TCC Letras-Português
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Navegando TCC Letras-Português por Orientador "Oliveira, Cristiano Lessa de"
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Item A importância da criticidade no ensino de língua portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-30) Costa, Laudicéa Silva; Oliveira, Cristiano Lessa de; http://lattes.cnpq.br/1436093029977246; Dias, Marcos Antonio de Araújo; http://lattes.cnpq.br/5582189967033444; Lins, Neilton Farias; http://lattes.cnpq.br/5723548658661253O presente trabalho tem como tema central a importância da criticidade no ensino de Língua Portuguesa. O debate propicia a demonstração de que a evolução das tendências pedagógicas e das concepções de linguagem adotadas pelos professores repercute na percepção dos mesmos sobre a necessidade do desenvolvimento do senso crítico dos alunos. A relevância da criticidade é fundamentada através de orientações trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elucidada mediante a exposição de posicionamentos de diferentes autores, que promovem valiosas reflexões, ao tratarem de ferramentas pedagógicas primorosas, como o uso de gêneros textuais, o letramento crítico e a pedagogia dos multiletramentos. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Fica evidenciado que a criticidade está relacionada à autonomia do indivíduo, devendo ser trabalhada, em sala de aula, a fim de que o sujeito se desenvolva com liberdade e dignidade.Item Uma reflexão sobre o gênero Charge em contexto de ensino-aprendizagem de língua portuguesa em uma turma do 7º ano da rede municipal de Maceió: um relato de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-03-30) Rocha, Cynthia Bonfim da; Oliveira, Cristiano Lessa de; http://lattes.cnpq.br/1436093029977246; Dias, Marcos Antônio de Araújo; http://lattes.cnpq.br/5582189967033444; Lins, Neilton Farias; http://lattes.cnpq.br/5723548658661253Este trabalho trata-se de um relato de experiência – aplicação de uma sequência didática – por licenciandas em Letras-Português, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, que atuaram em uma escola da rede Municipal, na região periférica de Maceió. A ideia de aplicação da sequência didática surgiu através do questionamento sobre quais as reflexões e conexões que o gênero charge seria capaz de proporcionar aos discentes, tendo em vista que esse gênero nasce de outros diálogos, portanto, poderia levá-los a pensar acerca do meio social, econômico e cultural em que estão inseridos. Diante do exposto, a aplicação da sequência didática, a partir do gênero charge, teve como objetivo promover reflexões acerca do seu cotidiano. Teoricamente, apoiamo-nos nas contribuições dos estudos sobre: (i) estudos da língua e linguagem (Lopes, 1994; Bakhtin, 2006; Fiorin, 2006; Cazzarin, 1995), (ii) letramentos (Soares, 1998, 2001; Silva, 2011; Kleiman, 1995; Souza, Corti e Mendonça, 2012) (iii) letramento crítico (Janks, 2010; Duboc, 2016; Takaki, 2012); (iii) o gênero discursivo charge (Miani, 2000; Duarte, 2017; Ramos, 2009; Romualdo, 2000; Agostinho, 1993; Silva, 2004; Oliveira, 2004). O processo de coleta e construção de dados ocorreu durante a aplicação da sequência didática, composta por dez aulas divididas em cinco encontros em uma turma do 7º ano do ensino fundamental, composta por 18 estudantes. Durante o processo, os estudantes puderam expor suas opiniões a respeito do contexto em que estão inseridos, como também argumentar e questionar sobre temáticas que lhes causavam inquietações. A análise desses dados demonstrou que as charges produzidas pelos estudantes apresentaram um alto nível de criticidade sobre temáticas da atualidade que estão provocando várias inquietações na sociedade, como: aposentadoria, saúde pública, segurança e educação pública. Vale ressaltar, que não interferimos nas produções, bem como não sugerimos temas. Nas considerações finais, destacamos que os estudos de Língua Portuguesa associados ao gênero charge proporcionaram o protagonismo dos estudantes, pois eles tiveram a oportunidade de construir sentidos com o que aprenderam na escola e com as temáticas que os afetam diariamente, dando, assim, significado a esses conhecimentos e valorizando suas vivências nesse processo de construção.Item As tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas de língua portuguesa: ensino remoto emergencial no programa residência pedagógica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-26) Teixeira, Isabella Sotero Medeiros; Oliveira, Cristiano Lessa de; http://lattes.cnpq.br/1436093029977246; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050Este trabalho propõe reflexões sobre o contexto escolar durante a pandemia causada pelo Corona vírus, pesquisando-se sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas aulas de Língua Portuguesa durante o ensino remoto emergencial no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP), com o intuito de refletir a respeito das TDIC no que se compreende sobre as aulas de Português. Para tanto, é necessário compreender a sala de aula no contexto pandêmico, as TDIC e o processo de reinicialização de saberes digitais dos docentes durante a crise sanitária global. Realiza-se, então, uma pesquisa de estudo de caso de caráter pesquisa-ação com o propósito de unir teoria e prática com o intuito de diverisficar a compreensão sobre o tema. Diante disso, verifica-se que o Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES) apresenta um passo significante para a formação inicial dos futuros docentes, o que impõe constatação da grande importância do PRP para implementação de práticas metodológicas iniciais que permitem o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação no espaço escolar.