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Navegando por Autor "Meirelles, Nelson Vieira da Silva"

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    Alimentação escolar e sustentabilidade: compostagem como método de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no refeitório do Ifal - Campus Batalha
    (2021) Mélo, Thaisa Martins Porto de Souza; Lima, André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Oliveira, Maria Alice Araújo; Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher; Meirelles, Nelson Vieira da Silva
    Esta investigação vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT e ao macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT tem por intuito desenvolver práticas sustentáveis no propósito de sensibilizar os/as estudantes e demais segmentos da comunidade escolar para questões relacionadas às sustentabilidades ambiental, econômica e social. O objetivo principal é promover a prática de compostagem como método de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no refeitório do IFAL - Campus Batalha, utilizando-a como elemento didático-pedagógico na articulação entre teoria e prática com fim na aprendizagem significativa. A compostagem é considerada uma das tecnologias mais efetivas na gestão de resíduos orgânicos e deverá permitir a integração entre diferentes componentes curriculares. Nesse sentido, o Produto Educacional (PE) desta pesquisa “Oficinas de educação alimentar e nutricional: a sustentabilidade em uma perspectiva transdisciplinar, apresentadas no formato de e-book, se propôs a discutir as seguintes temáticas: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e sustentabilidade, problematização sobre a cultura do desperdício e o sistema produtivo hegemônico e compostagem como prática de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos. O PE foi desenvolvido a partir de práticas pedagógicas sob uma perspectiva dialógica e problematizadora, na finalidade de contribuir para uma formação integrada no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa foi desenvolvida com base numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação e os instrumentos metodológicos aplicados para o diagnóstico desta pesquisa foram os questionários semiestruturados, realizados com 6 discentes da 3ª série do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Agroindústria e 4 docentes das disciplinas de Biologia, Química, Matemática e Gestão de resíduos, ambos do Campus Batalha. Os resultados obtidos apontam para a importância do PNAE na garantia do direito humano à alimentação adequada, que, associado à prática de compostagem, apresenta-se como um importante avanço em direção ao desenvolvimento sustentável. Além disso, a compostagem foi identificada como um instrumento de articulação entre teoria e prática com foco na inter/transdisciplinaridade. Tais prerrogativas foram ratificadas ao longo da aplicação das oficinas que contou com uma participação efetiva de 36 estudantes e 4 docentes. Esse intento foi realizado por meio de reflexões/problematizações suscitadas pelos/as estudantes e docentes, ficando ainda mais evidentes a importância do PNAE como um fator de proteção social para os/as estudantes comensais do refeitório do Campus Batalha, a compostagem como uma importante ferramenta para a gestão de resíduos orgânicos e, consequentemente, para articulação entre teoria e prática entre os diversos campos de saber, fomentando ações de educação alimentar e nutricional. As oficinas passaram por um processo de avaliação final do Produto Educacional, mediante resposta a questionário semiestruturado, fundamentado na metodologia da pesquisa ação. Essa avaliação envolveu 4 docentes e 25 estudantes participantes da pesquisa. As percepções registradas pelo público-alvo supramencionado, reafirmam a aprovação do Produto educacional, uma vez que, entre esse público, não foram identificados problemas e não foram indicadas sugestões e/ou necessidades de adequação do PE.
