Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Área do Conhecimento "CIENCIAS HUMANAS"
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Item Aprendendo sobre o meio ambiente: análise dos livros didáticos do município de Limoeiro de Anadia-Al(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-15) Silva, Ana Lucia; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843Este estudo teve como intuito analisar os livros didáticos das turmas de 4°anos, adotados pelas escolas municipais da cidade de Limoeiro de Anadia, em Alagoas. Buscamos ter uma percepção do ensino em relação a transversalidade dos temas de meio ambiente. Procurando então entender a experiência e a dificuldade do docente ao fazer uso desse material, e se esse material tem uma linguagem ampla e clara ao abordarem a temática meio ambiente. Para a construção desse estudo no material didático foi usado como base metodológica descritiva através da análise do conteúdo dos livros escolhidos. Através da análise dos livros podemos perceber a importância de um bom e avaliado material, pois é ele que irá acompanhar por um ano o aluno, onde experiências e conhecimentos serão adquiridos. Através da análise, foi possível perceber a importância da temática ambiental e que, apesar de trazer textos e reflexões importantes, ela é tratada de forma desarticulada sem o olhar interdisciplinar e a devida conexão com a realidade local, trazendo assim um défice do uso do material utilizado.Item Os desafios da finalização do TCC: percepções dos estudantes do curso de gestão ambiental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-20) Viana, Carmen Júlia Silva; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128; Machado, Fabiano Duarte; http://lattes.cnpq.br/2063267245239005; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317A leitura, o estudo e a pesquisa tem por finalidade o aprimoramento da magnificência intelectual dos indivíduos. O mercado de trabalho, por sua vez, tem exigido cada vez mais a necessidade de aprendizado dos indivíduos para atuação. O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, se faz importante nesse cenário, visto que proporciona a aquisição de conhecimentos. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é realizar uma análise das percepções dos estudantes acerca do seu processo formativo, especialmente do processo de produção e elaboração do TCC fazendo uma breve busca histórica sobre o Curso Superior Tecnológico em Gestão Ambiental. Para tanto, utilizamos uma metodologia qualitativa através da aplicação de questionário eletrônico. Optamos por saber a visão dos estudantes acerca desse importante processo. Dessa forma, identificamos possíveis ansiedades que os concluintes sentem durante o processo de elaboração do TCC e o que muitos falaram é que eles usam o TCC como um espaço para realizar críticas relacionadas a alguns aspectos, tanto referente ao tema quanto aos acontecimentos sociais relevantes. A importância deste TCC é que somos um porta-voz de estudantes formados e dos que estão se formando que aconselham futuros estudantes de Gestão Ambiental a trilhar esse caminho e mostrar aos futuros alunos os desafios que encontrarão ao decorrer do percurso imprescindível e de muito conhecimento e expansão de horizontes intelectual da pesquisa.Item Gamificação e ensino: uma proposta lúdica e inovadora no processo de ensino e aprendizagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-01) Maurício, Claudenir; Pinheiro, Pablo; Pinheiro, Pablo; Omena, Dilza Gomes de; Costa, Danielle de LimaA gamificação é uma proposta de ensino de grande importância, principalmente no contexto educacional no qual estamos vivenciando atualmente, decorrente da pandemia do novo coronavírus. Com o ensino remoto, essa ferramenta torna-se relevante para atrair a atenção dos alunos bem como alcançar a aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a utilização da gamificação no âmbito educacional como metodologia ativa no processo de ensino- aprendizagem durante o ensino remoto emergencial, bem como verificar as vantagens e fragilidades durante sua aplicabilidade. O trabalho abordará a educação no Brasil, os conceitos de aprendizagem, a ludicidade e sua importância na educação, bem como abordará a gamificação, como um método inovador de aprendizagem. Neste sentido, no que se refere a metodologia, tratou-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, onde foi feita uma pesquisa em 07 escolas da rede privada do Ensino Fundamental e Ensino Médio localizadas na cidade de Penedo/AL, tendo como público alvo, 15 professores de Ciências e Biologia. Sendo assim, constatou-se que os docentes acham muito interessante a utilização de games durante a aula, porém nem todos utilizam essa ferramenta. Verificou-se também que todos os docentes mencionaram que a gamificação tem como fragilidade em sua aplicabilidade a internet que não contribui.Item Implantação do programa 5S na Escola Municipal Professora Eleuza Galvão Rodas com ênfase na educação ambiental : relato de experiência(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-15) Lima, Thaina Alys Nascimento; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Lucena, Rodrigo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6095168056343998As instituições, vêm passando nos últimos anos, por transformações que as obrigam a mudar práticas dentro de seus setores, buscando economia, qualidade e inovação, para conseguirem melhorar o desempenho de suas ações. O programa 5S surgiu no Japão a partir da década de 50, com a necessidade de combater a desorganização estrutural do setor produtivo no período do pós-Guerra. Devido ao sucesso alcançado dessa prática, outros países começaram a utilizá-la em diversas situações. O 5S é um conjunto de cinco conceitos que são capazes de modificar o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir as atividades rotineiras e atitudes, são eles: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (saúde e bem estar) e Shitsuke (disciplina). O objetivo da implantação desse programa em uma escola municipal é a redução do desperdício e a conservação na instalação que já existe, transitando como facilitador no relacionamento aluno, professor e funcionários, possibilitando respeito mútuo, tanto para com as pessoas, como para o ambiente. O projeto seguiu uma metodologia quantitativa e qualitativa, associada a pesquisa-ação. