Navegando por Autor "Silva, Pedro Henrique Ferreira da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A queda dos corpos e sua aprendizagem por alunos do ensino médio de uma escola pública estadual de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-28) Silva, Pedro Henrique Ferreira da; Passos, Frederico Salgueiro; http://lattes.cnpq.br/6590059682506348; Silva, Anderson Rafael Correia Buarque da; http://lattes.cnpq.br/4528090856890282; Webler, Geovana Dresch; http://lattes.cnpq.br/3544430798269851Este trabalho trata de uma análise crítica acerca da aprendizagem do conteúdo de queda livre dos corpos por alunos do ensino médio de uma escola pública estadual de Alagoas. Pautamos nossa discussão na aprendizagem do conteúdo de queda livre, fundamentada nos aspectos históricos de todo o processo de construção e desenvolvimento desse conhecimento até a nossa compreensão atual desse fenômeno. Ademais, associamos essa discussão ao processo de ensino-aprendizagem do componente curricular Física e seu papel como combatente do senso comum ainda presente na sociedade atual, bem como as dificuldades no êxito desse processo por meio do ensino a distância, durante o período do distanciamento social, devido a pandemia de Covid-19. O estudo foi realizado com alunos da 2° série do Ensino Médio (EM) da Escola Estadual Tiradentes da Polícia Militar de Maceió, estado de Alagoas. Utilizamos na abordagem metodológica a pesquisa de caso e de campo de natureza exploratória na área de Ciências Exatas e da Terra. A coleta de dados foi efetuada através de questionário aplicado aos alunos. Realizamos um tratamento estatístico para interpretação dos dados. Os itens analisados revelaram que existe uma dificuldade no processo de aprendizagem por parte dos alunos em uma boa parte dos conceitos sobre queda livre, sendo preciso investir em metodologias ativas e atividades experimentais para concretizar uma aprendizagem significativas nesses alunos sobre o tema.Item Sequência didática para o ensino da queda dos corpos com auxílio da plataforma de simulação VPYTHON(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-31) Silva, Pedro Henrique Ferreira da; Costa, Alex Emanuel Barros; http://lattes.cnpq.br/2231272728491909; Silva Junior, Cícero Julião da; http://lattes.cnpq.br/6493829167422238; Matsumoto, Edson MonteiroEste trabalho apresenta uma proposta de sequência didática integrada a um produto educacional, visando aprimorar o entendimento dos alunos acerca dos conceitos relacionados à queda dos corpos. Pautamos nossa discussão em torno da aprendizagem desse fenômeno, abrangendo seu desenvolvimento histórico, formalismo físico-matemático e destacando a relevância da inserção da tecnologia no ensino de Física, especialmente no uso de simulações como recurso pedagógico. Ademais, elaboramos uma sequência didática integrada a um produto educacional, desenvolvido na plataforma VPhyton, junto a um roteiro de prática experimental. Utilizamos na abordagem metodológica a pesquisa aplicada. A combinação do produto educacional com a sequência didática oferece um suporte significativo tanto para os docentes quanto para os discentes da educação básica, no que diz respeito ao ensino da queda dos corpos, bem como é uma poderosa ferramenta para desafiar e corrigir concepções do senso comum sobre esse tema.