TCC Design de Interiores
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Design de Interiores por Área do Conhecimento "CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Cada coisa em seu lugar: proposta de projeto do closet circundante(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-22) Santos, João Carlos dos; Leão, Tharcila Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/7071084155266198; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003; Casado, Camila Antunes de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9285672905088845O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto de design de interiores de um closet de uma mulher adulta localizado em um ambiente residencial na cidade de Maceió-AL. Para tanto, foi necessário compreender os aspectos históricos do “guardar” elementos do vestuário, verificando como esse processo foi modificado ao longo do tempo e como o mobiliário é pensado atualmente para atender às necessidades dos usuários. Com o intuito de projetar um local que aliasse funcionalidade à estética, buscou-se nos princípios da ergonomia as diretrizes para o correto dimensionamento dos diversos espaços, na tentativa de criar um local que possibilitasse acomodar de forma versátil objetos e peças diversas do vestuário da usuária. Nesse sentido, buscou-se também verificar como se dá a organização dos closets e o papel do personal organizer, enquanto profissional que auxilia, personaliza e complementa a organização dos móveis projetados pelo designer para esses ambientes. Tomando partido desse embasamento teórico, foram utilizadas as metodologias de projeto em design de interiores e produto a partir da investigação das necessidades, anseios e características físicas dos usuários do espaço. Assim, buscou-se elaborar um closet personalizado e versátil, centrado no usuário do espaço, onde o mesmo poderá escolher, de acordo com suas necessidades e desejos, os compartimentos (gavetas, nichos para acessórios, prateleiras, sapateiras, colmeias) e suas formas de uso.Item Design de interiores e visual merchandising: proposta preliminar de uma loja de calçados infantis(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-22) Lemos, Amanda Bárbara da Silva; Teles, Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398; Monteiro, Juliana Aguiar Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/9154494073982180; Silva, Denise Lages Vieira da; http://lattes.cnpq.br/1756842674232245A presente pesquisa tem como objetivo a elaboração de um projeto preliminar de um projeto comercial para uma loja de calçados infantis; A fim de aplicar técnicas do visual merchandising junto a metodologia montessoriana de modo que a loja seja um grande playground e a criança tenha autonomia para escolher e provar o produto que desejar. O trabalho contou com métodos de pesquisa aplicada, exploratória e qualitativa, em conjunto com a metodologia de projeto para design de interiores.Item Design emocional e sua contribuição em espaços de interior(2021-10-03) Pedrosa, Maria Quitéria da Silva; Silveira, Nádia Mara da; http://lattes.cnpq.br/9879649520086467; Lins, Patrícia Soares; http://lattes.cnpq.br/6339794487587062; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003; Andrade, Luciana deEsta pesquisa tem por objetivo discutir a contribuição do Design Emocional em espaços de interior. Enfatiza a influência do Design Emocional na inclusão ou retirada de objetos no projeto de Design de Interiores e a importância da relação ser humano/objeto na produção de artefatos do cotidiano, denominado Design Emocional, e de como o Designer pode conduzir seus projetos com foco no atendimento às necessidades de seus clientes, sejam estes projetos de Design de Interiores ou projetos de produto. É uma pesquisa bibliográfica que investiga a incidência do Design Emocional na escolha dos objetos que compõem o Design de Interiores. Para o alcance dos resultados além da pesquisa bibliográfica e na internet sobre o tema foram inseridos relatos do filme “Bonequinha de Luxo” (Breakfast at Tiffany’s) estrelado por Audrey Hepburn (Holly Golightly) e George Peppard (Paul Varjak) em 1961, para demonstrar a relação emocional existente entre objetos e seres humanos e como os objetos acompanham a história de vida das pessoas. Esse estudo indicou aspectos da relação com os objetos que podem interferir ou contribuir na elaboração de projetos de Design de Interiores e de Produto, mostrou a relação do Design de