Teses e Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Inclui teses, dissertações e trabalhos de conclusão de mestrado profissional produzidos no IFAL e fora dele.
Notícias
Inclui teses, dissertações e trabalhos de conclusão de mestrado.
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Autor "Alves, Maria Dolores Fortes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Inclusão da visão monocular no contexto da educação profissional, orientações e ações a respeito: uma abordagem dentro do NAPNE-Ifal(2021) Guerra , Maria José; Barbosa, José Isnaldo de Lima; Barbosa, José Isnaldo de Lima; Alves, Maria Dolores Fortes; Fiori, Ana Paula Santos de MeloA Educação Inclusiva no cenário da educação profissional e tecnológica vem disseminando políticas públicas educacionais no país, diante desta conjuntura buscou-se pesquisar pela INCLUSÃO DA VISÃO MONOCULAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ORIENTAÇÕES E AÇÕES A RESPEITO: Uma abordagem dentro do NAPNE-IFAL. Neste viés o estudo visa Identificar através dos envolvidos com o Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Específicas- NAPNE do IFAL acerca do discente com Visão Monocular e Como os envolvidos com o NAPNE do Instituto Federal de Alagoas lidam e orientam as ações com relação aos discentes com Visão Monocular? Essa indagação transita pelo campo do pressuposto que consideram a visão monocular como baixa visão, pela dualidade existente entre as legislações, por esta razão enfrentam desafios na execução das tecnologias assistivas, partindo do pressuposto que só conhecem a baixa visão. A base teórica contempla Diniz, Mantoan, Freire, Tardif, Thiollent, Sacristán dentre outros. O estudo que será desenvolvido tem caráter investigativo de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos incluem questionário semiestruturado, para docentes e técnicos administrativos envolvidos com NAPNE do IFAL sobre o atendimento as pessoas com visão monocular. Assim como buscarse- á, elaborar o perfil dos discentes do IFAL acometidos da visão monocular. O produto desta pesquisa foi organizado em formato de cartilha, propõe-se desenvolver uma contextualização da educação profissional inclusiva abordando orientações e acerca da visão monocular.