Teses e Dissertações defendidas no IFAL
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Navegando Teses e Dissertações defendidas no IFAL por Orientador "Filho, Adalberon Moreira de Lima"
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Item As contribuições de um produto educacional para inclusão do suporte básico de vida na organização curricular da educação profissional e tecnológica(2022) Andrade, Andreza Gomes de; Filho, Adalberon Moreira de Lima; Filho, Adalberon Moreira de Lima; Lima, André Suêldo de; Nascimento, Carlos Queiroz doO Suporte Básico de Vida é o treinamento teórico e prático voltado a identificar sinais de parada cardiorrespiratória, tendo em vista que está se trata da mais grave emergência cardíaca. Desse modo, é importante proporcionar, no ambiente escolar, oportunidades voltadas a reflexões de como agir diante de emergências, onde são necessários aplicar técnicas de primeiros socorros, capacitando os estudantes e preparando os futuros trabalhadores para o enfrentamento dessas situações. Objetivou-se propor a elaboração de um recurso didático que utiliza a literatura de cordel para o ensino de Suporte Básico de Vida para os estudantes do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional em cordel. A Metodologia da pesquisa neste estudo foi do tipo pesquisa-ação e desenvolvida em quatro fases, sendo elas: 1.ª) fase diagnóstica; 2ª) fase de elaboração do produto educacional, 3ª) fase de aplicação do produto educacional por meio do desenvolvimento das oficinas sobre o Suporte Básico de Vida. E por fim, a 4ª) fase de avaliação do produto educacional. Foram utilizados questionários como instrumentos para coleta de dados. Os participantes desta pesquisa foram estudantes matriculados no Ensino Médio Integrado aos cursos profissionais. Os resultados indicam por meio da fase diagnóstica, que entre os 150 alunos participantes, 54% possuem alguém na família com problemas cardíacos, porém apenas 2% sabiam identificar uma parada cardiorrespiratória. Após a fase diagnóstica foi elaborado Produto Educacional por meio de literatura de cordel sobre o Suporte Básico de Vida. A Oficina foi dividida em: a) declamação do cordel, b) simulação realística, c) simulação de ressuscitação cardiopulmonar, d) discursão sobre a temática, esclarecimento de dúvidas, e) aplicação de questionário avaliativo das oficinas e produto educacional, f) pesquisa de satisfação. O questionário avaliativo foi composto por 13 perguntas, sendo 2 abertas e as demais de múltipla escolha a respeito das ações esperadas diante de uma parada cardiorrespiratória. As turmas foram divididas conforme carga horária de 1hora e 2 horas, porém não houve variação com relação a absorção dos conteúdos ministrados. Embora o esperado seria obter maior rendimento nas turmas com carga horária de 2 horas. Ao aplicar a pesquisa de satisfação 100% dos alunos afirmaram que a oficina contribuiu para sua vida profissional, aprovando o produto educacional e afirmando que indicaria a oficina. A pesquisa possibilitou melhoria na aprendizagem e habilidades de Suporte Básico de Vida para os alunos do ensino médio integrado na educação profissional, o uso do cordel foi aprovado como estratégia de ensino inovadora. A pesquisa permitiu perceber a necessidade de abordar temas voltados a primeiros socorros, para o desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante, para o mundo do trabalho. Com relação as contribuições da inserção do Suporte Básico de Vida no ensino médio integrado, foi possível observar ganho no aprendizado de forma significativa para os alunos, que ao entrar em contato com o cordel e o tema apresentado despertaram o interesse em ajudar a salvar vidas. Dessa forma, conteúdos complexos da área de saúde foram ensinados de forma leve e atraente no Ensino Médio Integrado, por meio da educação que abre portas, a fim de transformar a sociedade.Item Ginástica laboral na educação profissional e tecnológica: possibilidades de um vídeo educativo(2022) Silva , Aline Rose Santos Vieira da; Filho, Adalberon Moreira de Lima; Filho, Adalberon Moreira de Lima; Melo, Beatriz Medeiros de; Silva, Everton Joventino daA s doenças de cunho psicológico têm despontado, chamando a atenção devido a forma como interferem na vida das pessoas afetando a qualidade de vida do indivíduo principalmente em seus aspectos físico, psicológico, social e emocional. E mbora tenha surgido com o intuito de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, a G inástica L aboral vem sendo amplamente utilizada como promotora da saúde física , mental e empregada em diferentes contextos . No contexto educacional ela ainda está muito restrita a pesquisas acadêmicas, carecen do de mais ações efetivas, dado os seus benefícios à saúde física e psicológica do estudante Esta pesquisa discorre sobre a elaboração de um Produto Educacional e foi norteada pela questão problema: como elaborar um Produto Educacional na forma de um vídeo educativo sobre Ginástica Laboral, que possa ser utilizado por qualquer aluno matriculado n os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino M édio como estratégia de prevenção e controle do estresse? Dessa forma, objetivou se analisar as possiblidades de inclusão da Ginástica Laboral nos Ensino Médio Integrado . A metodologia da pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa ação. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do Ensino Médio Integrado do I nstituto Federal de Alagoas , Campus Satuba. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário diagnóstico e um questionário de avaliação do Produto Educ aciona l ( PE). Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. As análises foram organizadas por categorias, da seguinte forma: questionário diagnósti co 1) Perfil dos estudantes; 2) A tividades de ocupação dos estudantes; 3) Relação entre sa úde e atividades escolares; 4) Atividades de lazer dos estudantes; questi onário de avaliação do P roduto E ducacional 1) A utope rcepção; 2) R elevância do conteúdo; 3) C lare za na abordagem e conteúdo; 4) D inamicidade. O quest ionário diagnóstico apresentou re sultados positivos em relação à pergunta norteadora da pes quisa, na medida em que serviu para orientar a construção do P roduto E ducacional . Os resultados obtidos por meio do questionário de avaliação do P roduto E ducacional mostraram que a atividade física está entre as atividades mais frequentemente citadas pelos estudantes no controle do estresse, por isso, acreditamos que a G inástica L aboral pode apresentar se como uma estratégia eficaz a ser explorada no contexto escolar como manejo no controle do estres se dos estudantes. Evidenciamos ainda que o vídeo é um recurso didático que possui elementos (linguagem, duração, clareza, dinamicidade, abordagem do conteúdo, som, imagem) que, quando bem explorados, conseguem transmitir a informação de forma eficaz. Adem ais, as fragilidades evidenciadas, relacionadas à dinamicidade, poderão contribuir com estudos futuros que utilizem o vídeo como recurso, na medida em que indicarão elementos que precisam ser aprimorados e mais bem explorados.