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizadas aplicação de questionários para analisar o grau de conhecimento sobre o tema por parte da comunidade escolar, rodas de conversa, palestras, oficinas e atividades de conscientização e organização de espaços específicos. A amostra da pesquisa foi formada por 50 alunos do 5o ano do ensino fundamental e com 19 funcionários do corpo administrativo da escola. A realização do trabalho ocorreu no período compreendido entre os meses de abril à novembro de 2019, com a carga horária de 4 horas semanais. Com o término do projeto ficou a necessidade de expansão dessas ações no espaço escolar, tendo em vista que houve uma boa receptividade em relação ao tema e com o projeto a semente foi lançada, mas precisa ter continuidade e a direção da unidade se comprometeu a dar continuidade nessas ações, pois algumas melhorias foram impossibilitadas de realização por questões burocráticas e financeiras.Item O uso de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem em educação ambiental : um estudo de caso na escola municipal Joaquim Gama Filho(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-16) Santos, Aline Williany Alves dos; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843O presente trabalho abordará as questões ambientais com foco na Educação Ambiental (EA), mediante o uso de atividades lúdicas nas séries iniciais. A Educação Ambiental deve ser entendida como um processo educativo que deve começar na base, e a participação e envolvimento de todos são de suma importância, família, escola e comunidade. Entender que não se deve somente formar profissionais para o mercado de trabalho, mas cidadãos preocupados com o meio onde vive, para que se torne agente transformador da realidade a qual está inserido. A EA de acordo com a lei no 9.795 deveria estar presente em todos os níveis do processo de ensino, pois a educação ambiental além de contribuir para a formação do ser humano possibilita que o educando, por meio de ações concretas, transforme sua realidade. Tem como objetivo geral a analise da extensão, desenvolvida através do uso de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da educação ambiental, com crianças do 2o ao 5o ano do ensino fundamental. E os objetivos específicos: levantamento do perfil ambiental; Trabalhar o uso de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da educação ambiental; Avaliar as relações do lúdico com a concepção ambiental. A metodologia dividiu-se em três etapas: levantamento bibliográfico; concepção da visão ambiental dos alunos através de atividades lúdicas; e avaliação dos resultados obtidos por meio de apresentações relativas às questões ambientais. O projeto contribuiu não apenas para conscientização das crianças, mas também para professores, diretores e os demais funcionários da Escola Joaquim Gama Filho. A utilização de metodologias diversificadas a qual foi empregada neste estudo garantiu uma melhor interação por partes dos alunos, estimulando o interesse e maior compreensão dos temas que foram abordados durante todo o estudo. Com as práticas lúdicas percebemos uma melhor absorção dos alunos acerca do contexto ambiental, além de reafirmar suas idéias a respeito dos assuntos ambientais propostos.Item Uso do Kahoot no modelo de ensino remoto - Ensino de Biologia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-10-25) Santos, Alexandro Lourenço; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Araujo, João Paulo Alves de; http://lattes.cnpq.br/8249646392563896; Silva, Luis Antonio Costa; http://lattes.cnpq.br/3146634152566002No final de 2019, com o surgimento do novo corona vírus, houveram várias alterações nos comportamentos sociais ao decorrer do tempo, dentre estas mudanças, está a área educacional, que por ser um dos principais pilares para o desenvolvimento, não poderia permanecer parada por muito tempo. Sendo assim, com estado de urgência, deu-se início às aulas remotas na maioria dos institutos educacionais. Como consequência da grande mudança de ambientes, professores e alunos sentiram bastante dificuldade no aprendizado, pois até então não teriam praticado tal habilidade anteriormente. Levando em consideração tais dificuldades encontradas para ministrar uma sala online, era óbvio a necessidade de novas metodologias. As instituições de ensino utilizaram várias ferramentas que auxiliaram tanto no desenvolvimento das aulas quanto nos métodos de atividades avaliativas e revisões, portanto, o presente relato de experiência, realizado com alguns bolsistas e professora supervisora do PIBID-IFAL, busca enfatizar o uso da plataforma Kahoot. Como resultado da atividade realizada, a plataforma foi de grande proveito para os alunos, pois traz consigo uma diversidade de atividades que atrai o interesse do aluno.