TCC Ensino das Ciências e Matemática
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Navegando TCC Ensino das Ciências e Matemática por Autor "Conceição, Alexandre Rodrigues da"
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Item Educação em saúde na didática de professores de ensino fundamental/anos finais de escolas públicas e particulares(2022) Silva, Cirlaine da; Santos, Maria José dos; Santos, Maria José dos; Conceição, Alexandre Rodrigues da; Rocha, Marcos OliveiraA promoção da saúde enfatiza que os indivíduos devem possuir um papel ativo, atribuindo-lhes mais controle sobre as condições que afetam a sua saúde nos aspectos biológicos, ambientais, culturais, econômicos e psicológicos/metais. E é através da escola e da atuação do professor que a promoção da saúde se efetiva. Observando a importância do papel da escola e do professor na promoção da saúde o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção de professores das diversas áreas de ensino em relação à aplicabilidade do ensino em saúde, os desafios enfrentados e propor alternativas de promoção da saúde na escola baseadas nos preceitos da interdisciplinaridade e intersetorialidade. Trata-se de uma estudo quali-quantitativo, para o qual foi utilizado um questionário semi-estruturado, aplicado via Google forms, para professores de duas escolas públicas e uma particular nos municípios de Major Izidoro-AL e Cacimbinhas-AL, respectivamente. Dos 72 professores aptos a participarem da pesquisa, 29 se voluntariaram para responder ao formulário. Embora 87,1% tenham afirmado já ter trabalhado temas relacionados à saúde humana, 35,5% não havia cursado nenhuma disciplina voltada a Educação em Saúde em sua formação inicial, o que para Jesus e Figueiredo (2017) a falta de qualificação e incentivo para capacitação desses profissionais torna-os cada vez mais desmotivados e despreparados para trabalhar determinados temas em sala de aula. Além disso, é possível observar a diferença no grau de relevância dado a Educação em Saúde entre professores de rede pública e particular. Mesmo diante desta realidade a maior parte dos docentes voluntários afirmou não ter recebido capacitação para trabalhar temas relacionados à saúde. Dentre os temas citados os mais aplicados foram “Alimentação Saudável, Dengue, Zica Vírus e Chikugunha e Saúde Mental”, sendo este último o de maior relevância no contexto atual pós-pandemia da COVID-19. Como colaboração para a promoção da saúde nas escolas o presente trabalho trás duas propostas alternativas e flexíveis voltadas para as temáticas mais citadas pelos docentes, contribuindo assim para a aplicabilidade destes temas nas mais diversas áreas.Item Ensino de botânica nos anos iniciais e os impactos das propostas curriculares(2022) Conceição, Alexandre Rodrigues da; Oliveira, Marcos Nunes de; Oliveira, Marcos Nunes dePor meio de uma pesquisa bibliográfica, esse artigo possui como objetivo analisar os impactos das propostas curriculares no ensino de Botânica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Visto que, os documentos oficiais auxiliam na construção dos currículos escolares destacando quais são os conhecimentos essências que precisam ser trabalhos por toda a Educação Básica. Sendo assim, buscamos responder ao seguinte questionamento: Qual tem sido as propostas dos Parâmetro Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Botânica nos anos iniciais? Para isso, recorremos aos PCN e a BNCC buscando destacar em quais níveis escolares o ensino de Botânica aparece como um conhecimento essencial para serem trabalhados. Os resultados demonstram que a substituição dos PCN pela BNCC traz uma redução drástica dessa área do conhecimento nos anos iniciais o que pode contribui para cegueira botânica.