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Navegando por Autor "Lima, Maira Egito Alves de"

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    Cartilha para construção e uso de horta pedagógica: educação ambiental e cultura alimentar nas escolas
    (2023) Bispo, Iére Barros; Lima, Maira Egito Alves de; Lima, Maira Egito Alves de; Barreto, Daniela Pedrosa; Costa, Danniellle de Lima
    A educação ambiental passou a ser inserida no Brasil na década de 70, tendo a Base Nacional Comum Curricular como instrumento de execução no ensino formal, confirmando a relevância das questões socioambientais. Dentre as várias formas de aplicação da educação ambiental, tem-se o uso de cartilhas como material didático, ilustrativo e de fácil entendimento. Para o presente trabalho, o tema selecionado para a cartilha foi horta pedagógica, uma prática que vem sendo cada vez mais usada, por agregar várias áreas e também mostrar a diversidade da cultura alimentícia. Nesse contexto, o objetivo do artigo é apresentar caminhos metodológicos para implementação de uma horta em escolas através de uma cartilha, com ênfase na valorização da cultura alimentícia e aproximando a sociedade dos alimentos saudáveis. A metodologia foi baseada em revisão de literatura através de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental para que se obtivesse amparo legal e teórico sobre o assunto abordado, além de estabelecer critérios para construção da cartilha. Diante disso, foi construída uma cartilha de 32 páginas, que reúne informações e orientações para implantação e uso de horta pedagógica nas escolas.
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    Educação ambiental para povos e comunidades tradicionais no ensino técnico integrado: como ensinar para quem nos ensina?
    (2021) Lima, Maira Egito Alves de; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; Bezerra, Selma Silva
    A Educação Profissional tem, dentre tantos desafios, formar cidadãos com consciência crítica a respeito da pluralidade social e ambiental dos territórios. O município de Penedo-AL possui na construção de sua identidade, povos e comunidades remanescentes de quilombos. Diante desse contexto, foi observada a falta de instrumentos, no Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas, necessários para alcançar os objetivos didáticos referentes às especificidades dos/das estudantes oriundos/as desses grupos. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi propor a melhoria no processo de ensino que dialogue com a realidade dos/as estudantes quilombolas do Curso Técnico Integrado de Meio Ambiente do Campus Penedo, a fim de promover a educação ambiental de forma efetiva e transversal, respeitando os saberes tradicionais. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, tendo como principais sujeitos os docentes do curso. A partir do diagnóstico realizado, uma sequência didática interdisciplinar foi construída e aplicada no contexto do ensino remoto emergencial, sendo posteriormente avaliada pelos docentes e discentes envolvidos. As avaliações mostraram que a utilização de um produto educacional específico para apresentar e debater questões próximas da realidade dos/as estudantes foi bem aceita, tanto pelos docentes, quanto pelos discentes, com necessidade de aprimoramento em relação às questões identitárias e de envolvimento discente.
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    Estudo sobre as unidades de conservação federais em Alagoas: características e distribuição espacial
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-14) Silva, Christyan Lucas Primo da; Lima, Maira Egito Alves de; Lima, Maira Egito Alves de; Lenz, Tiago de Moraes; Wanderley, Lucas Suassuna de Albuquerque
    As unidades de conservação (UC) são áreas protegidas, e funcionam como um meio de manutenção dos ecossistemas que têm grande relevância ambiental. Alagoas é um estado vasto e rico, tanto de forma cultural, como ambiental e ao fazer uma pesquisa sobre as unidades de conservação no estado, percebeu-se a necessidade de abordar o tema: UCs federais. Para isso foi feita uma análise sobre a distribuição territorial dessas UCs, e ao avaliá-las houve a possibilidade de constatar a grande potencialidade e os conflitos que elas possuem, interligando esses conceitos e adquirindo informações, como por exemplo os biomas presentes no estado e onde se localizam, sendo eles Caatinga e Mata Atlântica, as comunidades tradicionais que se localizam dentro dessas UCs. A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, que apresenta uma vegetação característica e grande biodiversidade, tendo uma grande riqueza em espécies e um solo de variabilidade fértil, estando apenas 7,7% protegida por UCs. Em decorrência do desmatamento, a Caatinga vem apresentando problemas de deterioração ambiental, além de ser um bioma pouco estudado e protegido, por tais motivos, é de suma importância ter como prioridade o estudo e proteção de tal bioma. A Mata Atlântica não fica atrás, é um bioma que apresenta grande biodiversidade e mesmo assim apresenta muitas espécies em risco de extinção, tem frequentes problemas com queimadas e desmatamento e está apenas 10% protegida por UCs. tendo isso em vista, é possível observar que o território alagoano tem a necessidade e a capacidade para a criação de novas UCs, já que por mais que existam aproximadamente 50 unidades de conservação no estado, em sua maioria elas são RPPNs (Reserva Particular de Patrimônio Natural), enquanto aproximadamente 20 outras UCs estão dispostas de forma desigual, favorecendo o leste alagoano e a Mata Atlântica com 5 unidades de conservação, enquanto o Sertão e o Agreste alagoanos englobados pela caatinga ficam desprotegidos, apresentando apenas 1 unidade de conservação. Chegando assim a concluir que é necessária criação de novas UCs no intuito de uma maior proteção do Sertão e Agreste alagoano, visando especificamente a Caatinga, pois na situação atual está desproporcional em relação a Mata Atlântica.
