web, proporcionando uma experiência adaptada para dispositivos móveis e leitores de tela. Após a implementação, foi realizada uma avaliação detalhada para analisar a eficácia da ferramenta. Este trabalho destaca os resultados dessa avaliação, bem como os aprendizados obtidos durante o desenvolvimento. O foco está na aplicabilidade prática da ferramenta no ensino de lógica de programação para pessoas com deficiência visual, com o objetivo de proporcionar uma experiência de aprendizado acessível e eficaz. Os resultados demonstraram que a ferramenta traz benefícios significativos para a aprendizagem de programação por parte das pessoas com deficiência visual, não apenas garantindo a inclusão desses alunos, mas também enriquecendo a qualidade do ensino como um todo.