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    Campi Centenário do IFAL como lugares de memória e de identidade: documentário como instrumento de preservação Institucional
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-07-28) Santos, Gerônimo Vicente dos; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Castilho, Fábio Francisco de Almeida
    A pesquisa teve como objeto de estudo os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maceió e Satuba, ambos com mais de 100 anos de existência. Esse período secular ensejou a prática do esquecimento de um passado construído e entrelaçado por variadas gerações de servidores, estudantes e integrantes da comunidade externa. O objetivo geral da pesquisa foi produzir, como material educativo, um documentário sobre os campi centenários do Instituto Federal de Alagoas como lugares de memória e de identidade. Entre os objetivos específicos foram focalizados, a intenção de despertar em servidores (as), alunos (as) e nos demais públicos de interesses, lembranças e sentimento de pertencimento institucional e propor sugestões de serviços de estímulo à memória e à preservação institucional que poderão ser agregadas à estrutura de salvaguarda documental e material do Ifal. O trabalho apresenta, como produto educacional, um documentário, com 35 minutos de duração, cujo conteúdo tem enfoque na história da educação profissional e tecnológica integrante da rede pública federal em Alagoas com depoimentos de atores sociais envolvidos nas reminiscências das unidades de ensino do Ifal em Maceió e Satuba. Com a pesquisa buscou-se resultados acerca da preservação e do resgate de elementos que configuram a memória institucional dos campi pioneiros da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Estado. O estudo investigativo, do tipo pesquisa ação colaborativa apresentou a abordagem qualitativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram na coleta de dados, a observação, as referências teóricas, a entrevista oral, a aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e rodas de conversas, atividades essas aplicadas junto à comunidade acadêmica, egressos(as) e ex-servidores (as) A pesquisa diagnóstica teve a participação de 63 entrevistados, sendo 43 deles responderam por meio de questionários digitais e 20, por intermédio de entrevistas orais. Como resultado, constatou-se uma indefinição sobre o armazenamento da memória institucional nos campi Maceió e Satuba. Verificou-se a ausência da preservação institucional como objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal e se registrou relaxamento quanto à organização e ao controle da salvaguarda da memória institucional em ambas as gestões das unidades de ensino pesquisadas.
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    Cartilha básica sobre cooperativismo: uma abordagem simples sobre história, princípios e tipos de cooperativismo
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-02-20) Santos, Acácio Bento dos; Meirelles, Nelson Vieira da Silva
    O cooperativismo é um tipo de organização que busca resolver questões sociais, culturais e financeiras por meio da colaboração entre seus membros. As cooperativas trabalham em conjunto para promover o bem-estar coletivo em detrimento das vantagens individuais. Os fundamentos do cooperativismo, sua evolução e variedades são abordados nesta cartilha, perpassando pela história, desde suas origens até sua em todo o mundo. O cooperativismo também foi/é importante no Brasil. Vamos examinar a evolução do cooperativismo também no âmbito brasileiro, enfatizando os marcos significativos e como eles se integraram à sociedade.
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    Cartilha Etnozootécnica para o ensino de agroecologia
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2021-09-22) Silva, Washington Luiz Santos da; Meirelles, Nelson Vieira da Silva
    Esta Cartilha foi idealizada com o intuito de valorizar os conhecimentos do povo rural, com seus costumes e crenças (principalmente no que se refere à criação animal). Suas superstições podem ser as mais variadas possíveis indo desde ao uso de um simples chá até a ut i l i z a ç ã o de benzedura s provenientes do Catimbó e do Curandeirismo popular. Todos estes conhecimentos são passados de geração em geração sem ter algum aval científico, porém, segundo o povo, com resultados positivos e certos. Estar ciente do uso deste conhecimento popular é valorizar a história de um povo que resiste aos avanços da ciência e mantém no seu dia-a-dia a sua maneira simples de ser.
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    Conselho de campus Concamp
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-03-03) Araújo, Rosiene Silva; Meirelles, Nelson Vieira da Silva
    Esta cartilha é resultado de uma pesquisa de mestrado cujo título é “Conselho Escolar na Rede de Educação Profissional e Tecnológica: Orientação à Participação Engajada no Conselho de Campus”. Nesta pesquisa, ficou constatado que apenas 16% dos alunos pesquisados conhecem o Concamp, e que 67% gostariam de participar mais dos processos decisórios da escola. Sendo assim, vamos conhecer aqui um pouco sobre o Concamp e assim ocuparmos esse espaço. Assim, esta cartilha aborda o funcionamento do Concamp - Conselho de Campus. Vamos aprender e compartilhar o que é o Concamp, para que serve e de que maneira participar.
