TCC Sistemas de Informação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Sistemas de Informação por Autor "Carvalho, Lukas Teixeira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Trilogia de aplicativos educacionais para estimulação cognitiva de crianças com autismo: ABC Animais, 123 Autismo e MemoAut(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-01-25) Carvalho, Lukas Teixeira; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Oliveira, Augusto César Melo de; http://lattes.cnpq.br/0015527839272634; Souza Júnior, Marcilio Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2702843581642246Crianças com autismo apresentam um desenvolvimento atípico, caracterizado por déficits na comunicação, interação social e um repertório restrito de interesses ou atividades. Tais déficits interferem diretamente no aprendizado. Para minimizar esses impactos, são utilizados métodos e abordagens especificamente desenvolvidos para auxiliar o ensino de pessoas com autismo, tais como: Ensino Estruturado (TEACCH) e Análise do Comportamento Aplicada (ABA). O uso de recursos tecnológicos vem proporcionando inúmeros benefícios e diversos aplicativos têm sido desenvolvidos com a proposta de auxiliar no processo de educação e comunicação de pessoas com autismo, no entanto, percebe-se que as equipes de desenvolvimento raramente conhecem as peculiaridades do público alvo. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma trilogia de aplicativos voltados para dispositivos móveis para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo. O procedimento metodológico utilizado percorreu as seis etapas preconizadas pela Metodologia de Pesquisa da Ciência do Design (DSRM) e teve a colaboração da equipe multidisciplinar de uma instituição de referência no tratamento do autismo com base nas premissas do Design Centrado no Usuário e do Ensino Estruturado, a partir de interações constantes com o público alvo. Os resultados obtidos foram três aplicativos construídos para auxiliar a alfabetização utilizando a temática dos animais (ABC Autismo Animais), ensinar habilidades básicas da matemática (123 Autismo) e estimular o processo de memorização (MemoAut), com interfaces intuitivas, interativas, lúdicas e alinhadas com as orientações dos programas terapêuticos. A validação com o público-alvo sinalizou que os aplicativos despertam o fascínio dos usuários e contribuem para minimizar as dificuldades enfrentadas no processo de alfabetização de crianças com autismo.