TCC Química
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Química por Orientador "Brasileiro, Regina Maria de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O processo de ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos(2025-02-13) Silva, Juliana Lima; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Varela, Simone; http://lattes.cnpq.br/8249879413860593; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar as metodologias utilizadas para o ensino da química que favoreça a aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Busca responder o problema de pesquisa: quais metodologias os professores de química utilizam para a aprendizagem dos estudantes em EJA? Tem como objetivo geral melhorar a qualidade do ensino do estudante da EJA através do foco em metodologias que utilizem o cotidiano para contextualizar a disciplina de química de forma a levar o estudantes da EJA ao entendimento da disciplina de química de forma clara. Esse trabalho tem como metodologia a pesquisa bibliográfica. Tendo caráter qualitativo, foram realizados levantamento dos textos que serviram de dados para a pesquisa bibliográfica, com filtros na pesquisa: acesso aberto, artigo, período de 2019 a 2024, produções nacionais. Os resultados mostram que o ensino de química na EJA enfrenta desafios específicos, dada a diversidade de experiências e necessidades dos alunos. A abordagem tradicional mostra-se ineficaz para esse público. As metodologias ativas, contextualizadas e dialógicas, que valorizam os saberes prévios dos estudantes e conectam o conteúdo químico ao seu cotidiano, demonstram ser mais promissoras. Destaca-se a importância da formação de professores, enfatizando a necessidade de prepará-los para lidar com as particularidades desse público e para utilizar metodologias inovadoras e inclusivas, valorizando o diálogo e o apontando como estratégia eficaz para tornar o ensino de química mais significativo e engajador para os estudantes da EJA.Item Relação teoria e prática nas aulas de química no cotidiano da sala de aula(2024-11-10) Almeida, Albanise de Lima; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Nascimento, Flávia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766O estudo de novas metodologias para o ensino de química é um tema bastante atual e importante, diante das intempéries no que diz respeito a contribuir no processo de ensino aprendizagem esse trabalho visa a contribuir com a Química demonstrando algumas metodologias que auxiliarão os professores a promover o esclarecimento dos conteúdos a serem trabalhados considerando a amplitude do tema na atualidade, o presente trabalho tem como objetivo Geral: compreender a importância da metodologia no processo de ensino-aprendizagem de química; Objetivos específicos são: Diagnosticar junto aos alunos e professores as dificuldades no processo ensino- aprendizagem em Química; Identificar os métodos e técnicas de ensinos utilizados pelos professores buscando a compreensão de como estes interferem no aprendizado da disciplina. Este trabalho se justifica, pois pesquisará sobre o tema que demonstra a importância da metodologia usada na sala de aula. O presente estudo trata de uma Pesquisa Bibliográfica com fins de descortinar as concepções do ensino de Química no contexto Brasileiro. Diante do estudo realizado, podemos perceber que muito ainda há que avançar na ação dos educadores, que apesar de toda legislação vigente, ainda não há uma preparação adequada desses profissionais que buscam o crescimento intelectual dos seus alunos. As abordagens deste trabalho efetivo com o corpo docente contribuirá para realizar a aplicação de novas metodologias de fato com tema relacionado aos jogos lúdicos, transversalidades e multidisciplinaridade.