Trabalhos de Conclusão de Curso Técnico Integrado e Subsequente
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso Técnico Integrado e Subsequente por Área do Conhecimento "Controle da poluição"
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Item Nível de conhecimento da comunidade acadêmica sobre o descarte dos resíduos gerados pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão do IFAL - Campus Penedo(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-09) Ferreira, Bruna Moreira; Lima, Maria Lilian de Freitas; Lima, Maria Lilian de Freitas; Lenz, Tiago de Moraes; Santos, Elisangela CostaNa bacia hidrográfica do rio São Francisco há variadas modificações em decorrência das ações antrópicas sofridas ao longo do tempo, sendo uma delas, a forma inadequada do descarte de resíduos perigosos. Como ferramenta imprescindível ao desenvolvimento da ciência, os laboratórios de pesquisa são um meio de comprovar o conhecimento científico produzido nas mais diversas áreas da noção humana. Apesar da sua importância para o desenvolvimento da ciência, os laboratórios não estão isentos de contribuírem para a geração de danos ambientais com alto potencial de risco. O objetivo desse trabalho foi caracterizar o nível de conhecimento da comunidade acadêmica sobre o descarte dos resíduos gerados pelas atividades de ensino e pesquisa do Instituto Federal de Alagoas e seus impactos no Baixo São Francisco. A metodologia adotada baseia-se no uso de um questionário para obter respostas sobre os tipos de reagentes utilizados, os procedimentos de descarte destes e as possíveis degradações ao meio ambiente ocasionadas pelo descarte incorreto. Apesar do elevado nível de discernimento dos técnicos e professores sobre o manuseio e a destinação adequada de cada resíduo utilizado, uma das dificuldades encontradas foi acerca da falta de monitoramento durante as aulas no laboratório, devido a grande quantidade de alunos. Para isso, conclui-se a urgência da produção de um manual de boas práticas no laboratório, como foi mencionado pelos técnicos laboratoriais, onde os estudantes poderão obter o conhecimento adequado para manusear os reagentes dentro do ambiente de pesquisa.