TCC Linguagem e Práticas Sociais
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Item O ensino de língua materna na perspectiva dos letramentos e das metodologias ativas: um estudo sociodiscursivo da linguagem na educação básica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-05) Souza, Natália Oliveira de; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Menezes, Lucianne Michelle de; http://lattes.cnpq.br/1354199519304107; Silva, Maria Viviane de Melo; http://lattes.cnpq.br/8752941221356373O ensino de língua materna tem sido foco de debates e reflexões que tomam as práticas e teorias que o fundamentam como objeto de análise. Por isso, esta pesquisa problematiza sobre as implicações do ensino de língua a partir do estudo de documentos oficiais educacionais como Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O objetivo é compreender a relação entre o ensino pautado em práticas que enfatizam a alfabetização e os diversos letramentos e as propostas didáticas fundamentadas no uso de metodologias ativas em sala de aula. Este estudo se situa no campo da Linguística Aplicada, que compreende a linguagem em uma perspectiva de interação social (BAKTHIN, 1997), nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995), em um ensino de língua pautado no objetivo de desenvolver a competência comunicativa dos estudantes (BORTINI- RICARDO, 2004) e nas abordagens que partem do ensino de língua de forma crítica e reflexiva, considerando as realidades educacionais e aprendizagem significativa (GERALDI, 2012; FARACO, 2017; MENDONÇA, 2006; NEVES, 2011; OLIVEIRA, 2010; FREIRE, 2019). O trabalho se caracteriza pela pesquisa bibliográfica para compreensão do estado da arte sobre o tema e, em seguida, tem sua metodologia complementada pela coleta de dados primários, acessados por meio da aplicação de questionário na modalidade on-line, com objetivo de refletir sobre as compreensões básicas sobre o ensino de língua portuguesa com professores da educação básica. Diante das reflexões propostas, destacamos que, realmente, as ponderações sobre o ensino de língua são necessárias, principalmente, para contribuir com uma formação educacional de qualidade que seja embasada em um estudo pautado no diálogo, em concepções de língua e linguagem que promovam uma compreensão da diversidade da linguagem e da variedade da língua.