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Navegando por Autor "Pontes, Edel Alexandre Silva"

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    3D School: Desenvolvendo estratégias Maker para estudantes do ensino técnico integrado do curso eletrotécnica Campus Pesqueira – IFPE
    (2025-04-09) Alcantara, Eurlles Canuto de; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696; Pontes, Edel Alexandre Silva; https://orcid.org/0000-0002-9782-8458; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Moraes Junior, Edison Camilo de; http://lattes.cnpq.br/8234380347792761; Santos, Nádson Araújo dos; http://lattes.cnpq.br/6038242905803170
    Esta dissertação investiga a introdução da Cultura Maker no contexto do ensino técnico integrado em eletrotécnica, buscando unir de forma transdisciplinar os conteúdos curriculares e explorar o potencial das metodologias ativas de ensino como a cultura Maker. A pesquisa parte da observação da necessidade de conectar os conhecimentos teóricos estudados pelos alunos com aplicações práticas e contemporâneas, como forma de aumentar o engajamento e promover um aprendizado mais significativo. O estudo se justifica pela experiência observada do investigador no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, campus Pesqueira, onde se notou uma possível lacuna no contato direto dos estudantes com tecnologias emergentes como a impressão 3D, apesar da relevância dessas ferramentas para a área da eletrotécnica. Adicionalmente, a pesquisa aborda a questão da fragmentação do conhecimento, explorando os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e, principalmente, transdisciplinaridade, defendendo a última como abordagem capaz de integrar os saberes envolvidos no processo de aprendizagem. A problemática central da dissertação reside em como incorporar a Cultura Maker de maneira transdisciplinar no curso técnico de nível médio Integrado em eletrotécnica do IFPE, campus Pesqueira. O objetivo geral é identificar de que modo é possível trabalhar a Cultura Maker nessa perspectiva, utilizando tecnologias emergentes. Os objetivos específicos incluem, permitir aos estudantes a exploração da criatividade e o desenvolvimento de soft skills por meio do trabalho em equipe, criar objetos impressos em 3D para compor um microaerogerador em escala reduzida e, finalmente, elaborar uma sequência didática que sistematize o processo. Acredita-se que a abordagem da Cultura Maker, ao estimular a experimentação e a aplicação prática do conhecimento, pode promover uma aprendizagem significativa, conectando a teoria com a realidade e preparando os estudantes para os desafios tecnológicos do século XXI. A dissertação também aborda a importância da aprendizagem significativa, baseada na teoria de Ausubel, como um elemento central para a transformação do processo educativo. Em suma, esta pesquisa busca contribuir para a modernização do ensino técnico, propondo uma abordagem pedagógica inovadora que valorize a criatividade, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento, por meio da integração da Cultura Maker e da transdisciplinaridade no curso técnico de nível médio Integrado em eletrotécnica do IFPE, campus Pesqueira. A elaboração da sequência didática visa materializar essa proposta, servindo como um recurso para futuras implementações e estudos na área.
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    A utilização de softwares, sites e suportes de aprendizagem matemático: desbravando os segredos da matemática
    (2024-07-15) Silva, Josivaldo da; Pontes, Edel Alexandre Silva; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Pontes, Edel Alexandre Silva; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Barbosa, Isnaldo Isaac; http://lattes.cnpq.br/8346517003296057; Lima, André Suêldo Tavares de; orcid logo https://orcid.org/0000-0003-4687-0645; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345
    A investigação das dificuldades dos estudantes na disciplina de matemática no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, através de contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir daí propõe a construção de um Produto Educacional intitulado: Programa Suporte de Aprendizagem Matemático: Uma abordagem didática no Ensino Médio Integrado, com a intenção de subsidiar o tratamento da questão no âmbito do ensino no Curso Técnico Integrado de Informática. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). O presente estudo se justifica por trazer uma temática que pode contribuir com o aprendizado dos discentes do Ensino Médio Integrado, o desenvolvimento e conhecimento das plataformas digitais, envolvendo nessa perspectiva, sites e softwares na aprendizagem. Tem o objetivo de sanar as dificuldades, ora existentes dos estudantes. Para isso, analisamos como se apresentam as questões relacionadas à disciplina de matemática no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano escolar na perspectiva do materialismo histórico de Karl Marx (1993). A presente pesquisa é do tipo pesquisa-ação, com viés colaborativo e de caráter quali-quantitativa baseada nos princípios da pesquisa participante (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011). O lócus da pesquisa foi o Campus Rio Largo, e os participantes da pesquisa foram 3 grupos de voluntários(estudantes): (1) estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Curso Técnico Integrado de Informática do Campus Rio Largo, no caso tivemos a turma A, B e C com A: 35 participantes, a turma B: com 30 participantes e a C com 26 participantes, os três grupos de estudantes totalizaram 91 participantes; (2) os/as docentes que lecionam na disciplina de matemática nesse Curso Técnico Integrado em Informática, totalizaram 3 docentes. Almeja-se, com os resultados da investigação, contribuir para uma formação omnilateral (RAMOS, 2008; FRIGOTTO, 2012; MOURA 2013; CIAVATTA, 2014) que, considerando os contextos sociais de origem dos estudantes, e o papel da matemática, no processo de aprendizagem, que integre as dimensões do trabalho, da ciência e da cultura, conseguindo alcançar o máximo de pessoas e assim contribuir para essa formação atualizada na Educação profissional e Tecnológica.
