TCC Administração Pública
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Item A educação das pessoas com deficiência na perspectiva do GestorPúblico Escolar : uma análise da Escola Estadual Manoel de Matos, situada em Santana do Mundaú-AL.(2024-08-16) Silva, Germana Maria da; Silva, Anderson Luiz da; Ribeiro, Ricardo Luís Alves de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1280322604196844; Souza, Bruno Silvestre Silva de; http://lattes.cnpq.br/8296982141032021O presente trabalho aborda como tema a educação de pessoas com deficiência na perspectiva do gestor escolar, onde será realizada uma pesquisa na administração da escola, localizada em Santana do Mundaú/Alagoas, sobre a inclusão social de alunos com deficiência. O objetivo desse estudo foi fomentar a inclusão social na educação pública da Escola Estadual Manoel de Matos, visando destacar possíveis desafios da gestão para atender os alunos com deficiência física e mental. Foi preciso pesquisar se a administração escolar consegue atender todos os direitos da pessoa com deficiência. Devido o aumento de alunos com deficiência fazendo parte do convívio escolar, dividindo o mesmo espaço de sala de aula com os demais alunos da mesma faixa etária, surgiu o interesse em fazer esta pesquisa. Para sua elaboração foram utilizadas três fontes de pesquisa: bibliográfica, fontes eletrônicas e pesquisa de campo. A coleta de dados foi por meio de entrevista não estruturada e observação. Por fim, os dados obtidos foram organizados e analisados com vistas a alcançar o objetivo da pesquisa.Item Análise das demonstrações contábeis: balanços patrimoniais do Instituto Federal de Alagoas IFAL no período de 2017 - 2022(2024-10-09) Lima Sobrinho, Marcial de Araújo; Macêdo, Dartagnan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2025788330054193; Santos, Diego da Guia; http://lattes.cnpq.br/2442362471764000; Macêdo; Ribeiro, Ricardo Luís Alves de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1280322604196844; Calheiros, Elder Soares da SilvaO estudo analisou as demonstrações contábeis de balanço patrimonial do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), instituição de ensino médio e superior localizado no estado de Alagoas, no período de 2017 a 2022. No centro desse período o mundo enfrentou a pandemia de Covid-19, o que tornou essas análises contábeis ainda mais relevantes. O estudo de natureza quantitativa, utilizou o método estatístico de análise contábil horizontal com os dados públicos contábeis disponíveis pelo instituto, que permitiram analisar e quantificar através de critérios e procedimentos de avaliação e mensuração dos ativos e passivos o impacto da pandemia de Covid 19, considerando as situações de antes, durante e depois do evento. Utilizou-se o método de análise horizontal, que compara dados financeiros ao longo de diferentes períodos para identificar mudanças e tendências, identificando crescimento ou declínio dos ativos e passivos. Entre os objetivos do estudo, teve o foco na evolução contábil específica, considerando o comprometimento causado pela pandemia e as restrições de receita anteriores, em destaque o decréscimo abrupto de -7,90% no ativo circulante presente no período pandêmico de 2019 a 2020, houve ainda a evolução gradual do ativo não circulante, com variações de 1,41% (2017-2018) a 74,14% (2021-2022). No caráter a evolução contábil patrimonial dos passivos, o passivo circulante apresentou uma expressiva variação de 610,73% (2017-2018) para 14,56% (2021-2022) e o passivo não circulante, embora não tenha apresentado variação entre 2017 e 2018 (0,00%), sofreu um decréscimo considerável de -92,19% de 2021 para 2022. A análise dos dados comprovou que o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), mesmo enfrentando os desafios da pandemia, apresentou resultados satisfatórios em seus ativos e passivos nos diferentes períodos do estudo.Item Análise dos impactos do planejamento estratégico da Escola Estadual do Município de Ibateguara durante a Pandemia da COVID-19: um estudo de caso(2024-09-05) Silva, Alexsandra Zacarias da; Viana, José Leandro Alves; http://lattes.cnpq.br/5185605394484846; Souza, Bruno Silvestre Silva de; http://lattes.cnpq.br/8296982141032021; Silva, Anderson Luiz da; Ribeiro, Ricardo Luís Alves de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1280322604196844Após um cenário atípico o qual o mundo inteiro precisou se planejar, que foi a chegada da pandemia da Covid-19, o setor educacional precisou se adequar as mudanças ocasionadas por essa pandemia. O presente artigo busca, através de uma pesquisa exploratória, analisar os impactos