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    Letramento ambiental: proposta interdisciplinar para abordar o descarte irregular de resíduos sólidos através de gêneros textuais
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-26) Pereira, Simone Moreira; Francisco, Kleyse Galdino; Francisco, Kleyse Galdino; Soares, Tiago Ferreira; Lima, Maira Egito Alves de; Silva, Aguimário Pimentel
    Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática com interdisciplinaridade entre as disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa, a partir do tema “descarte irregular de resíduos sólidos". Acredita-se que importa discutir a implementação de atividades de educação em meio ambiente de maneira interdisciplinar e lúdica. O uso da leitura e da produção de textos em contextos de prática social, entendido como letramento, no contexto de educação ambiental deve ser entendido como um trabalho de letramento ambiental. O gênero textual fábula serve como estímulo para a discussão de temas de todas as ordens, especialmente as ambientais e sua ludicidade inerente permite a aplicação, reaplicação e implementação ordenada de atividades em direção à sala de aula.
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    Observação de aves como ferramenta de educação ambiental em unidade de conservação: cartilha na APA Marituba do Peixe, Alagoas
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-31) Xavier, Afonso de Lima; Lima, Maira Egito Alves de; Ferreira, Guilherme Ramos Demétrio; Pinheiro, Pablo
    Os mais variados públicos buscam meios de se aproximarem do ambiente natural, assim, atividades como a observação de aves ganham destaque, sendo utilizadas como ferramentas de educação ambiental, pois propiciam discussões sobre as condições ambientais e criam conexão com a natureza. A APA da Marituba do Peixe, localizada em Alagoas, possui alta diversidade de espécies e ecossistemas com grande potencial para conservação. Partindo disso, o presente trabalho objetivou a construção de uma cartilha como estratégia didática, tendo como tema a observação de aves na APA Marituba do Peixe. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais sobre as características da APA com foco na avifauna ali presente e elementos teóricos relacionados à temática da cartilha e sua construção, além de visitas de campo na região. Como resultado principal está a cartilha de observações de aves na APA da Marituba do Peixe com indicações de uso para a mesma.
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    Sequência didática como estratégia de sensibilização ambiental para turmas do 7º ano do ensino fundamental
    (2023) Alves, Mariana Procópio dos Santos; Lima, Maira Egito Alves de; Mendes, Sandra; Santos, Wellingthon
    O presente trabalho visa à elaboração de uma sequência didática interdisciplinar para ser aplicada em turmas do 7º ano do ensino fundamental, nas disciplinas de Ciências e Geografia, com foco na sensibilização para preservação da Mata Ciliar do Rio Escorrega, no Distrito de Luziápolis - Campo Alegre - AL. O rio fornece água usufruída pela população local, como abastecimento de residências, lazer, irrigação agrícola entre outros. Tendo em vista sua importância socioambiental, faz – se necessário educação ambiental nas escolas voltada para essa realidade de preservação, utilizando vivência da comunidade escolar para destacar a importância do rio.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

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