Interiores com o Design Emocional, elemento de medida da necessidade do cliente, para o Designer de Interiores.Item Dormir, brincar, guardar: desenvolvimento de mobiliário multifuncional para dormitório infantil(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-02-23) Mendes, Mirtis Karolayne Alves; Silva, Roseane Santos da; Leão, Tharcila Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/7071084155266198; Teles, Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398Mobiliário multifuncional - também chamado de móvel ou mobília - é um modelo de produto que possui mais de uma função, cujo uso pode ser partilhado por diferentes indivíduos ou não. Observando-se a redução dos espaços nas moradias atuais e a importância do desenvolvimento da criança, o objetivo central do trabalho é abordar e explorar sobre o tema da multifuncionalidade aplicada ao mobiliário infantil no ambiente quarto, que tem como principais funções explorar as atividades destinadas para o dormir, brincar e guardar. Propõe-se, assim, apresentar e analisar a influência baseada nas formas, cores, estilo, conceito, ergonomia e segurança no móvel. O trabalho contou com métodos de pesquisa teórica e aplicada, com abordagem qualitativa; concepções de Montessori, com comentários e reflexão teórica objetivando buscar a compreensão do mobiliário lúdico e funcional para faixa etária e sua influência no processo de desenvolvimento da criança. Além disso, como método projetual utilizaram-se as concepções de Löbach no processo de desenvolvimento criativo e resolução de problemas deste projeto. Como resultado final apresenta-se o projeto de um mobiliário multifuncional que explora o mundo lúdico e encantado da criança.Item Estudo preliminar do espaço de convívio do camping mirante do talhado: uma experiência de ecodesign(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-09-30) Silva, Camila Felix da; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003; Silva, Denise Lages Vieira da; http://lattes.cnpq.br/1756842674232245; Cavalcante, Miquelina Rodrigues Castro; http://lattes.cnpq.br/2940146787639880; Costa, Selma Patrícia Bandeira Mendes; http://lattes.cnpq.br/7809098124544755O campismo é uma atividade que ganha, cada vez mais, importância dentro da abrangência do ecoturismo no estado de Alagoas. Embora aja grande procura por esse setor não a estabelecimentos bem estruturados. O Camping Mirante do Talhado, localizado no munícipio de Delmiro Gouveia-AL, possui um espaço para refeições. Embora seja amplo e bem arejado, não oferece conforto para seus usuários. Diante desse contexto, este presente trabalho teve como finalidade o desenvolvimento de estudo preliminar de interiores para o desenvolvimento de uma área de convivência e restaurante para o camping, partindo dos conceitos de Ecodesign, com vistas à diminuição dos impactos ambientais causados durante o processo de design. Trata- se de pesquisa aplicada qualitativa, cujo seu método utilizou ferramentas e técnicas do método de Design Thinking. O desenvolvimento da pesquisa foi dividido em quatro etapas. Na primeira etapa foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, apresentando os conceitos de Ecodesign, Ecoturismo e Turismo de Aventura; em seguida, na segunda etapa, foi realizada imersão no local, sendo colhidas informações importantes para o desenvolvimento do estudo preliminar. A terceira etapa envolveu a criação do briefing do projeto, que contém perfil do cliente, público-alvo, levantamento arquitetônico e programa de necessidades. O briefing do projeto constituiu-se elemento-base para o processo criativo, composto por conceito, painel conceitual e painel de referência. Como produto final, foi desenvolvido o estudo preliminar (quarta etapa), cuja proposta gerou um espaço aconchegante, funcional e prático; e em consonância com os conceitos propostos pelo Ecodesign.Item Estudo preliminar do quarto para criança autista : recomendações de um ambiente lúdico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-06-21) Silva, Marcella Duque da; Lira, Lolita Marques de; http://lattes.cnpq.br/1659875045337834; Silva, Denise Lages Vieira da; http://lattes.cnpq.br/1756842674232245; Teles , Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398O estudo refere-se a recomendações para o ambiente quarto destinado à criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) a partir dos 2 anos de idade e que se encaixa no critério A, de acordo com o DSM-5 (2014). Com o