TCC Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Matemática por Autor "http://lattes.cnpq.br/2776939893721016"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Prancha para gráficos: uma ferramenta didática para o ensino de função Afim(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-31) Santa Bárbara, Mirian Andreza Rosa de; Santos, Vívia Dayana Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/2740547167333947; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016Os materiais manipuláveis permitem aos alunos compreenderem conceitos matemáticos de forma mais visível, construindo conhecimento de forma ativa e colaborativa, desenvolvendo habilidades socioemocionais, criatividade e autonomia. E como objetivo geral de estudo buscou-se apresentar uma análise do uso de material didático manipulável para ensinar Função Afim, visando proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa e dinâmica. E como pergunta norteadora do estudo indaga-se: Como melhorar o ensino e a aprendizagem de Função Afim na disciplina de matemática utilizando Prancha para Gráficos como material didático manipulável? O material didático utilizado em nossa pesquisa foi a Prancha para Gráfico, material idealizado e desenvolvido durante a disciplina de Laboratório de Ensino da Matemática V, ofertada no curso de Licenciatura em Matemática do IFAL Maceió. O estudo apresenta uma revisão bibliográfica e de campo sobre as possibilidades e diversidades de materiais manipuláveis para o Ensino de Matemática, junto com uma proposta de como utilizar a prancha para gráficos em sala de aula. A proposta foi aplicada em uma turma do 1o ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió, a fim de analisar os benefícios que as atividades com materiais manipuláveis oferecem. A utilização desse material manipulável para ensinar Função Afim traz inúmeras vantagens para os estudantes, além de proporcionar uma aprendizagem mais interessante e envolvente. Diante disso, verificou-se que com o uso desse recurso manipulável, o processo de ensino e aprendizagem da Função Afim se tornou muito mais dinâmico e participativo, permitindo aos alunos compreender o conteúdo de forma prazerosa e com maior facilidade.