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    Conselho escolar na rede de educação profissional e tecnológica: orientação à participação engajada no conselho de campus
    (2021) Araújo , Rosiene Silva de; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; Meirelles , Nelson Vieira da Silva; Ferreira, Ruth Vasconcelos Lopes; Castilho, Fabio Francisco de Almeida
    A perspectiva de uma educação integral, defendida pela Constituição brasileira de 1988, se coaduna com a determinação constitucional para a implantação da gestão democrática enquanto princípio de ensino. Chamada também de gestão participativa, esse tipo de gestão consiste no envolvimento de todos que fazem parte direta ou indiretamente do processo educacional, visando o estabelecimento de objetivos, soluções de problemas, tomada de decisões e proposição de planos de ação (LÜCK, 2011). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, apresenta três tópicos na defesa desse modelo de gestão: a) o conselho escolar ou associações de pais e mestres, b) o projeto pedagógico curricular e c) a eleição de dirigente escolar (NÓBREGA et al., 2011). No presente trabalho, detivemo-nos no conselho escolar, órgão colegiado representativo de toda a comunidade. A pesquisa teve por objetivo investigar como os estudantes enxergam a forma pela qual a unidade de ensino é gerida, bem como, compreender como foi a participação dos mesmos no processo de implementação do conselho de campus da escola analisada e se havia intenção deles em participar dos processos decisórios. Para tanto, foram aplicados questionários e entrevistas, com discentes e representantes do movimento sindical e do grêmio que atuam na instituição, e consultados documentos que tratam do tema. Concomitantemente, foi elaborada uma cartilha, visando orientar a comunidade escolar, sobretudo os discentes, acerca da importância do conselho escolar, objetivando estimular a participação de maneira engajada no órgão. Como resultado, pôde-se constatar o baixo conhecimento dos discentes em relação ao órgão e a necessidade de aproximação dos mesmos com a gestão da unidade de ensino, uma vez que os entrevistados se reconhecem como excluídos dos processos decisórios. Em relação a cartilha, espera-se que seja uma ferramenta para que os estudantes busquem participar de forma engajada do conselho de campus e que consigam enxergar a necessidade de exercerem sua cidadania de maneira ativa, atuando e fiscalizando o serviço oferecido pela instituição escolar da qual fazem parte, e, por conseguinte, dos demais serviços públicos dos quais fazem uso.
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    Direito do trabalho e previdenciário na educação profissional e tecnológica em uma perspectiva contra-hegemôminica
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-07-15) Lima Filho, Noé Higino de; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Silva, Ivanderson Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3106780553307514
    Obter conhecimentos ligados ao Direito do Trabalho e Previdenciário é de fundamental importância para o fortalecimento de relações profissionais, visto que esses ramos resguardam o cidadão, garantindo-lhe proteção diante de possíveis abusos nas relações trabalhistas. Dessa forma, este estudo buscou analisar se os alunos pré-egressos dos Institutos Federais têm acesso aos conhecimentos relacionados ao Direito do Trabalho e Previdenciário antes de ingressarem no mercado de trabalho, bem como verificar se são ofertados mecanismos de defesa capazes de os protegerem em uma possível exploração neste sistema capitalista. Nesse cenário, verifica-se como se oferta, no ensino direcionado ao estudante do Ensino Médio Integrado – EMI, conhecimentos sobre direitos básicos, tais como sobre o FGTS, férias, 13º salário, auxílio-doença, licença maternidade, dentre outros direitos. O estudo está inserido na linha de pesquisa Organização e Memória dos Espaços Educativos da EPT e alinhado ao macroprojeto Organização de espaços pedagógicos da EPT. A investigação desenvolveu-se sobre a ótica controversa do mercado do trabalho e sua insaciável demanda de capacitação e qualificação daqueles que nele pretendem ingressar. Aqui analisamos o conhecimento jurídico oferecido no EMI, e se nele há efetiva preparação para a demanda profissional para além do capital. Como procedimento metodológico, exploramos esse universo por meio de uma abordagem quanti- qualitativa, buscando informações através da aplicação de questionários semiestruturados aos alunos do último ano do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Alagoas – IFAL-Campus Satuba, por intermédio da pesquisa-ação. Utilizou-se de pesquisas documental,bibliográfica e a aplicação de questionários semiestruturados, em cinco etapas: I) Pesquisa diagnóstica com alunos em sala de aula; II) análise dos dados coletados diagnósticos III) Definição e desenvolvimento do produto educacional; IV) Apresentação do PE e aplicação de questionário de avaliação; V) análise dos dados coletados de avaliação do PE. Confirmou-se com o estudo que existe carência de ensino prático jurídico de Direito do Trabalho e Previdenciário aos pré-egressos no IFAL, e, com isso foi desenvolvida uma cartilha, sobre as égides conceituais da educação de Paulo Freire e buscando efetivar a aprendizagem significativa de David Ausubel. Os dados constatam a eficácia do PE para que se possa contribuir para a formação do estudante crítico desde o ensino médio até o meio profissional, em consonância com a proposta do EMI, numa perspectiva de formação omnilateral no viés contra-hegemônico, invertendo a lógica de preparação apenas para ingressar no mercado do trabalho, mas, igualmente, preparar-se para dele proteger-se, com acesso ao conhecimento para o que o aguarda após sua formação.