objetivo de projetar um quarto infantil que através do brincar e da organização do ambiente, possa promover comunicação e interação social. Obtendo uma abordagem hipotético-dedutiva, apresenta-se um projeto com uma nova ideia, de princípios claros e linguagem científica, que pode ser testada. Foi elaborado um método tipológico, de um modelo ideal do quarto, com recomendações para uma melhor organização do espaço com o auxílio do lúdico para desenvolver interação social. Resultado de uma investigação científica obtida por meio de pesquisa bibliográfica de fontes secundárias que, através de revisão literária dos profissionais na área e dos pais de autistas, serviram como referência para elaboração do projeto. O resultado é um estudo preliminar, que propõe um zoneamento com funcionalidade visando o fluxo, a organização e disposição dos móveis, objetos e elementos utilizados que, em conjunto, podem propor uma socialização desde o início da infância. Em conclusão, apresenta-se a importância deste ambiente voltado as particularidades da criança com autismo, servindo como recomendação para ambientar e organizar um quarto lúdico que proporcione comunicação e interação social, com conforto e segurança.Item Etnodesign e plasticidade: arte indígena aplicada no projeto de uma linha de luminárias(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-05-31) Silva, Thaysa Maria Cruz; Melo, Taciana Santiago de; http://lattes.cnpq.br/7158915391017375; Silva, Roseane Santos da; http://lattes.cnpq.br/1454466436862393; Leão, Tharcila Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/7071084155266198; Teles, Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398Dentro das contribuições que a arte indígena pode dar ao curso de Design de Interiores a representação da percepção do mundo através de imagens providas de um rico sistema de composição, síntese de cores e formas presentes nas decorações e artefatos utilitários produzidos pelos indígenas motivou a busca de informações a respeito deste assunto. No curso de Design de Interiores “não há maior referência às manifestações plásticas indígenas”. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para a temática de etnodesign através do desenvolvimento do projeto de produto para valorização da cultura indígena no contexto de Design de Interiores. Para tanto, inicialmente realizou-se etapas, primeira etapa composta pela pesquisa bibliográfica sobre cultura indígena, etnodesign, gestalt do objeto e design de produto. Em seguida, foi realizada a etapa projetual. Por fim, o trabalho resulta na apresentação de um projeto de luminárias fazendo referência à riqueza simbólica e plástica da arte indígena.Item Funcionalidade e afetividade: estudo preliminar de uma cozinha pós - pandemia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-04-09) Farias, Marcella Flávia Araújo de; Teles, Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398; Lira, Iolita Marques de; http://lattes.cnpq.br/1659875045337834; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003A presente pesquisa tem como objetivo a elaboração do estudo preliminar de uma cozinha residencial e área de serviço, a fim de assegurar, dentro do contexto pandêmico, os atributos da funcionalidade, da praticidade e da segurança, bem como considerar os desejos e as necessidades do cliente e ressaltar, neste espaço, sua identidade. O trabalho contou com métodos de pesquisa aplicada, exploratória e qualitativa, juntamente com a metodologia de projeto de Design de interiores para sua elaboração. Contém um breve histórico sobre as cozinhas residenciais e sua evolução ao longo da história e o papel do Design de Interiores na ambientação destes espaços em um contexto pandêmico.Item Uma luminária à luz de velas para iluminar, decorar e sentir(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-12) Aquino, Maria Suely Cavalcante de; Cavalcante, Miquelina Rodrigues Castro; http://lattes.cnpq.br/2940146787639880; Silva, Roseane Santos da; http://lattes.cnpq.br/1454466436862393; Teles, Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398O consumo excessivo de energia nas grandes cidades para o desenvolvimento das atividades do dia a dia é uma questão retratada em diversos estudos, havendo um incentivo ao uso consciente da luz elétrica, principalmente no que se refere a iluminação dos ambientes internos. Este trabalho teve como principal objetivo elaborar uma luminária à luz de vela que pudesse de maneira funcional