causados no planejamento estratégico da escola de rede estadual no município de Ibateguara, no estado de Alagoas. A metodologia a ser utilizada será, a entrevista semiestruturada com uma análise qualitativa, e também a verificação de atas de resultados finais dos discentes por meio da análise quantitativa. Vale ressaltar a importância de uma análise das dificuldades que foram encontradas através dos planejamentos elaborados, bem como, os métodos utilizados para tentar solucioná-los, e como a educação foi afetada ou não devido a isso. Através desse estudo foi possível perceber a importância da elaboração de um planejamento estratégico, além de, proporcionar visões estratégicas para um possível cenário atípico futuro.Item Descrição dos serviços públicos da atenção básica: o caso de uma estratégia saúde da família no Município de Pilar-AL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-02-02) Silva, Diana Alves da; Santos, Diego da Guia; http://lattes.cnpq.br/2442362471764000; Macêdo, Dartagnan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2025788330054193; Ribeiro, Ricardo Luís Alves de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1280322604196844A atenção básica é a principal porta de entrada e centro de comunicação da rede de atenção à saúde. Nesse nível de atenção, para proporcionar um conjunto de promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação, as atividades coletivas têm papel fundamental, pois consolidam a construção da rede de atenção e influenciam a participação popular na promoção da saúde. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo descrever os serviços públicos de saúde da atenção básica no Município de Pilar-AL. Buscou ainda identificar a percepção dos colaboradores quanto a qualidade do serviço público de saúde ofertados. Para isto, adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, tendo como procedimento um estudo de caso em uma unidade da Estratégia Saúde da Família do município. Com a análise dos dados foi possível trazer discussões e compreensões acerca dos princípios ofertados na rede de Atenção Básica de Saúde do município de Pilar; apresentar a percepção dos servidores mediante a qualidade dos serviços, e pontuar os aspectos positivos e negativos pelos serviços ofertados na unidade. Assim, como sugestão para estudos futuros, a replicação da pesquisa nas outras unidades a fim de evidenciar a realidade do município como um todo. Mas futuramente, replicar em outros municípios.Item Gestão pública e os desafios na educação durante a Pandemia da COVID-19: um estudo de caso na escola municipal pequeno príncipe(2024-09-12) Lima Filho, Cristiano Silvestre de; Souza, Bruno Silvestre Silva de; http://lattes.cnpq.br/8296982141032021; Ribeiro, Ricardo Luís Alves de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1280322604196844; Viana, José Leandro Alves; http://lattes.cnpq.br/5185605394484846Este estudo evidencia os desafios enfrentados pelos gestores escolares no período de pandemia, apresenta como objetivo: Identificar quais os desafios, ações e estratégias a Gestão Pública Municipal de Santana do Mundaú utilizou para dar continuidade ao ano letivo de 2020, diante da pandamia da Covid-19. Esta pesquisa compreende um estudo de caso de tipologia exploratória e abordagem qualitativa em que além das bibliografias e documentos, considera-se fundamental a pesquisa de campo (entrevistas com a secretária de educação e equipe de gestão escolar). Encontrar alternativas para dar continuidade às aulas durante um cenário de pandemia foi um tanto desafiador. Assim, os relatos de experiências podem contribuir e potencializar ainda mais a gestão escolar, uma vez que os gestores escolares desempenharam um papel crucial durante a pandemia, sendo responsáveis por garantir a continuidade da educação, adaptando rapidamente as estratégias de ensino e apoiando professores, alunos e suas famílias em um contexto de incerteza e mudanças constantes.Item Mobilidade urbana: a importância de vias seguras para o ciclista utilizar a bicicleta em vias públicas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-11-24) Nascimento, Maria José do; Macêdo, Dartagnan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2025788330054193; Ribeiro, Ricardo Luís Alves de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1280322604196844; Santos, Diego da Guia; http://lattes.cnpq.br/2442362471764000O presente trabalho visa fazer uma reflexão sobre a utilização da bicicleta em vias públicas, a partir do postulado de que é preciso considerar que a disposição do espaço físico representa, também, a posição da bicicleta no espaço