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    Análise da percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição de ensino pública federal: um modelo para avaliação institucional na educação profissional técnica de nível médio
    (2024) Ribeiro, Ricardo Luís Alves de Oliveira; Castilho, Fabio Francisco de Almeida; Pontes, Edel Alexandre Silva; Pontes, Edel Alexandre Silva; Lima, André Suêldo Tavares de; Moura, Elton Oliveira de
    Esta dissertação analisa a percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição pública federal de ensino, propondo um modelo para avaliação institucional na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Benedito Bentes. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, utilizando questionários baseados no modelo HEDPERF e no SINAES para coletar dados dos discentes dos cursos técnicos. O modelo foi testado e aplicado no IFAL - Campus Satuba nos cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado de Agroindústria e Agropecuária. Os resultados indicam que as dimensões de qualidade mais valorizadas pelos estudantes são Reputação, Acesso, Aspectos Acadêmicos e Formação Acadêmica e Profissional. A análise estatística confirmou a adequabilidade e validade do modelo proposto, que pode ser utilizado como um produto educacional para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Institutos Federais. Como segundo produto educacional, foi elaborado um guia de utilização do modelo. A originalidade do trabalho reside na adaptação de modelos de avaliação da qualidade para o contexto específico da educação profissional e tecnológica, proporcionando uma ferramenta robusta para a gestão educacional.
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    Ergonomia no ambiente escolar na EPT
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-01-20) Silva, José Cláudio dos Santos; Pontes, Edel Alexandre Silva
    O presente produto educacional, tem como objetivo desenvolver noções de ergonomia que pode influenciar diretamente no desempenho das atividades realizadas no ambiente escolar, reduzindo os efeitos negativos, como doenças e inconvenientes posturais, além de proporcionar espaços mais organizados ergonomicamente, tais como: mudanças e reorganização na disposição do mobiliário já existente, tornando-os mais eficientes e com maior satisfação no desenvolvimento das atividades e no ensino. Tal ação geraria benefícios por meio da adoção de práticas ergonômicas na escola, podendo utilizar estas práticas para as demais escolas, não apenas para a instituição em questão. A prática didática em conjunto com o produto poderá servir de embasamento para outros trabalhos relacionados ao tema, como o planejamento de mobiliário adequado para os discentes, que respeitem a NBR 14006 e sejam reguláveis para as diversas alturas do ser humano. O ambiente escolar é o local onde aluno passa grande parte do seu tempo, conforme a quantidade de atividades propostas.
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    Guia Prático Pedagógico: a utilização de softwares, sites e suporte de aprendizagem matemático, desbravando os segredos da matemática
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-02-03) Silva , Josivaldo da; Pontes, Edel Alexandre Silva
    Este guia é um produto educacional apresentado ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas do Campus Benedito Bentes - ProfEPT. Tem como objetivo orientar na navegação de alguns suportes de aprendizagens, softwares e sites no ensino da matemática, aqui vocês poderão encontrar alguns tipos de suportes de aprendizagens, sejam eles, pagos com conteúdos ilimitados, gratuitos com o plano básico e limitado em suas funções e por fim um totalmente gratuito com conteúdo ilimitado que será apresentado no final. A intenção é oferecer um material complementar ao planejamento dos professores, e também ser fonte de estudo e pesquisa para alunos do ensino médio profissional e tecnológico, além de mostrar cada suporte e dizer a sua serventia para o ensino da matemática no ensino técnico e médio integrado. Este guia tem 5 (cinco) capítulos: Introdução; Por que utilizar plataformas digitais como recurso de aprendizagem para a disciplina de matemática?; Explorando alguns Suportes de Aprendizagens, sites e softwares; Explorando a Plataforma Khan Academy; Conclusão. Neste último capítulo verá como é tranquilo utilizar e se inteirar de um suporte aprendizagem completo e fácil. Para acessar os tipos de Suporte Aprendizagem Matemático basta apontar para o QRCode pela câmera do celular, ou consultar o site em forma de link de cada um, clicando apenas no nome abaixo do QRCode.
