Navegando por Autor "Marques, Mariana Cavalcante Dias Malta"
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Item Guia didático para o ensino dos jogos cooperativos nas aulas de educação física: uma proposta com enfoque socioemocional(2022) Marques, Mariana Cavalcante Dias Malta; Filho , Adalberon Moreira de Lima; Filho, Adalberon Moreira de Lima; Júnior, Geraldo Alves Sobral; Damato, Tarciana Angélica Lopes; Lima, André Suêldo deO jogo é compreendido como uma manifestação da cultura corporal, bem como, um dos conteúdos mais utilizados no componente curricular de Educação Física (EF). Além de desenvolver habilidades socioemocionais que devem ser incluídas nos currículos das escolas do século XXI. A presente pesquisa foi norteada pela questão-problema: como as concepções dos professores de Educação Física de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas sobre jogos podem contribuir para elaboração de um guia didático baseado em jogos cooperativos com enfoque socioemocional? Assim, objetivou-se investigar as concepções dos professores de Educação Física sobre os jogos para auxiliar a elaboração de um guia didático sobre jogos cooperativos com enfoque em habilidades socioemocionais. A metodologia da pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Educação Física do Ensino Médio Integrado. Os instrumentos de coleta de dados foram: documentos (Projeto Pedagógicos dos Cursos) e entrevistas semiestruturadas. Para analisar os dados utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. As análises foram organizadas nos seguintes tópicos: 1) concepção dos professores de EF sobre jogos; 2) Elaboração do Produto Educacional (Guia Didático); 3) Avaliação do Produto Educacional (PE). Os resultados demonstram que as concepções dos professores sobre jogos cooperativos apresentaram resultados positivos em respostas às questões norteadoras, pois contribuíram para a elaboração do PE. A avaliação dos professores sobre o PE evidencia que o Guia Didático poderá contribuir para ensinar os valores da convivência social democráticas relacionadas às habilidades socioemocionais como consciência social, habilidades de relacionamento, capacidade crítico-reflexiva, empatia, respeito, expressão de emoções e sentimentos, confiança, tomada de consciência.