social. Para se entender esta disposição, levar-se-á em conta tanto o histórico político-institucional, quanto a infraestrutura instalada, além dos aspectos morais e emocionais, que influem nos entendimentos que determinam a disposição material e comportamental do mundo social, o que foi feito através de incursão em grupos ligados ao cicloativismo, pesquisas bibliográficas, acesso a documentos, leitura de notícias jornalísticas ligadas ao tema. Revelou-se que o estabelecimento de novas ciclovias/faixas, o aumento dos ciclistas e campanhas de estímulo à utilização da bicicleta têm exigido uma mudança no padrão de comportamento durante os deslocamentos. Tal mudança não acontece de forma harmoniosa, pois tanto nas ruas quanto nas instituições públicas há um cenário litigioso. Neste aspecto, as ações dos coletivos da cidade são imprescindíveis, pois, além de constituir comunidades morais, produz constrangimentos públicos que possam contribuir para remodelar comportamentos.Item Nova gestão púbçlica e os impactos para a sociedade alagoana na segurança pública entre os anos de 2021 a 2023(2024-09-12) Silva , Sydirlan Hibson Pereira da; Souza, Bruno Silvestre Silva de; http://lattes.cnpq.br/8296982141032021; Ribeiro, Ricardo Luís Alves de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1280322604196844; Viana, José Leandro Alves; http://lattes.cnpq.br/5185605394484846Sabe-se que a abordagem da Nova Gestão Pública para administrar é o modelo que vem se adotando no país no início da década de 1990. Sabe-se também que crime não é fenômeno recente, sendo necessário planejamentos eficientes e eficazes por parte dos gestores da Segurança Pública, sendo relevante fugir do modelo burocrático para gerir a coisa pública, integrando todos os atores e Instituições que buscam prestar um melhor serviço à sociedade. O objetivo deste estudo reside em avaliar a Gestão da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas (SSP AL) no período que compreende os anos de 2021 a 2023 com foco na redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI’s) no município de Maceió- Alagoas. Para atender aos objetivos deste estudo foi realizado uma pesquisa bibliográfica e documental, por meio de livros, artigos, reportagens e dados estatísticos do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (NEAC/SSP-AL), e dos Anuários Brasileiro de Segurança Pública, bem como a aplicação de questionário respondido por 56 (cinquenta e seis) servidores efetivos integrantes das diversas instituições que compõem o Sistema Único de Segurança Pública local. Conclui-se ainda pela relevância da integração entre as Instituições e a necessidade de novos estudos sob outras perspectivas, como a relação entre educação e segurança, o desenvolvimento econômico relacionado à redução de criminalidade local.Item Uma revisçao sistemática da literatura sobre gestão do conhecimento na administração pública(2024-11-21) Barros, Nelson Rodrigo Lima de Araujo; Macêdo, Dartagnan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2025788330054193; Ribeiro, Ricardo Luís Alves de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1280322604196844; Gouveia, Rogério de Alencar; http://lattes.cnpq.br/8389756224508333A importância de manter uma identidade organizacional na área pública ou privada por meio dos conhecimentos compartilhados e desenvolvidos pelos colaboradores que permeiam estas instituições gera uma riqueza imensurável por meio de habilidades e experiências. Esse conhecimento, muitas vezes, é perdido ou não compartilhado, exclusivamente por não compreenderem a necessidade da implantação de uma gestão do conhecimento. Diante desta lacuna, entre compreender a importância e a busca dessa ciência, que este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para identificar abordagens, definições e conceitos sobre a gestão do conhecimento na Administração Pública. Foram realizadas buscas em periódicos, nas bases Capes/MEC e ANPAD SPELL. Por meio destas fontes de pesquisas foram realizadas duas fases das seleções dos artigos: identificar os estudos iniciais totalizando 11.782 artigos, no qual resultou em 621 artigos incluídos e posteriormente a exclusão dos estudos com base no título, resumo e palavras-chave, restando 47 artigos. Os resultados da análise dos dados indicaram que existe o entendimento sobre a importância da gestão do conhecimento, contudo os gestores públicos precisam compreender e implementar esta metodologia nas suas organizações. Por outro lado, há sim uma carência de trabalhos científicos que abordem a Gestão do Conhecimento diretamente e adequadamente voltada às instituições públicas.