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    O lugar da mulher na educação profissional e tecnológica: discriminação de gênero no estágio e no trabalho em Alagoas
    (2022) Cerqueira, Paulete Constantino; Silva, Edel Alexandre; Melo, Beatriz Medeiros de; Melo, Beatriz Medeiros de; Pontes, Edel Alexandre Silva; Bueno, Juliana Dourado; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa
    Esta pesquisa surgiu da vivência pessoal da pesquisadora, como mulher e psicóloga, e da visão do lugar da mulher na educação e no trabalho como fundamental para a sociedade. Sua realização se deu no ambiente escolar do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus São Miguel dos Campos e seu objetivo principal foi compreender a experiência da mulher enquanto aluna em um Curso Técnico de uma área tradicionalmente masculina e identificar a discriminação de gênero na sua inserção no mundo do trabalho. Tem como sujeitos/as de investigação estudantes do Curso Técnico de Segurança do Trabalho (TST) e servidores/as. O estudo investigativo é caracterizado como uma pesquisa-ação, de cunho quali-quantitativo e, como técnicas de pesquisa, foram utilizados os questionários e as rodas de conversa. A primeira etapa – a fase diagnóstica – consistiu na aplicação de questionários semiestruturados, realizada de forma virtual. A segunda etapa ocorreu com a realização de rodas de conversa virtuais, tendo como participantes estudantes e servidores/as. Com o material das rodas de conversa, concretizou-se a terceira etapa, a execução do produto educacional, um podcast nomeado O Lugar da Mulher na Educação Profissional e Tecnológica, no Estágio e no Trabalho, que foi enviado às/aos servidoras/es por e-mail, juntamente com um questionário de avaliação. Houve também uma apresentação para uma turma do Curso de TST. O podcast foi considerado relevante para discutir discriminação de gênero na comunidade escolar e será exibido nos campi, dentro e/ou fora de sala de aula, com o intuito de estimular uma discussão acerca das questões de gênero no Ifal e na sociedade. Com essa divulgação, a pesquisa também busca contribuir para o debate no Ifal, focando as questões de gênero e o trabalho como princípio educativo. A conclusão aponta a ocorrência de discriminação de gênero e a necessidade de ampliar as pesquisas envolvendo essa temática e a Educação Profissional e Tecnológica.
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    Programa suporte de aprendizagem matemático: uma abordagem didática, aplicada no ensino médio integrado
    (2024-09-17) Silva, Josivaldo da; Pontes, Edel Alexandre Silva; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Pontes, Edel Alexandre Silva; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Barbosa, Isnaldo Isaac; https://orcid.org/0000-0002-2266-4364; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485
    A investigação das dificuldades dos estudantes na disciplina de matemática no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, através de contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir daí propõe a construção de um Produto Educacional intitulado: Programa Suporte de Aprendizagem Matemático: Uma abordagem didática no Ensino Médio Integrado, com a intenção de subsidiar o tratamento da questão no âmbito do ensino no Curso Técnico Integrado de Informática. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). O presente estudo se justifica por trazer uma temática que pode contribuir com o aprendizado dos discentes do Ensino Médio Integrado, o desenvolvimento e conhecimento das plataformas digitais, envolvendo nessa perspectiva, sites e softwares na aprendizagem. Tem o objetivo de sanar as dificuldades, ora existentes dos estudantes. Para isso, analisamos como se apresentam as questões relacionadas à disciplina de matemática no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano escolar na perspectiva do materialismo histórico de Karl Marx (1993). A presente pesquisa é do tipo pesquisa-ação, com viés colaborativo e de caráter quali-quantitativa baseada nos princípios da pesquisa participante (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011). O lócus da pesquisa foi o Campus Rio Largo, e os participantes da pesquisa foram 3 grupos de voluntários(estudantes): (1) estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Curso Técnico Integrado de Informática do Campus Rio Largo, no caso tivemos a turma A, B e C com A: 35 participantes, a turma B: com 30 participantes e a C com 26 participantes, os três grupos de estudantes totalizaram 91 participantes; (2) os/as docentes que lecionam na disciplina de matemática nesse Curso Técnico Integrado em Informática, totalizaram 3 docentes. Almeja-se, com os resultados da investigação, contribuir para uma formação omnilateral (RAMOS, 2008; FRIGOTTO, 2012; MOURA 2013; CIAVATTA, 2014) que, considerando os contextos sociais de origem dos estudantes, e o papel da matemática, no processo de aprendizagem, que integre as dimensões do trabalho, da ciência e da cultura, conseguindo alcançar o máximo de pessoas e assim contribuir para essa formação atualizada na Educação profissional e Tecnológica. Palavras-chave: matemática, EPT, ensino-aprendizagem, ensino médio integrado.