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    Ecos de ancestralidade: relatos das tradições sociais e culturais das mulheres do Muquém-AL
    (2020-10-10) Santos, Daniela Verena Neves; Meirelles, Nelson Vieira da Silva Meirelles; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Lima, André Sueldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Silva, Ivanderson Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3106780553307514
    Trata-se de pesquisa educacional que pretende investigar como as vivências e saberes das mulheres quilombolas acerca da organização do trabalho e das suas manifestações culturais e sociais podem contribuir na formação integrada dos alunos da quarta série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia com vistas à educação omnilateral. Para isso, utiliza-se da compreensão de assuntos que versem sobre a contribuição da Educação Profissional e Tecnológica, enquanto política pública, no âmbito da superação de paradigmas sociais hegemônicos que limitam a existência das comunidades quilombolas. As comunidades mantém uma relação própria de pertencimento aos seus territórios, onde é possível a transmissão de saberes tradicionais através dos ensinamentos dos seus ancestrais, passados de geração em geração. Procedeu-se, portanto, pesquisa do tipo qualitativa, cujo método é a pesquisa ação em ambiente não-formal. O empreendimento investigado se deu através do diagnóstico das ideias construtoras dos alunos da 4° série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia, do Campus Murici, acerca das comunidades quilombolas, além de entrevistas, que realizamos in loco, às mulheres quilombolas do Muquém pertencentes à Associação dos Remanescentes de Quilombos do Muquém. Entendemos que através da modalidade da educação não formal é possível o reconhecimento dos saberes tradicionais de comunidades para a formação integral dos sujeitos. Nesse sentido, como resultado da pesquisa, verificou-se que é possível promover a troca de saberes entre a Comunidade do Muquém e o Instituto Federal de Alagoas – Campus Murici com vistas a integração de conhecimentos que estimulem a transformação da realidade dos sujeitos da pesquisa. Identificamos que as mulheres quilombolas exercem como papel social a liderança desses ambientes, consagram-se como responsáveis pela organização e desenvolvimento dos trabalhos na comunidade. Deriva desse função o compromisso pela transmissão das tradições como artesanato, agricultura familiar, culinária e religião. Compreendemos que o conhecimento das suas tradições permite aos futuros profissionais técnicos em Agroecologia o conhecimento de outras narrativas acerca da formação social brasileira e desenvolvimento de técnicas sustentáveis na região. Por fim, os dados obtidos possibilitaram a elaboração de um E-book – Ecos de Ancestralidade: Relatos das Tradições Sociais e Culturais das Mulheres do Muquém como produto educacional.
