(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-12-21) Nascimento, Jefferson Gerlânio do; Barbosa, José Isnaldo de Lima; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485
A pesquisa apresenta o controle social como elemento de cidadania para a formação
humana integral no âmbito da Educação Profissional. No contexto do Ensino Médio
Integrado, expõe as razões e os fundamentos da importância do controle social na
gestão do dinheiro público e no exercício da cidadania. Descreve e analisa também
os instrumentos que possibilitam a qualquer cidadão a participação, o
acompanhamento e a fiscalização dos atos praticados pela administração pública,
especialmente na esfera do Instituto Federal de Alagoas. Guia-se por uma
metodologia qualitativa, em que se investigou determinadas práticas dos estudantes
pesquisados, por meio da aplicação de questionários, com o objetivo de analisar o
nível de conhecimento desses educandos acerca do tema controle social. Possui
ainda um produto educacional, no formato de cartilha educativa, para disseminar o
exercício do controle social. Finaliza ser necessário desenvolver ações no espaço
escolar que promovam o controle dos atos praticados pelos gestores públicos. Para
tanto, os docentes têm um papel importante, pois eles podem construir projetos
pedagógicos, com a temática do controle social no ambiente acadêmico.