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    Qualidade de vida no trabalho de profissionais no ambiente escolar: oficinas de ginástica laboral para os servidores do Instituto Federal de Alagoas – Campus Coruripe
    (2023) Santos, Josimar Barbosa dos; Moraes, Eduardo Cardoso; Pontes, Edel Alexandre Silva; Pontes, Edel Alexandre Silva; Moraes, Eduardo Cardoso; Dantas, Maria do Socorro Meneses
    Esta pesquisa aborda a ginástica laboral como prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, seus benefícios na prevenção de doenças ocupacionais e na promoção de um maior bem-estar físico e emocional do trabalhador. O trabalho teve como objetivo verificar os benefícios da ginástica laboral na qualidade de vida no trabalho dos servidores do Instituto Federal de Alagoas - Campus Coruripe, no que se refere à diminuição do quadro de dor e desconforto corporal. Para tanto, identificou-se o nível de prática de atividade física e de comportamento sedentário, bem como, analisou-se a sensação de desconforto/dores corporais antes e depois das oficinas de ginástica laboral. Procedendo desse modo, as necessidades formativas e corpóreas dos participantes, relacionadas à temática abordada, foram melhor atendidas pelas oficinas de ginástica laboral, as quais tiveram suas etapas documentadas a partir do registro fotográfico e anotação, base para a elaboração de um produto educacional capaz de nortear futuras aplicações das oficinas. Este estudo é de natureza quali-quantitativa e seu desenvolvimento ocorreu por meio da pesquisa-ação, na qual os participantes foram agentes ativos das decisões tomadas. A amostra foi composta por 38 participantes selecionados de forma casual simples, a partir de um nível de confiabilidade de 90% e uma margem de erro de 6%. A coleta dos dados ocorreu por questionários aplicados virtualmente: questionário internacional de atividade física – versão curta (Anexo A) e o questionário de desconforto/dor corporal (Anexo B). Os dados foram tratados por meio de análise estatística descritiva e tabulados com a utilização de planilha do Excel. Constatou-se que somente 50% praticavam semanalmente, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada e, apenas, 18% praticavam semanalmente, pelo menos, 75 minutos, evidenciando que a grande maioria do público-alvo atingiu níveis inferiores aos recomendados pela OMS para adultos. Com relação ao comportamento sedentário, 50% passam 8 horas ou mais sentados ou deitados durante a semana e no final de semana 55% passam 8 horas ou mais sentados ou deitados. Além disso, no diagnóstico inicial, 75% indicaram sentir desconforto/dor em 5 ou mais regiões corporais (em diferentes graus). Já na análise comparativa dos dados de desconforto/dor corporal da aplicação e reaplicação do questionário, 43,5% obteve redução, com outros 43,5% ocorreu aumento e para os 13% restantes houve a manutenção dos níveis de desconforto/dor corporal. As ações da presente dissertação propiciaram, além das experiências formativas inerentes à ginástica laboral e correlatas, momentos de educação em promoção da saúde e ações de incentivo a um estilo de vida mais ativo fisicamente. Espera-se que esta produção ajude a colocar academicamente ainda mais em evidência o tema da qualidade de vida no trabalho, algo de extrema relevância para se alcançar melhorias nos ambientes laborais das instituições de ensino de nosso país.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

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