Teses e Dissertações
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Navegando Teses e Dissertações por Autor "Alencar, Rendrikson Gonçalves"
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Item A participação de pais ou responsáveis nos processos de gestão da educação profissional e tecnológica do Ifal(2023) Alencar, Rendrikson Gonçalves; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Maurício; Gomes, Maria das Graças Correia; Brasileiro, Regina Maria de OliveiraEste estudo tem como temática a participação de pais ou responsáveis nos processos de gestão no Instituto Federal de Alagoas e se constitui em uma pesquisa aplicada que tem como objetivo sistematizar práticas educativas para o trabalho em gestão no âmbito do Ifal. Situado na Área de Ensino e desenvolvido no Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Organização e Memória dos Espaços Educativos da EPT, assume uma perspectiva metodológica com abordagem qualitativa. O universo de análise é composto pelos pais ou responsáveis de estudantes e os servidores das Equipes Pedagógicas e da Gestão do Ensino de dois campi do Ifal localizados na Mesorregião do Sertão Alagoano. Como procedimento metodológico, utilizou-se de pesquisas documental, bibliográfica e a aplicação de questionários estruturados, em três etapas: I) Pesquisa diagnóstica dos espaços de participação de pais ou responsáveis na gestão e das práticas de gestão realizadas no Ifal; II) Definição e desenvolvimento do protótipo/produto educacional; III) Aplicação teste e avaliação do Protótipo. Na avaliação do produto, os participantes da pesquisa ponderaram sobre a qualidade do material, sua adequação ao perfil do público-alvo e sobre a relevância do conteúdo apresentado. Com os resultados da discussão, materializou-se um Produto Educacional, para avaliação dos servidores das Equipes Pedagógicas e da Gestão do Ensino, com o intuito de utilização como instrumento formativo de pais ou responsáveis. Os resultados do estudo indicam que ainda é necessário desenvolver canais de informação e de formação que promovam a participação de pais ou responsáveis na gestão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), de forma que os espaços assegurados em normativos institucionais fortaleçam a gestão democrática e participativa.