TCC Ensino das Ciências e Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Ensino das Ciências e Matemática por Autor "Freitas, Heloisa de Almeida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Temáticas do ensino de biologia relacionadas a alfabetização científica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-19) Freitas, Heloisa de Almeida; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Vilaça, Fabiana Aparecida; http://lattes.cnpq.br/0666609059760660; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582A Alfabetização Científica (AC) está constantemente presente nos estudos da área de Educação em Ciências vinculada a objetivos voltados para as ações educacionais em que se pretende formar estudantes que compreendam os elementos do conhecimento científico e seu uso para análise e tomada de decisões. O objetivo deste estudo foi mapear os trabalhos publicados (dissertações e teses) entre 2012-2022 sobre temáticas do ensino da Biologia relacionadas a Alfabetização Científica. Foi realizado um mapeamento por estudos (dissertações e teses) que fizeram uso de alfabetização científica no ensino da biologia publicados entre 2012-2022. Para isso, utilizou-se a base de dados BDTD. Após a aplicação dos critérios de critérios de inclusão e exclusão, previamente estabelecidos, foram analisadas 68 pesquisas (dissertações e teses), com 25% publicadas no ano de 2020. Quanto ao “enfoque das pesquisas" foram indicados que genética (13%) e ecologia (13%) foram os assuntos mais abordados nos estudos. Dentre as categorias avaliadas, têm-se “estratégias de ensino”, nos quais foi mais utilizada a ferramenta da experimentação em sala de aula e/ou laboratório (13,7%). Portanto, esse mapeamento permitiu a avaliação da qualidade e a confiabilidade das fontes de informação disponíveis, como também, evidências que revelaram lacunas a serem preenchidas por pesquisas futuras.