e prática, iluminar e perfumar parcialmente o lugar e ainda compor o espaço interior com sua textura, cor, história e sensações, promovendo bem-estar ao usuário. Com este contexto, foi desenvolvido o levantamento histórico da vela que, com o passar do tempo, deixou de ser um elemento iluminador, sendo atualmente também considerado decorativo e acolhedor. Além disso, foi desenvolvida pesquisa de campo para levantar as sensações e percepções dos usuários que utilizam velas artesanais, cujo estudo complementar foi primordial para a compreensão e interpretação de comportamentos e experiências. A última etapa foi a elaboração do produto Luminária à luz de vela, cujo processo criativo, que resultou no seu devido desenvolvimento, foi baseado no método de Löbach, possibilitando a geração de alternativas, que definiu a relação entre as funções práticas, estéticas e simbólicas da luminária. Por sua vez, o presente trabalho traz uma importante reflexão sobre as implicações do uso excessivo da luz elétrica e da consequente necessidade de reduzir a luminosidade do ambiente no período noturno, incentivando a discussão do tema para novas pesquisas.Item Memórias do brincar: projeto de mobiliário para espaço efêmero itinerante(2024-04-04) Rocha, Luana Lins da; Monteiro, Juliana Aguiar Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/9154494073982180; Leão, Tharcila Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/7071084155266198; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003A proposta apresentada tem como foco a criação de mobiliário para um espaço itinerante destinado ao público infantil em locais públicos de Alagoas, visando estimular a leitura e promover atividades lúdicas e culturais. Diante da premissa levantada, foi proposto para este ambiente, interativo e criativo, a utilização de uma estrutura geodésica juntamente com o mobiliário capaz de proporcionar inclusão e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Observando locais e cidades de difícil acesso e o desenvolvimento das crianças, o objetivo central foi abordar e explorar a multifuncionalidade aplicadas ao mobiliário infantil no ambiente itinerante, que tem como principais funções explorar as atividades destinadas para arte, cultura e leitura. Além de incentivar o acesso às atividades cognitivas, a iniciativa busca fomentar o sentimento de pertencimento e promover a cultura local por meio de atividades, tornando o aprendizado mais acessível, especialmente para famílias com recursos financeiros limitados. O objetivo deste trabalho foi criar um mobiliário para um espaço itinerante. Utilizou-se métodos de pesquisa teórica e prática, com uma abordagem qualitativa. Explorou-se as ideias de Montessori para compreender o mobiliário lúdico e funcional para diferentes faixas etárias e seu impacto no desenvolvimento infantil. Além disso, aplicou os princípios de Norman no processo de design para resolver problemas específicos deste projeto. Como resultado, desenvolveu-se um mobiliário multifuncional que incorpora elementos do mundo lúdico e encantado das crianças, onde destacau peças como: o "Sofá Conectar Cores da Terra", a "Árvore Conectar", a "Biblioteca Toca do Saber", a "Mesa de Atividades Liberdade" e o "Teatro Sensorial". Esses elementos não apenas atendem às necessidades práticas e ergonômicas das crianças, mas também buscam promover o desenvolvimento integral, proporcionando um ambiente acolhedor e propício para diversas atividades educativas. O design dos móveis criados reflete um compromisso integral com o desenvolvimento das crianças. A abordagem ergonômica e inclusiva não apenas assegura conforto físico, mas também cria um ambiente propício ao crescimento social, emocional e cognitivo, servindo de inspiração para futuras iniciativas que visem um cenário educacional mais dinâmico e inclusivo.Item (Sobre)viver em um quarto e sala(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-05-10) Cavalcante, Isadora Tenório; Cavalcante, Miquelina Rodrigues Castro; http://lattes.cnpq.br/2940146787639880; Leão, Tharcila Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/7071084155266198; Casado, Camila Antunes de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9285672905088845O aumento populacional concentrado principalmente em áreas centrais das cidades, onde o espaço inabitado é cada vez mais raro, tem levado novas construções a oferecerem habitações cada vez menores para acomodar o maior número de pessoas por m2.