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Navegando Trabalhos apresentados em eventos por Autor "Albuquerque, Cassiano Henrique de"
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Item Ensino e Aprendizagem através de Makerspaces: uma revisão sistemática da literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-06) Albuquerque, Cassiano Henrique de; Cavalcante, Patrícia SmithEste artigo relata os resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre os processos de ensino e aprendizagem em makerspaces. Foram analisados 72 artigos nas bases de dados Science Direct, IEEE Explore, SCIELO-Brasil, Periódico CAPES, BDTD e Google Acadêmico, seguindo o protocolo de Kitchenham e a metodologia PRISMA. Os resultados destacam elementos comuns aos makerspaces em geral, porém, evidenciam uma lacuna de pesquisas no ensino técnico e profissionalizante em especial. As carências encontradas incluem infraestrutura limitada, falta de formação dos professores, integração curricular inadequada e dificuldades na avaliação e reconhecimento dos conhecimentos adquiridos nos makerspaces.Item Espaços 4.0 e a educação maker: mapeamento do perfil do docente para atuar em cursos de qualificação tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10) Ferreira, Líllian Franciele Silva; Albuquerque, Cassiano Henrique de; Pereira, Renata Imaculada Soares; Cavalcante, Patrícia Smithcurta duração do projeto Espaço 4.0. O projeto Espaço 4.0 consiste em seis ambientes makers construídos em container customizado, equipados com impressoras 3D, computadores, drones, kits de Robótica Educacional e de Internet das Coisas, ferramentas e instrumentos; com foco na capacitação de jovens entre 15 e 29 anos da comunidade, em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. A formação maker realizada pelos instrutores consistiu em abordar conteúdos relacionados às metodologias ativas, cultura maker, recursos digitais, design thinking e prototipação. Os instrutores que participaram da formação em abril de 2022, iniciaram efetivamente as atividades relacionadas aos cursos a partir de maio de 2022. Metodologicamente, esta pesquisa é de caráter exploratório e qualitativo, com foco na análise do questionário inicial aplicado aos professores que participaram da formação maker para os cursos que ocorreram simultaneamente nos Espaços 4.0 distribuídos em seis campi do Ifal. Os resultados iniciais apresentados mostram que a maioria dos instrutores possuem o grau de formação a nível de especialização e não possuem experiência em docência, sendo a prática pedagógica nos Espaços 4.0 o primeiro contato docente com alunos, numa experiência formal de educação. Os professores pesquisados tem o perfil relacionado a área tecnológica, porém, raramente já atuaram em projetos de inovação e tecnologia. Por fim, foram identificadas limitações relacionadas às Hard Skills dos instrutores, ao potencial de internalização dos pilares da cultura maker (criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade) e habilidades digitais com o manuseio das tecnologias inovadoras disponíveis nos Espaços 4.0, o que potencializa a importância de promover formações continuadas, pautadas nos aspectos maker, para auxiliar a atuação profissional nesses espaços inovadores.Item Formação Pedagógica em Educação e Mediação Tecnológica: um relato de experiência(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022) Albuquerque, Cassiano Henrique de; Sousa, José Mateus Queiroz; Soares, Artemísia dos Santos; Cavalcante, Patrícia SmithO objetivo dessa pesquisa é apresentar o relato de experiência da apli- cação de uma formação pedagógica vivenciada no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) de forma pioneira em formato remoto. Esse percurso formativo foi realizado no Campus Maragogi do IFAL, contando com a participação de 96,0% dos docentes, sendo realizado no primeiro semestre de 2020, no auge da primeira onda da Covid-19, fato esteue impôs drásticas mudanças na rotina da população mundial, em especial na educação, com a introdução do ensino remoto devido ao fechamento presencial das instituições de ensino. O estudo se funda- menta teoricamente no TPACK que enfatiza as conexões existentes entre tecnologias, abordagens pedagógicas específicas e conteú- dos curriculares, conceituando como essa tríade pode interagir, uns elementos com os outros, para produzir o ensino baseado em tecno- logias educacionais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa participante com abordagem qualiquantitativa e nível de profundi- dade descritivo-explicativo tendo como instrumentos de coleta de dados questionários aplicados aos docentes durante a formação e os depoimentos gravados pelos cursistas individualmente em vídeo, apre- sentando a percepção sobre a formação em análise para sua atuação profissional na educação. A avaliação diagnóstica que precedeu à formação apontou para um déficit considerável, tanto no uso de meto- dologias ativas quanto pelo uso de ferramentas tecnológicas digitais no processo de ensino-aprendizagem. Essa defasagem independe da idade e área de formação, sendo percebida no perfil geral do docente desta pesquisa. Dentre os vários resultados obtidos após o processo formativo, pode-se destacar o alto nível de satisfação com as temá- ticas, o tempo de formação, a organização do curso, os formadores e os conteúdos abordados, com 90,2% de aprovação em média. Quanto ao modelo aplicado, houve unanimidade sobre a necessidade de dar continuidade à formação para além do período pandêmico. Como ações futuras, pretende-se propor o desenvolvimento de formações contínuas para os servidores do IFAL através de temas e recursos, com métodos que possibilitem qualificação colaborativa e promovam a dis- seminação de saberes, contribuindo para atenuar as dificuldades no uso das tecnologias digitais e de outras inovações aplicáveis à prática pedagógica contemporânea