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    Etnozootecnia como proposta de valorização dos conhecimentos tradicionais em EPT
    (2021-08-27) Silva, Washington Luis Santos da; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Silva, Ana Paula Gomes da; http://lattes.cnpq.br/3016801941244964
    Este trabalho é um estudo etnozootécnico que se desenvolveu na cidade de Palmeira dos Índios e região com o objetivo de recolher conhecimentos sobre o comportamento tradicional na criação de animais domésticos. Foram coletados dados para a caracterização dos sujeitos participantes, bem como os métodos e costumes regionais para a criação de animais domésticos (bovinos, caprinos, suínos, galinhas, marrecos, coelhos, equinos, cães e gatos). Os sujeitos participantes possuíam idade média entre 40 e 50 anos, de ambos os sexos, sendo a maioria iletrado ou com baixa escolaridade que desenvolvem ou desenvolveram atividades ligadas á agricultura ou criação animal. Dentre os conhecimentos mais registrados destacam-se o uso de fitoterápicos, rezas e orações (ainda persistindo as superstições em seres sobrenaturais tais como a caipora e outros). Nos animais, o uso dos conhecimentos tradicionais ocorre no tratamento de feridas cutâneas e controle de verminoses. A cartilha contribuiu para a valorização dos conhecimentos empíricos e tradicionais ainda em uso nas comunidades rurais, além disso possibilita a preservação da memória por meio da transmissão das crenças no processo de formação de profissionais técnicos da área das Ciências Agrárias.
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    Práticas lúdicas para estudantes com deficiência na educação profissional e tecnológica
    (2024-12-10) Lira, Marco Aurélio Andrade; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Carmo, Bruno Cleiton Macedo do; http://lattes.cnpq.br/1324613444134954
    O trabalho de pesquisa “Práticas Lúdicas para Estudantes com Deficiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” expõe um estudo que objetiva auxiliar, por meio de um material didático em formato de guia (Produto educacional), os membros do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) enquanto sua atuação interdisciplinar junto aos Estudantes com Deficiência (EcD’s) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Satuba. Tem suas diretrizes voltadas respectivamente para a linha de pesquisa 2 “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT” e macroprojeto 6 “Organização de Espaços Pedagógicos da EPT”. É baseado no método de pesquisa observacional de caráter qualitativo, tendo início com um estudo subsidiado por uma revisão de literatura. A amostra da pesquisa foi em um número de 10 pessoas. O tratamento dos dados foi feito por meio de análise de conteúdo. Foram coletados dados primários utilizando-se de formulários online, assim como in loco por meio de entrevistas. O estudo surge como forma de auxiliar a equipe multidisciplinar que compõe o NAPNE do campus IFAL Satuba, colaborando com o desenvolvimento do trabalho no ensino e aprendizagem de EcD ́s (Estudantes com Deficiência) na EPT, por meio da dissertação e produto educacional produzidos. O principal resultado atingido foi a produção do recurso didático (Produto educacional), intitulado “Guia Didático de Atividades Lúdicas para Estudantes com Deficiência na EPT”. Além de um levantamento bibliográfico, o texto contém escritas pautadas em relatos de EcD’s do IFAL Campus Satuba, fato que contribuiu para uma melhor fundamentação da dissertação sobre a realidade das necessidades de PcD’s dentro de um contexto de inclusão. Diante da relevância em conhecer as caracteristicas especificas de cada Estudante com Deficiência no âmbito da EPT, no referencial teórico foram abordados aspectos fundamentados em alguns autores, como: Antônio Gramsci, Maria Ciavatta e Mario Manacorda, os quais se referem a formação em várias dimensões do ser humano por meio de uma Educação Omnilateral. Livros como “Coletivo de autores” e teóricos como Morchida Kishimoto, entre outros, também fundamentam o presente trabalho, destacando sua intervenção pedagógica aliada ao lúdico. Autores que versam sobre a educação especial e inclusiva no contexto da Educação profissional e Tecnológica, estão presentes como base de referência teórica deste estudo, tendo como destaque: Antônio Flávio Moreira, Marta Kohl de Oliveira e Romeu Kazumi Sassaki. Esses autores fornecem um referencial importante quando se trata de políticas públicas e práticas pedagógicas relacionadas a educação como um todo.
