TCC Letras-Português
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Letras-Português por Autor "Almeida, Maria Lêda de Oliveira Chagas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Heterogeneidade da comunicação em sala de aula: reflexões sobre o silêncio(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-10-05) Almeida, Maria Lêda de Oliveira Chagas; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955Esta pesquisa qualitativa, e bibliográfica, aborda aspectos da heterogeneidade comunicativa e dialógica na sala de aula e destaca a relevância da comunicação e do silêncio na prática pedagógica, essenciais no processo comunicativo-educativo. O objetivo geral da pesquisa, inserida na Linguística, na perspectiva da Análise do Discurso, das teorias de aprendizagem aprendidas ao longo do curso e da autobiografia, foi refletir sobre como os silêncios do discurso se configuram na minha formação como estudante no Curso de Licenciatura de Letras-Português do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), no Campus Maceió. Foram objetivos secundários: (i) ampliar o entendimento da comunicação em sala de aula, por meio de leituras e reflexões na área de Educação e (ii) identificar a compreensão e as minhas concepções sobre docência. Com base na pesquisa bibliográfica que aborda saberes da comunicação na perspectiva do discurso e da autobiografia no ensino, uso, por vezes, narrativa em primeira pessoa, autorizada pela abordagem qualitativa, mas sem perder o foco científico. A pesquisa observa práticas pedagógicas com base na compreensão do estudante em formação, ou seja, processualidades discursivas de docente e discente, como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. A abordagem qualitativa utiliza relato de experiências vivenciadas pela própria pesquisadora, no curso, estudos de revisão bibliográfica em livros, artigos e repositórios institucionais. Por fim, o método descritivo permitiu relacionar dados experienciais à prática educacional. Os resultados do estudo indicaram que a colaboração em atitudes responsivas favorece o diálogo em sala de aula, ação motivadora de mudança no processo formativo.