TCC Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Matemática por Área do Conhecimento "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A multiplicação dos números racionais: um estudo de caso no 6 ano de escolaridade de uma escola em Portugal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-01-18) Tenório, Jamilly Souza; Santos, Givaldo Oliveira dos; Nunes, Hugo Santos; http://lattes.cnpq.br/4304337631466259; Oliveira, Elisabete Duarte; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Silva, Gilmar TeodósioCompreender a aprendizagem dos números racionais na sala de aula torna-se um estudo complexo e difícil, pois vários aspectos estão relacionados nesse processo. A complexidade dos conceitos matemáticos, as estratégias ou formas de ensino dependem muito de qual contexto o aluno está inserido. Dessa forma, o presente trabalho trás abordagem aos processos desenvolvidos pelos alunos na área dos números racionais não negativos. Como ferramenta metodológica, a pesquisa é de cunho qualitativo e se deu em uma turma de 6º ano de escolaridade em Bragança- Portugal, através de um programa de Mobilidade Internacional, de parceria entre Brasil e Portugal. Como principal instrumento de análise de dados utilizou-se uma sequência de seis tarefas, cada qual com sua estratégia de exploração. Ao verificarmos as resoluções dos alunos, identificamos os erros e as dificuldades mais frequentes vinculados à falta de entendimento da definição de um número racional ou da falta de um recurso metodológico de ensino. Para tanto, levando em consideração ao ensino dos números racionais em Portugal, as questões investigativas foram identificadas como a necessidade de ensino exploratório no processo de ensino-aprendizagem.Item O TANGRAM enquanto material didático para o aprendizado de conceitos e cálculo de área no ensino de matemática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2010-01-31) Santos Neto, Adelmo Francisco dos; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Rodrigues, Gracino Francisco; http://lattes.cnpq.br/6448071433328182O uso de instrumentos que trabalham a ludicidade no ensino é bastante importante, por diversos motivos, dentre eles, a motivação que causa no aluno. Como estratégia para isso, pode-se empregar jogos pedagógicos, aproximando o sujeito com o conteúdo científico. Dentre os jogos empregados pode-se citar o Tangram. Para a análise será utilizada a interação entre desenvolvimento algébrico e construção geométrica, através do uso do jogo TANGRAM relacionando o conceito e o cálculo de áreas de figuras planas. O estudo tem como objetivo geral analisar a utilização do jogo “TANGRAM” como recurso didático no ensino-aprendizagem no conceito e no cálculo de área de figuras planas. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa qualitativa, mediante aplicação de questionário, a técnica é o estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Ana Coelho Palmeira. Conclui-se que o jogo Tangram, de fato ajuda, uma vez que auxilia o aluno no pensamento acerca de como elaborar a resolução da questão, através da observação. Logo, no estudo percebem-se algumas deficiências no uso do jogo não conseguindo, o aluno, identificar, dentre outros, as áreas das figuras, de modo que se perceberam deficit na aprendizagem na disciplina matemática, como não aplicar a sequência para resolver a questão, sugerida por alguns autores neste estudo ao tratar sobre a resolução de problemas.