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    Saberes e vivências das mulheres Camponesas de União dos Palmares
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2021-03-22) Figueiredo, Eduardo Lourenço; Meirelles, Nelson Vieira da Silva
    As instituições formais de ensino devem ser compreendidas como lugares de efetivação e reconhecimento das lutas coletivas de caráter emancipatório, bem como de construção de uma formação omnilateral que, para além de uma postura tecnicista diante dos conhecimentos, possibilite ao aluno pensar questões de relevância social. Nesse sentido, entendemos que o diálogo da escola com movimentos sociais pode ser de grande utilidade na constituição desse tipo de formação. Levando essas informações em consideração, a presente pesquisa se propõe a contribuir para a promoção de uma formação omnilateral para os estudantes do ensino médio integrado ao técnico do curso de agroecologia do IFAL – Campus Murici através da inserção de saberes e vivências de mulheres camponesas no ambiente formal de ensino. Para tanto, pretende-se dar visibilidade aos conhecimentos e narrativas de um grupo de mulheres do campo, de União dos Palmares – AL, com o intuito de, aprofundando as discussões que se fazem a partir dos saberes e lutas dessas mulheres, contribuir para o desenvolvimento da formação integral dos sujeitos. O estudo é qualitativo, do tipo pesquisa-ação e a intervenção se deu por meio do presente e-book que apresenta os saberes e vivências das Mulheres Camponesas de União dos Palmares – AL e que pode ser utilizado como recurso didático para aulas de disciplinas diversas do curso de Agroecologia do IFAL, Campus Murici, e outros.
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    Saberes e vivências das mulheres camponesas de União dos Palmares no ensino de agroecologia do Ifal
    (2021) Figueiredo, Eduardo Lourenço; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; Silva, Ivanderson Pereira da; Castilho, Fábio Francisco de Almeida
    As instituições formais de ensino devem ser compreendidas como lugares de efetivação e reconhecimento das lutas coletivas de caráter emancipatório, bem como de construção de uma formação omnilateral que, para além de uma postura tecnicista diante dos conhecimentos, possibilite ao aluno pensar questões de relevância social. Nesse sentido, entendemos que o diálogo da escola com movimentos sociais pode ser de grande utilidade na constituição desse tipo de formação. Levando essas informações em consideração, a presente pesquisa se propõe a contribuir para a promoção de uma formação omnilateral para os estudantes do segundo ano do ensino médio integrado ao técnico do curso de agroecologia do IFAL – Campus Murici através da inserção de saberes e vivências de mulheres camponesas no ambiente formal de ensino. Para tanto, pretende-se dar visibilidade aos conhecimentos e narrativas de um grupo de mulheres do campo, de União dos Palmares – AL, com o intuito de, aprofundando as discussões que se fazem a partir dos saberes e lutas dessas mulheres, contribuir para o desenvolvimento da formação integral dos sujeitos. O estudo é qualitativo, do tipo pesquisa-ação e a intervenção se dará a partir da produção, apresentação e entrega de um ebook que apresente os saberes e vivências das Mulheres Camponesas de União dos Palmares – AL e que servirá como recurso didático para aulas de disciplinas diversas do curso de Agroecologia do IFAL, Campus Murici.
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    Sequência Didática para abordagem do modelo cooperativista
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2024-12-10) Santos, Acácio Bento dos; Meirelles, Nelson Vieira da Silva
    A sequência didática que apresentamos busca orientar os docentes numa interação teórica e prática para a realização de uma abordagem para o ensino do modelo cooperativista no ensino médio, possibilitando uma ampliação da visão de mundo dos discentes. O cooperativismo, definido como um modo de produção em que a posse dos meios de produção está nas mãos de quem produz, tem sido reconhecido como uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Esta vertente da economia representa um contraponto à concentração dos meios de produção conforme os fundamentos do capitalismo. Este tema poderá contribuir para a formação integral dos discentes, pois oferta a interação em diversos aspectos, sejam sociais, com base na interação entre as classes, sejam de mercado, pois as cooperativas atuam no mercado capitalista como qualquer outra empresa. Nessa perspectiva, pode-se contribuir para uma reflexão que transpõe o âmbito escolar.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

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