TCC Linguagem e Práticas Sociais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Linguagem e Práticas Sociais por Orientador "Silva, Wellington Barbosa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Do estruturalismo saussuriano à abordagem sociointeracionista de linguagem: contribuições ao ensino da língua materna(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-07) Silva, Maria Aparecida da; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e de reflexões realizadas em sala de aula sobre o ensino de língua Portuguesa e as teorias linguísticas. Ele tem o objetivo de analisar a teoria saussuriana e algumas críticas relevantes sobre a linguagem que contribuam para o ensino de língua até os processos de ensino aprendizagem na atualidade. Para alcançar este objetivo nos fundamentamos nos postulados de Biazi, Dias (2007); Carvalho (2015); Dantas (2020); Geraldi (2012); Macedo (2009); Santos Filhos (2012); Saussure (2012); Travaglia (2012). Contudo, constatamos, que a teoria estruturalista contribuiu e continua trilhando caminhos para melhor desenvolver o ensino aprendizagem na prática. Ajuda a compreender que na linguagem humana existe a língua e a fala e como elas se tornam importantes no exercício diário de interação entre as pessoas na sociedade. São estudos que favorecem melhores oportunidades de vida para o sujeito.Item A importância da consciência fonológica no processo de aquisição da língua(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-07) Santos, Shirley Emannuelle de Lima Santos; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592Partindo da ideia de que a leitura e a escrita são duas habilidades extremamente importantes para a vida em sociedade e para o acesso ao conhecimento, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e da escrita através de práticas pedagógicas lúdicas tendo como aporte atividades que promovam a autonomia da leitura e da escrita. Para o desenvolvimento desse trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo embasada nos autores: Bizzotto; Aroeira; Porto (2010), Brasil (1997), Dehaene (2012), Fernandes (2010), Fonseca (2002), Mazucato (2018), Morais (2019), Solé (1998) e Ribeiro (2011), para que fosse possível fundamentar e argumentar de maneira consistente acerca do tema. A conclusão deste trabalho evidencia que a consciência fonológica é uma importante aliada nos processos de alfabetização e letramento, principalmente quando é trabalhada de forma lúdica e que envolva os alunos, para que assim possa-se despertar o interesse e o gosto por conhecer ainda mais o mundo da linguagem.